O que fazer em Porto Alegre em 2023: Conheça os 10 principais pontos turísticos
Se você está planejando uma viagem para a capital gaúcha, mas ainda não decidiu quais serão os passeios que irá fazer, você não poderia estar em um lugar melhor! No texto de hoje, vamos apresentar cada um dos 10 principais pontos turísticos de Porto Alegre, para que você possa saber o que fazer e aproveitar ao máximo sua viagem!

1. Parque Farroupilha
Em primeiro lugar, temos o icônico Parque Farroupilha, que também é chamado de Parque da Redenção e que consiste, basicamente, em uma gigantesca área verde que fica bem no coração de Porto Alegre. Lá, os visitantes podem conhecer vários monumentos, e se divertir com o parque de diversão infantil ou mesmo com o mini zoológico. Vale ainda citar que o local também oferece passeios de bicicletas, pista de atletismo, auditório, aparelhos de ginástica e ainda canchas de futebol e de bocha. Desta forma, vários eventos culturais e esportivos são realizados lá, tais como competições, shows e até feiras de artesanato.
2. Catedral Metropolitana
Ocupando a segunda posição da nossa lista, temos a linda Catedral Metropolitana, que é um dos principais pontos turísticos e religiosos de Porto Alegre. Ela foi inaugurada no ano de 1929 e desde então é tida como um ícone de arquitetura! Isto porque conta com um conjunto impressionante de vitrais e de pinturas e esculturas, além de uma cúpula de aproximadamente 65 metros de altura.
3. Casa de Cultura Mário Quintana
Para quem ainda não conhece, a Casa de Cultura Mário Quintana é um dos mais importantes pontos turísticos de Porto Alegre! O local, que já foi um hotel, conta com um quarto do famoso poeta gaúcho Mario Quintana, onde estão dispostos vários pertences sobre os móveis. Além disso, há várias salas onde são abrigadas bibliotecas, espaços de estudos e cursos e ainda salas de cinema! Vale ainda destacar, que no último andar há um ótimo restaurante, onde as pessoas podem desfrutar de suas refeições admirando a linda vista.
4. Mercado Público de Porto Alegre
Se tem um dos lugares que você não pode deixar de visitar em Porto Alegre, este com certeza é o Mercado Público! Ele foi inaugurado no ano de 1869 e desde então é tido como um dos principais centros de compras da cidade, especialmente de alimentos. O prédio faz parte do patrimônio histórico oferece várias comidas do Rio Grande do Sul (RS). Lá ainda, há vários restaurantes para se apreciar as mais variadas refeições, desde comida japonesa até a autêntica portuguesa.
5. Lago Guaíba
Ocupando a quinta posição da nossa lista, temos o Lago Guaíba, que conta com cerca de 70 km de margem e que corre por uma boa parte dos famosos pontos turísticos da cidade. Muitos turistas aproveitam o local para dar uma relaxada e apreciar a linda vista do por do sol, além de fazer os populares passeio de barco.
6. Estádio Beira-Rio e Arena do Grêmio
É claro que não poderíamos deixar de apresentar opções para aqueles que amam futebol, não é mesmo? Neste contexto, vale a pena visitar os estádios dos dois times mais famosos do Rio Grande do Sul, o Internacional e o Grêmio. Na Arena do Grêmio, os turistas podem, além de conhecer o lindo local, fazer um tour de bastidores e ainda conhecer o Museu do Grêmio. O mesmo pode ser feito no Estádio Beira Rio, onde são oferecidas visitas guiadas, e que também conta com museu e loja de artigos colorados.

7. Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Em sétimo lugar temos o famoso Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, que é um dos mais importantes espaços culturais e educativos da cidade. Ele é mantido pele PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) com a finalidade de tornar a ciência e a tecnologia acessíveis e interessantes para todos.
8. Centro Histórico de Porto Alegre
É claro que não poderíamos deixar de falar do Centro Histórico de Porto Alegre, não é mesmo? O local é perfeito para fazer um passeio e conhecer séculos de história preservada da cidade! Lá estão dispostas as praças, casarões, o Memorial do Legislativo e ainda a Igreja Nossa Senhora das Dores, que apresentaremos a seguir.
9. Igreja Nossa Senhora das Dores
Sendo uma das mais antigas da cidade a Igreja Nossa Senhora das Dores, foi construída em 1813 e desde então é muito valorizada por toda a sua beleza e estilo eclético. Sua arquitetura conta com traços do estilo barroco e neoclássico, de modo que é o primeiro patrimônio tombado da capital.

10. Centro Cultural Usina do Gasômetro
Para terminar, vamos falar sobre a Usina do Gasômetro, que consiste em um importante marco cultural e histórico da cidade. Ele fica localizado bem próximo ao Rio Guaíba e foi inaugurado no ano de 1929. Esta usina foi uma das primeiras a produzir energia elétrica na região, de modo que, hoje em dia, é um centro cultural, onde são realizadas diversas atividades.
