Notas de Corte SISU 2023: Cursos mais e menos concorridos

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é um processo que acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. Neste caso, a importância desta prova é conseguir a nota mínima para entrar em universidades e também em institutos federais.

notas-de-corte-sisu Notas de Corte SISU 2023: Cursos mais e menos concorridos

Afinal de contas, muita gente quer entrar na faculdade, mas muitas vezes também não tem a condição financeira suficiente para conseguir isso. Por tanto, um processo seletivo como o SISU poderá auxiliar neste processo de entrada no ensino universitário, algo cada vez mais difícil no momento.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos).

O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu”, explica o governo em seu site oficial.

Como se inscrever no SISU

Para se inscrever no SISU, basta entrar no site oficial da instituição, que é ligada ao governo federal. Aliás, o programa foi justamente criado pelo governo federal em 2010, com o intuito de facilitar a vida dos estudantes.

Qualquer estudante que tenha feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode se inscrever para o SISU. Aliás, a inscrição para o SISU é totalmente gratuita e não se paga nada por ele. No entanto, para isso tem que ter tido uma nota maior que zero e ainda por cima não ser treineiro, pois, essa opção não vale para o SISU, apenas para o Enem.

Agora, na hora de se inscrever, o estudante também pode ter a opção de imprimir o comprovante e ter em mãos. Assim, terá mais facilidade caso precise do papel.

notas-de-corte-sisu-cursos-mais-e-menos Notas de Corte SISU 2023: Cursos mais e menos concorridos

Como funciona o SISU?

Segundo o site do governo federal, no ato da inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.

Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. Fique atento também aos prazos para manifestar interesse em participar da lista de espera, diz o governo em seu site oficial.

As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas conforme determinação da Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e, ainda, de acordo com as políticas e ações afirmativas que podem ser adotadas por instituições públicas de ensino superior, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda o perfil indicado pela instituição.

De acordo com as especificações da instituição, o sistema faz, automaticamente, o cálculo e gera uma nova nota, que é apresentada ao candidato, explica o governo.

Nota de Corte

Quanto à chamada nota de corte, isso vai depender muito do cálculo das outras notas dos outros candidatos para fazer uma média. É como se fosse mesmo um vestibular, onde passa quem tiver as melhores notas. Apenas não pode tirar zero.

Outra coisa importante no Sisu é que as inscrições para o programa são totalmente gratuitas, até por conta do caráter social desse programa criado em 2010 pelo governo federal, e que agora atende alunos de todos os cantos do país.

notas-de-corte-sisu-cursos-mais-e-menos-concorridos Notas de Corte SISU 2023: Cursos mais e menos concorridos

Desempate das notas

Caso haja empate nas notas dos estudantes na média final do SISU, alguns critérios são utilizados para o desempate. Desta maneira, segundo o SISU, vai acontecer a seguinte etapa no processo:

  • 1) nota da redação;
  • 2) nota da prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • 3) nota da prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • 4) nota da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • 5) nota da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Agora, veja abaixo os cargos mais concorridos no SISU, de acordo com as últimas prova e segundo os dados divulgados por eles:

  • Medicina – Nota de corte a partir de 744,8;
  • Odontologia – Nota de corte a partir de 702,3;
  • Direito – Nota de corte a partir de 686,4;
  • Biomedicina – Nota de corte a partir de 676,8;
  • Relações Internacionais – Nota de corte a partir de 663,0;
  • Engenharia Mecatrônica – Nota de corte a partir de657,2;
  • Arquitetura – Nota de corte a partir de666,4;
  • Engenharia Química –Nota de corte a partir de 650,7;
  • Fisioterapia – Nota de corte a partir de 664,9;
  • Engenharia de Computação – Nota de corte a partir de 642,20.

Esses dados são referentes a 2021, mas servem como base para este ano e também para o ano que vem, quando vão começar as inscrições para 2023.  SISU, sua oportunidade para carreira promissora.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Notas de Corte SISU 2023: Cursos mais e menos concorridos Em 2024 teremos novidades!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário