Olimpíada Brasileira de Agropecuária 2023: Provas, Resultado, Premiação
A Olimpíada Brasileira de Agropecuária 2023 é uma das provas mais importantes do ano e poucas pessoas a conhecem. Porém é bem provável que você já tenha ouvido de olimpíadas escolares, onde os alunos com maior nota ganham prêmios.

Uma das mais famosas é a Olimpíada de Matemática, também chamada de Obmep, que visa encontrar os alunos que mais compreendem a disciplina. Além do mais essas competições servem como motivação para os alunos da Rede Pública.
Nesse sentido o Governo Federal visa atingir todas as áreas do conhecimento e uma das principais olimpíadas que podemos participar é a de agropecuária. E é sobre ela que iremos falar no texto de hoje, iremos contar sobre os objetivos da competição, como ela funciona e quando serão as provas.
Além disso vamos contar sobre as premiações oferecidas aos candidatos com maior nota. Então se você nunca ouviu falar da Olimpíada Brasileira de Agropecuária ou quer entender melhor como ela funciona, continue lendo!
Conheça a Olimpíada Brasileira de Agropecuária
Em primeiro lugar iremos falar sobre o que é a Olimpíada Brasileira de Agropecuária e quais seus objetivos. Nosso país tem grande parte da economia baseada na agropecuária e isso influencia nos mais variados campos de nossas vidas.
Porém mesmo sendo uma área importante, ela passou por maus-bocados e se viu sem profissionais capacitados. Dessa forma em 2016 o Governo Federal criou a Olimpíada Brasileira de Agropecuária.
Nesse sentido a OBAP, como também é chamada, passou a ser uma competição escolar, focada em alunos que gostam do setor. O objetivo é oferecer uma forma dos alunos praticarem os conteúdos ligados ao setor.
Além disso o projeto tem participação da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), que fornece alguns prêmios para os participantes. Assim a Olimpíada Brasileira de Agropecuária é uma iniciativa que motiva os alunos. Pois caso o candidato consiga uma boa nota na primeira etapa do processo, será convidado para a realização de uma prova prática.
Contudo esse é um dos momentos mais divertidos da olimpíada, visto que é onde o aluno coloca a mão na massa. Por sorte a OBAP está se tornando cada vez mais popular entre os apaixonados por agropecuária. E o setor é um dos maiores beneficiados, pois ganha novos e capacitados profissionais.

Como funcionam as provas
Por ser um evento lançado há poucos anos, o seu funcionamento ainda causa dúvidas nos futuros participantes. Mas calma pois nesse tópico iremos explicar como a Olimpíada Brasileira de Agropecuária é realizada. Em primeiro lugar o aluno deve realizar sua inscrição, visto que a prova não visa atingir a todos.
Nesse sentido você deve acessar o site da OBAP e selecionar a modalidade na qual deseja participar. Pois a Olimpíada Brasileira de Agropecuária pode ser realizada em grupos ou de maneira individual. Além disso o aluno precisa estar matriculado em um curso técnico na área de agropecuária.
Em alguns casos o orientador do aluno ou equipe é o primeiro a se cadastrar na OBAP Feito isso, é hora dos alunos realizarem a inscrição. Por fim é só aguardar as datas das provas e estudar os temas que serão abordados na edição 2023.
Todavia temos uma dica que pode ajudar você e sua equipe: busque por um professor que conheça a área de agropecuária. Assim caso sua equipe precise de orientação, você terá uma pessoa capaz de ajudar.
Como funcionam as provas
Agora vamos falar sobre as provas e como a Olimpíada Brasileira de Agropecuária é realizada. Em suma as provas são realizadas em duas diferentes etapas, sendo uma delas de cunho teórico e a outra de cunho prático.
Abaixo você confere essa informação com mais detalhes:
- Primeira Fase: a primeira etapa da OBAP é uma prova teórica de múltipla escolha, onde as equipes terão 1 hora para a realização. Nesse sentido, os conteúdos abordam temas relacionados ao plantio de culturas, cuidados com animais e demais itens agropecuários.
A equipe que conseguir a maior nota será considerada a vencedora desta fase e poderá prosseguir na Olimpíada Brasileira de Agropecuária:
- Segunda Fase: a segunda fase da olimpíada será realizada em Jundiaí e as equipes devem realizar alguns testes práticos. Em geral, esses testes são baseados na etapa teórica e visam compreender se o aluno consegue pôr a mão na massa.
Enfim as duas fases são bem emocionantes e trazem motivação para os alunos que desejam atuar na área. Assim sendo se você está cursando algum ensino técnico na área, saiba que a edição 2023 da OBAP já está em andamento.

Resultados
Os resultados da Olimpíada Brasileira de Agropecuária costumam ser divulgados logo após a realização das provas teóricas e práticas. Porém para conferi-los é preciso acessar o site da OBAP.
Além disso caso você e sua equipe vençam a disputa, levam para casa uma medalha de ouro e até mesmo uma bolsa de estudo. Então se você gosta de agropecuária e quer cursar o ensino superior em uma boa instituição, realizar a OBAP é o primeiro passo.
