Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

OBAP 2022: Como Funciona, Inscrição

Publicado

em

A OBAP (Olimpíada Brasileira de Agropecuária) é realizada pelo IFSULDEMINAS (Instituto Federal do Sul de Minas) e, em 2022, já encerrou as inscrições e, inclusive, já realizou a fase virtual, que acabou no último dia 23 de junho. Esta será a 11ª edição da história da OBAP.

obap-como-funciona-inscricao OBAP 2022: Como Funciona, Inscrição

Agora, a fase final será realizada entre os dias 7 e 10 de setembro deste ano, na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. Isso porque o evento acontece em parceria com a ETEC Benedito Storani, o Centro Paula Souza, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e a Prefeitura Municipal de Jundiaí.

As inscrições, já encerradas, foram gratuitas e feitas no próprio site da IFSULDEMINAS.

As equipes devem ser formadas por três estudantes de uma mesma instituição (unidade educacional) e da mesma modalidade de ensino, com a participação obrigatória de um orientador. Cabe ao orientador efetuar a inscrição pela equipe, diz a universidade, em seu site oficial.

Além disso a OBAP (Olimpíada Brasileira de Agropecuária) é voltada a estudantes do ensino técnico integrado/concomitante e subsequente, matriculados em cursos da área de Agrárias.

No entanto, neste ano de 2022, também será aberta até mesmo para alunos estrangeiros.

Neste caso, apenas para a modalidade seguinte e também para pessoas de países membros da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) e também países de língua espanhola. Ou seja, as pessoas de fora vão participar apenas da segunda fase, a presencial.

Isso também é uma maneira de tentar integrar comunidades de culturas diferentes e até mesmo valorizar a troca de informações e a busca por novos conhecimentos.

Como será a segunda etapa da OBAP

Segundo os organizadores, conforme descrevem em seu site oficial, a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Agropecuária será composta de duas etapas: a realização de três provas práticas em equipe e a resolução do teste teórico.

No qual cada estudante responderá individualmente uma prova contendo dez questões objetivas e duas questões discursivas, das áreas descritas no conteúdo programático.

obap-como-funciona OBAP 2022: Como Funciona, Inscrição

Como será a premiação

Com relação à premiação da Olimpíada Brasileira de Agropecuária, todas as equipes participantes do evento em 2022 receberão certificado de participação.

Além disso, ganharão medalhas as 15 melhores equipes, sendo cinco medalhas de bronze, cinco de prata e cinco de ouro. As cinco equipes com melhor classificação receberão troféus.

Já a premiação individual será destinada aos cinco estudantes que obtiverem as melhores notas nas provas teóricas, diz a organização do evento em seu site oficial.

Qual a ideia da Olimpíada de Agropecuária

Inicialmente, a OBAP (Olimpíada Brasileira de Agropecuária), surgiu em 2011, idealizada pelo próprio Instituto Federal do Sul de Minas. A entidade realizava, inicialmente, provas online e presenciais.

No entanto, até 2016, o evento aconteceu apenas na IFSULMINAS, nos campos de Uberlândia, Barbacena e também de Bambuí. No entanto, também passou a ser realizada fora do estado, como foi em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e na turística cidade paranaense de Foz do Iguaçu.

Agora, pela primeira vez, a OBAP será disputada no interior paulista, em Jundiaí, um dos principais polos industriais do Estado de São Paulo.

Então, desde o início, a Olimpíada Brasileira de Agropecuária surgiu com o grande objetivo de incentivar os alunos no ensino técnico a fazer programas diferenciados para já fazer uma iniciação científica.

Estimula o ingresso de jovens do ensino técnico integrado, concomitante e subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre os participantes.

É o que diz o Instituto Federal do Sul de Minas em seu site oficial.

Busca também promover uma maior produção de inovações tecnológicas e desenvolvimento sustentável, de modo que se possa retornar para a sociedade os benefícios originados da melhoria no ensino público de nível técnico ligado à Agropecuária, continua a entidade.

Até hoje, segundo os organizadores, mais de 20 mil alunos de todo o país, e inclusive alguns de outros países, já participaram da Olimpíada Brasileira de Agropecuária.

obap OBAP 2022: Como Funciona, Inscrição

Quais cursos podem participar da OBAP

Atualmente, podem participar da Olimpíada Brasileira de Agropecuária os estudantes dos seguintes cursos da instituição de ensino mineira:

  • Técnico em Agropecuária;
  • Técnico em Agroecologia;
  • Técnico em Meio Ambiente;
  • Técnico em Agronegócio;
  • Técnico em Alimentos;
  • Técnico e Eixo Tecnológico Recursos Naturais do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).

Com isso, todos esses eventos estudantis voltados para alunos de perfil técnico é uma possibilidade importante para adquirir ainda mais conhecimento. Com isso, vai garantir algum aprendizado extra e até mesmo um incentivo para seguir em frente.

Isso sem contar que essas olimpíadas ajudam a reafirmar ainda mais a vontade que o estudante tem daquele determinado tema.

Por isso, atualmente existem diversos temas como Física, Química ou Redação, que ajudam os jovens em idade de formação a se entenderem melhor e aprimorarem um determinado conhecimento.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news OBAP 2022: Como Funciona, Inscrição em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.