Acesse Nossas Redes Sociais

Detran

Nova CNH 2023 B1: O que é, o que pode dirigir, regras

Publicado

em

A nova CNH 2023 B1 é uma das mudanças estabelecidas, onde os veículos serão divididos por categorias, totalizando 14 combinações.

Os cidadãos que obtiverem a primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou documentos de renovação após junho deste ano terão uma surpresa. Isso porque, conforme anunciado pelo Contran (Conselho Nacional de Transportes) no final de 2021, a CNH ganhou um novo modelo que estará disponível a partir da referida data.

Continue lendo abaixo para conhecer a Nova CNH 2023 B1, o que é, quais são as regras e muito mais!

nova-cnh-b.jpg-300x200 Nova CNH 2023 B1: O que é, o que pode dirigir, regras

O que é a nova CNH 2023 B1?

A partir das mudanças que foram estabelecidas no final do ano passado, os veículos vão ser divididos por categorias, totalizando cerca de 14 combinações incorporadas à letras (A, B, C, D e E) e o número 1.

Sendo assim, as categorias vão ser atualizadas, sendo disponibilizadas a partir deste ano. Para ter um esclarecimento melhor, a atual categoria B vai ser aplicada para a Nova CNH B1 e C1.

As novas classificações serão voltadas para condutores que dirigem veículos automotores de 4 rodas (com capacidade de 8 passageiros), não sendo possível exceder o peso de 3.500 kg.

Já em relação a motos, vão entrar na categoria A1. Assim é possível ter novas categorias, definidas quando o tamanho ou cilindrada.

É importante ressaltar que a resolução não traz nenhuma mudança nas regras relativas à primeira habilitação, renovação ou acréscimo de uma categoria nova.

Também é interessante que todos saibam que a Nova CNH B1 terá um QR code, que vai valer para a validação e armazenamento das informações do condutor, incluindo sua foto.

o-que-pode-dirigir-nova-cnh.jpg-300x199 Nova CNH 2023 B1: O que é, o que pode dirigir, regras
Nova CNH B1, o que pode dirigir?

Veja abaixo o que dirigir com a nova CNH B1 e outras categorias:

Categoria ACC

Nessa categoria é permitido dirigir veículos ciclomotores de duas ou até três rodas, de até 50 cilindradas.

Categoria A

Permissão para dirigir motos, essa categoria engloba os veículos ACC.

Categoria B

Permissão para dirigir carros e veículos de carga leve, sendo de até 3.500 kg ou com 8 lugares para passageiros.

Categoria C

Permissão para caminhões pequenos e outros veículos de carga, possui cerca de 3.500 e 6000 kgs de peso no total. Também é importante dizer que ela engloba os veículos da categoria B.

Categoria D

Para dirigir ônibus e micro-ônibus com mais de 8 lugares disponíveis para passageiros, ela também engloba veículos da categoria B e C.

Categoria E

Disponível para dirigir todos os veículos de categoria B, C e D, além dos veículos com reboque.

regras-nova-cnh-b.jpg-300x200 Nova CNH 2023 B1: O que é, o que pode dirigir, regras
Nova CNH B1: Principais Regras

É importante dizer que as regras serão alteradas na Nova CNH B1, para se tornar um habilitado ou para conseguir renovar sua carteira de habilitação.

A nova CNH B1 será acrescida na documentação dos condutores habilitados de modo gradual, ou seja, somente quando eles forem renovar o seu documento.

Outro detalhe importante, os procedimentos são de competência estadual. Então, cada estado pode definir as próprias regras para realização do procedimento na Nova CNH B1.

Para obter a nova CNH, o primeiro passo é realizar um agendamento para ser atendido na unidade do Detran. Em algumas localidades, poderá ter instituições competentes que realizam o atendimento.

Se você reside no estado de São Paulo, por exemplo, deve realizar um agendamento para obter o atendimento presencial na unidade do Poupatempo mais próximo de você.

O que vai mudar na nova CNH?

A nova CNH 2023 B1 terá elementos gráficos que vão ajudar a dificultar possíveis fraudes e falsificações, tornando o documento ainda mais seguro. Veja as outras mudanças:

Filiação afetiva

Na nova CNH 2023 será possível solicitar que apareça o nome dos pais no campo “filiação”, independente dos fatores genéticos.

Ou seja, a filiação é o reconhecimento da paternidade ou maternidade a partir da afetividade e convivência.

Cores

O tom de cor verde predominante no documento será mais claro, e também vai ganhar tons de amarelo em referência a bandeira do nosso país.

Informações em outras línguas

De acordo com as informações presentes na Secretaria Nacional de Trânsito (SETRAN), o formato da nova CNH 2023 terá outros requisitos internacionais para identificação, sendo definidos pela Convenção de Viena.

Entre as novidades, as informações vão ser disponibilizadas em espanhol e inglês, além de possuir um código internacional. Essas mudanças facilitam o uso da CNH quando o condutor estiver fora do Brasil.

Novos elementos gráficos

A nova CNH 2023 também terá novos elementos gráficos, evitando fraudes no documento. Ela vai mostrar a categoria do veículo que a pessoa está permitida a dirigir, contando com um respectivo desenho.

Por exemplo, quem tiver uma habilitação na categoria B, terá a marcação na frente do desenho de um carro. Na categoria D, terá o desenho de um ônibus, e assim por diante de acordo com suas respectivas categorias.

Tirar Nova CNH 2023 B1

É importante ressaltar que você não precisa solicitar uma nova CNH 2023 B1, se a sua ainda estiver válida. A nova versão vai ser disponibilizada de acordo com as novas emissões feitas.

Portanto, se você estiver a tempo de renovar sua CNH, ou deseja adicionar uma nova categoria, vai receber o novo documento com todas as mudanças.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Nova CNH 2023 B1: O que é, o que pode dirigir, regras em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.