Acesse Nossas Redes Sociais

INSS

Meu INSS: Consultar Resultado da Perícia

Publicado

em

Mesmo com as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terem voltado a realizar o atendimento presencial, é possível solicitar e consultar resultado da perícia através do site do órgão.

O resultado da perícia serve para dar direito a alguns benefícios sociais, por exemplo, auxílio doença, aposentadoria para pessoa com deficiência e outros. Neste artigo você poderá saber mais sobre isso, e ver como consultar Resultado da Perícia. Boa leitura!

meu-inss.jpg Meu INSS: Consultar Resultado da Perícia
O que é o Meu INSS?

O Meu INSS é um site online criado pela Previdência Social, tendo como objetivo facilitar a vida de todos os trabalhadores que precisam do INSS.

Com o Meu INSS é possível fazer uma simulação da aposentadoria, dar entrada em diversos benefícios, agendar perícias, consultar o extrato de pagamentos, status de solicitações, carta de concessão do benefício e muito mais.

Além disso, é possível acessar todo o histórico de trabalho (Extrato CNIS), contendo todas as contribuições previdenciárias, períodos trabalhados, empregadores, benefícios recebidos e outros serviços.

A modernização foi uma solução encontrada pela Previdência para reduzir as filas que tinha nas agências, tornando as informações mais acessíveis aos trabalhadores através do cadastro na plataforma.

Provavelmente você se lembra das filas nas portas das agências da Previdência, não é verdade? Alguns trabalhadores chegavam a dormir na fila para conseguir ser atendido!

A tecnologia ajudou a evitar esse deslocamento e o sofrimento de ficar em pé esperando atendimento.

pericia-do-meu-inss.jpg Meu INSS: Consultar Resultado da Perícia

Perícia no Meu INSS

A perícia médica do INSS é um procedimento realizado por um profissional da saúde habilitado pelo órgão.

Possuindo um caráter obrigatório, o seu principal objetivo é certificar a existência de doença ou ocorrência de algum acidente que tenha feito com que o trabalhador ficasse incapacitado, total ou parcialmente, para o exercício da profissão de forma definitiva ou temporária.

Sendo assim, os resultados obtidos com este procedimento podem subsidiar o desembolso, prorrogação ou interrupção do Auxílio Acidentário, Auxílio Doença e Pensões por Invalidez.

Tipos de Perícia Médica INSS

Veja abaixo os 3 tipos de perícias médicas feitas no INSS:

Perícia Hospitalar

Para realizar esse tipo de exame, o responsável deve comparecer ao INSS dois dias antes do horário normal do exame e trazer alguns documentos que comprovem a internação.

Perícia domiciliar

Nesse caso, o responsável pelo interessado também deverá comparecer ao INSS dois dias antes da data marcada para a vistoria e apresentar alguns documentos médicos que demonstrem restrição de circulação.

Perícia em outro local

Isso é muito comum para um segurado que precisa de algum tratamento hospitalar em outra cidade ou local.

Para realizar essa investigação, o segurado deve se dirigir à agência do INSS de sua região, sendo necessário levar documentos de identificação, comprovante de marcação de exames em sua cidade de origem e comprovante de tratamento de saúde;

Você terá 90 dias para viajar para outra cidade para solicitar a perícia, e caso esse prazo tenha passado, você deverá solicitar a transferência de seus benefícios para sua nova localidade.

Consultar Beneficio no Meu INSS

  • Primeiro, abra o site ou aplicativo do Meu INSS
  • Clique na opção “crie sua conta gov.br”
  • Selecione uma das opções de cadastro disponibilizadas
  • Preencha todos os campos com suas informações de cadastro
  • Crie uma senha segura
  • Confirme todos os dados pessoais
  • Agora dentro da plataforma, acessando com login e senha criado
  • No menu, clique na opção “meus benefícios”
  • Nele serão apresentados todos os benefícios ativos e os pedidos feitos
  • Basta clicar no requerimento que você enviou para o INSS e ver toda a situação do seu benefício

consultar-resultado-da-pericia-inss.jpg Meu INSS: Consultar Resultado da Perícia

Como consultar o resultado da perícia?

Após passar pela perícia médica no INSS, o segurado poderá saber o resultado após as 21h do mesmo dia. Para isso, ele deverá acessar o site do Meu INSS. Veja o passo a passo:

  • Acesse o site do Meu INSS
  • Entre com seu login e senha
  • No menu, busque por “Resultado de Benefício por Incapacidade”

O serviço está entre aqueles que aparecem no destaque ao entrar no site ou aplicativo Meu INSS, basta descer um pouco a tela até “outros serviços” e verificar todas as opções.

Ao clicar, automaticamente começará a fazer download de um arquivo em formato PDF, onde vai estar todas as informações da perícia.

Após encontrar e clicar para ver o resultado da Perícia no Meu INSS, assim será possível ver a decisão que foi tomada para o seu caso. O site vai informar se o seu pedido foi concedido ou indeferido.

Se for concedido, o segurado também consegue verificar o valor e data de pagamento do benefício.

E se estiver sem resultado?

Em alguns casos, no momento de consulta do resultado o trabalho verá a mensagem “nenhum benefício encontrado na consulta”.

Se tiver essa resposta, existe uma grande chance de que o segurado tenha pendências no cadastro.

Nesse caso, o requerimento do seu benefício por incapacidade entra em procedimento de “acerto pós-pericia”.

O procedimento é utilizado para que seja possível resolver pendências após a perícia. Então, se você fez a perícia do INSS e não consegue acessar o resultado, fique atento para o que falta fazer.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Meu INSS: Consultar Resultado da Perícia em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.