Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

OBFEP 2022: Como Funciona, Inscrição

Publicado

em

A OBFEP (Olimpíada Brasileira de Física de Escolas Públicas) é um evento que, antes de mais nada, é altamente inclusivo. Afinal de contas, é a oportunidade para que jovens de escolas públicas possam ter contato com uma matéria onde muitos têm um bloqueio mental.

obfep-como-funciona-inscricao OBFEP 2022: Como Funciona, Inscrição

No entanto, é a chance de ter mais interesse pelo assunto e um dia, quem sabe, seguir uma carreira promissora no setor.

OBFEP 2022 – Programação 2022

Agora, em 2022, a inscrição das escolas começou no último dia 23 de maio e vai até o dia 29 de junho. Além disso, o dia 1º de julho é a data máxima para os Professores Credenciados encaminharem para as Coordenações Estaduais, por e-mail, o “Termo de Compromisso, Sigilo e Confidencialidade” assinado.

Depois, no dia 30 de agosto, acontece a primeira fase das provas, realizadas nas próprias escolas.

Então, até o dia 3 de setembro, os organizadores da Olimpíada Brasileira de Física de Escolas Públicas vão divulgar os gabaritos com os resultados dessa primeira fase da disputa da OBFEP.

Em seguida, o dia 12 de setembro é a data máxima para que os professores cadastrem, na devida área a eles restrita, os nomes completos dos alunos que fizeram a 1ª Fase com as notas obtidas e indiquem o nome do professor de cada aluno para a sequência da disputa.

Já no dia 14 de setembro tem a data máxima para divulgação, pela Comissão da OBFEP, do número mínimo de acertos necessários para o estudante ser classificado para a 2ª Fase da Olimpíada Brasileira de Física de Escolas Públicas.

Entre os dias 14 de setembro e 21 de setembro, acontece o período para as Coordenações Estaduais receberem, através do e-mail, o “Termo de Consentimento” de alunos classificados para a 2ª Fase assinado pelo(a) responsável.

Caso contrário, não poderá participar, mesmo que tenha conseguido as notas adequadas.

Por sua vez, entre os dias 24 e 27 de setembro deste ano acontece o período de confirmação, pelos Coordenadores Estaduais, dos Centros de Aplicação, para a 2ª Fase da Olimpíada Brasileira de Física de Escolas Públicas.

obfep-como-funciona OBFEP 2022: Como Funciona, Inscrição

OBFEP 2022 – Segunda fase

Então, no dia 26 de novembro, acontecem as provas nas sedes e centros de aplicação, em um sábado. Os horários serão das 13h às 17h30, ou seja, a prova terá até quatro horas e meia de duração.

Enquanto isso, de acordo com informações dos organizadores, o dia 30 de novembro é a data limite para o Professor Responsável pela OBFEP em cada Sede, Centro de Aplicação, postar nos Correios (por SEDEX) os Cadernos de Resolução das provas da 2ª Fase e recibos do CNPq (Centro Nacional de Pesquisa), para as Coordenações Estaduais.

Depois, para a 3ª e 4ª série, até o dia 10 de janeiro de 2023 acontece a divulgação dos resultados finais da OBFEP 2022. Por sua vez, para as demais séries participantes, esse prazo se estende e vai até o dia 23 de janeiro de 2023.

Antes, o dia 31 de outubro de 2022, uma segunda-feira, é a data final do envio (postagem) da arte para o concurso de ilustrações da Olimpíada Brasileira de Física de Escolas Públicas 2022.

Por fim, até o dia 28 de fevereiro de 2023, segundo os organizadores, serão divulgados os resultados do concurso de ilustrações da OBFEP 2022.

obfep OBFEP 2022: Como Funciona, Inscrição

Crescimento da OBFEP

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas surgiu ainda em 2010, como um projeto piloto em escolas de alguns estados brasileiros. Logo depois, em 2011, ganhou mais dois estados participantes na disputa.

Desde 2012, vem acontecendo em caráter nacional. E, neste momento, podem participar alunos de todos os 9º anos e também alunos dos três anos do ensino médio, desde que seja de escola pública. Com isso, é uma oportunidade a mais de aprender e se desenvolver.

As questões

Por fim, a primeira fase da prova, que terá três horas de duração, terá apenas perguntas de múltipla escolha. Neste caso, será feito nos três períodos de aula, para alunos da manhã, tarde e noite, se houver necessidade.

Em seguida, na prova da segunda fase, as questões já serão um pouco mais complexas, segundo os organizadores. Isso porque terão questões teóricas e também uma parte prática.

Por isso, vai exigir um pouco mais de conhecimento por parte dos alunos. Assim, é uma oportunidade para quem realmente gosta do assunto.

O Professor Responsável pela OBFEP na sede (sub-coordenação) CA deverá encaminhar pelos Correios até o dia 30 de novembro de 2022 (quarta-feira), para a Coordenação Estadual, os Cadernos de Resolução das provas realizadas na 2ª Fase, dizem os organizadores do evento.

O envio deve ser feito por SEDEX. Só serão corrigidos e considerados para classificação dos estudantes, os Cadernos de Resolução postados pelo Professor Responsável até o dia 30 de novembro de 2022 (quarta-feira), segundo informações da OBFEP devidamente contidas em seu site oficial.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news OBFEP 2022: Como Funciona, Inscrição em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.