Multa Farol Apagado: Pontos, Valor, Como Recorrer

Sabia que dirigir com o farol apagado gera multa? Pois é, item de segurança básico para dirigir a noite ou em tempo nublado, muitos motoristas não entendem a necessidade de se manter o farol aceso.

multa-farol-apagado-pontos-valor-como-recorrer Multa Farol Apagado: Pontos, Valor, Como Recorrer

Dirigir por si só já é perigoso, quando fazemos isso à noite, o risco aumenta ainda mais.

Porém, os veículos já vem com o sistema de iluminação. Portanto, para a própria segurança e segurança de outros condutores, é preciso andar com o farol do seu veículo.

Afinal, não fazer isso pode gerar multas e pontos em sua CNH. Confira mais sobre no texto a seguir.

Pontos multa farol apagado

Você já conhece o sistema de pontuação da CNH?

Pois é, com o intuito de punir os motoristas infratores, o Brasil possui um sistema de pontos. Estes são gerados baseados na gravidade da multa. Porém, muitos não sabem quais as categorias das multas e como essas funcionam na prática.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as multas se dividem em 4 categorias:

  • Leves
  • Médias
  • Graves
  • Gravíssimas

Assim sendo, cada uma dessas multas possuem um valor em dinheiro e um valor de pontos. Quando tiramos nossa CNH, temos um total de 40 pontos atingíveis.

Portanto, quando atingimos esse número, perdemos o nosso direito de dirigir pois nossa CNH é suspensa.

Entretanto, isso deixa de valer quando cometemos uma multa gravíssima. Contudo, esse não é o caso da multa de farol apagado.

No caso dessa multa, de nível médio, o número de pontos creditados na CNH é de 4 pontos. Além disso, essa multa não interfere no número total de pontos da CNH.

Mas é preciso levar em consideração, que além desse número de pontos, ainda existe um valor em dinheiro.

Confira isso no próximo tópico!

multa-farol-apagado-pontos-valor Multa Farol Apagado: Pontos, Valor, Como Recorrer

Posso ser multado durante o dia?

Pois é, a multa por farol apagado também vale para o dia. Muitos estados brasileiros começaram, em conjunto com o Detran, a exigir o farol durante o dia, A medida tem como intuito dar mais segurança aos motoristas durante o dia também.

Apesar do período noturno ocorrer a maior necessidade do farol aceso, durante o dia também é necessário. Entretanto, essa medida é exigida apenas em rodovias, local onde existem maiores riscos de acidente.

A lei dos faróis, como é chamada pelo povo, nasceu no ano de 2016. A multa é cabível apenas se o motorista estiver conduzindo nas chamadas pistas simples.

Por mais que pareça inútil, o uso do farol salva a vida. Pois, em pistas simples pode ocorrer tentativas de ultrapassagem, e sem o farol seria impossível ver isso.

Os valores cobrados pela multa farol apagado, são as mesmas durante o dia e à noite. O motorista infrator também irá perder os pontos na CNH mesmo que esteja dirigindo em uma rodovia. Afinal, os riscos são iguais nas duas situações.

Valor da multa farol apagado

Assim como em todas as outras multas, o farol apagado gera dois valores. Assim sendo, o valor dos pontos você já conferiu acima.

Entretanto, além disso, têm-se também um valor em dinheiro. Afinal, a multa gera problemas não só para o trânsito, mas para o Estado como um todo.

Como mencionamos acima, existem 4 categorias de multas. Portanto, cada uma delas possui um valor. No caso da multa do Farol apagado, esse valor é de mais ou menos R$130,16. Apesar de parecer barato, esse preço poderia ter sido evitado.

Mas mesmo com a multa instaurada ainda é possível realizar o processo de recurso de multas.

Confira como realizar isso mais abaixo!

multa-farol-apagado-pontos Multa Farol Apagado: Pontos, Valor, Como Recorrer

Recurso multa farol apagado

Em primeiro lugar, você já sabe o que é o recurso de multas?

Apesar do processo que gera as multas ser eficaz, ele é passível de erros. Portanto, existem casos onde pode ocorrer uma multa indevida.

Pensando nisso, o Departamento Estadual de Trânsito possui um serviço para analisar esses recursos. O chamado Jari analisa os pedidos e identifica se existe a necessidade de se manter a multa.

Entretanto, é preciso ter em mente que isso só é feito caso o condutor entre com o pedido.

O primeiro passo para requerer o recurso da multa é preencher o processo. Na internet é possível encontrar diversos modelos de recursos.

Portanto, para tornar o processo mais fácil, clique aqui. Após baixar o modelo, preencha com todos os itens que serão exigidos.

Após isso, basta levar a multa até a Jari da sua cidade e requerer a abertura do processo. Porém, isso pode ser demorado, afinal existem algumas etapas.

Mas caso seu recurso seja indeferido, ainda existem outros dois caminhos.

O primeiro passo, será a defesa prévia da sua multa. Contudo, em alguns casos essa defesa prévia pode não gerar resultados e o condutor deve recorrer. Assim sendo, ainda terão mais duas instâncias onde será possível conseguir o recurso.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Multa Farol Apagado: Pontos, Valor, Como Recorrer O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário