O que fazer em Belém em 2023: Conheça os 10 principais pontos turísticos
Olá querido leitor ou querida leitora! Se você está planejando uma viagem para Belém, este texto vai fazer com que você possa aproveitar 100% o seu passeio! Isto porque, a seguir, apresentaremos as principais informações e curiosidades sobre cada um dos 10 principais pontos turísticos de Belém, para que você saiba o que fazer assim que chegar lá! E aí, curioso ou curiosa para saber quais são? Então vamos lá!

1. Estação das Docas
Para começar em grande estilo, vamos falar sobre a Estação das Docas, que fica localizada às margens da Baía do Guarajá. Sendo um dos principais cartões postais de Belém, este ponto turístico já foi o porto oficial da capital, o qual foi revitalizado e se tornou um complexo turístico, reunindo diversos traços da cultura e da gastronomia local. O lugar conta com vários restaurantes, sorveterias e lojas de artesanato, além de oferecer também os famosos passeios de barco pela orla de Belém.
2. Mangal das Garças
O Mangal das Garças é outro lindo ponto turístico para conhecer em Belém! Estando em localizada na região central da cidade, trata-se de um parque ecológico gigante, que fica pertinho do Rio Guamá. O lugar é uma verdadeira obra de arte, uma vez que conta com várias espécies de aves, plantas, mirantes e lagos, enfim, é de tirar o fôlego! Vale ainda mencionar, que lá, você poderá passear pelo borboletário e também pelo Memorial Amazônico de Navegação.
3. Mercado Ver-o-Peso
Ocupando a terceira posição da nossa lista temos o Mercado Ver-o-Peso, que consiste basicamente em uma mistura de feira livre e de mercado público, tudo isso em um só lugar a céu aberto. Lá você pode passear e conhecer muito sobre a cultura paraense e também desfrutar de seus principais pratos e receitas. Realmente é um lugar que vale muito a pena conhecer, visto que este é um dos maiores mercados do mundo.
4. Basílica de Nossa Senhora de Nazaré
Em quarto lugar temos a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, que é muito valorizada por ser a maior procissão religiosa do Brasil. Esta acontece sempre no segundo domingo do mês de outubro e marca a chegada do Círio de Nazaré. A igreja conta com uma estrutura de se impressionar, uma vez que foi feita seguindo o estilo neoclássico, ou mesmo a Basílica de São Paulo, a famosa igreja de Roma.

5. Praça da República e Teatro da Paz
Sendo uma das praças mais bonitas de Belém, a Praça da República conta com grandes mangueiras e claro, com o belíssimo Teatro da Paz, que foi criado durante o período aúreo da exploração de borracha, na região amazônica. A praça conta ainda com lindas outras construções e monumentos, sendo assim sede de grandes eventos e comemorações, dentre eles o Dia da Raça e o Círio de Nazaré.
6. Praça do Relógio
Em sexto lugar temos a popular Praça do Relógio, que fica localizada logo depois do Mercado Ver-o-Peso. Seu nome foi criado por conta do grande monumento de 12 metros de altura que tem em seu centro, um lindo relógio que foi importado da Inglaterra, no ano de 1930.

7. Espaço Cultural Casa das Onze Janelas
Sendo um dos mais famosos lugares para se visitar de Belém, o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas é o lugar perfeito para aqueles que adoram admirar a arte contemporânea. Isto porque, ele reúne em um único lugar, importantes obrigas de grandes artistas, dentre eles, Rubens Gerchman, Ismael Nery e Tarsila do Amaral. Assim, esse passeio certamente irá lhe surpreender e encantar!
8. Forte do Presépio
O Forte do Presépio fica localizado no Complexo Feliz Lusitânia e é um dos marcos da fundação da cidade, que foi construído na época basicamente como objeto de defesa de possíveis invasões. Além disso, lá encontram-se expostos vários canhões no pátio, de modo que as pessoas podem matar a curiosidade e ver como é um equipamento desses de perto.
9. Espaço São José Liberto
Outro lugar que vale muito a pena conhecer é o Espaço São José Liberto. Para quem não sabe, este nada mais é do que um prédio histórico, onde é possível encontrar vários tipos de artesanato, cerâmicas, roupas e até mesmo joias amazônicas. O local fica na Praça Amazonas, e já foi hospital, cadeia, e até mesmo convento, mas hoje, é um lindo centro cultural.
10. Museu Paraense Emílio Goeldi
Para terminar, temos o Museu Paraense Emílio Goeldi, que é uma instituição de pesquisa federal que realiza diversas atividades relacionadas ao meio científico. Estas ainda, estão mais voltadas aos sistemas naturais e socioculturais da região da Amazônia. Desta forma, com certeza vale muito a pena visitar esse lindo e super interessante ponto turístico de Belém!
Se você gostou do conteúdo abordado nesse artigo e deseja conferir mais textos como esse, não deixe de curtir e de compartilhar este post com seus amigos e familiares que tenham interesse no assunto!
