Acesse Nossas Redes Sociais

Educação

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2022: Provas, Resultado

Publicado

em

No ano de 2022 ocorreu a chamada OBA, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Elencamos algumas informações sobre ela e também sobre provas e resultado, veja abaixo.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, 2022 tornou-se um evento os quais alunos do primeiro ano do ensino fundamental e que estivessem cursando até o último ano do ensino médio, poderiam participar.

Para as escolas que desejavam inscrever os seus alunos, existia uma informação super valiosa, a qual na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, 2022 não existia mínimo de alunos.

Cada escola que possuía interesse de inscrever o seu aluno, poderia fazer isso sem a menor preocupação de cumprir um mínimo pré-estabelecido de inscrições.

olimpiada-brasileira-de-astronomia-e-astronautica Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2022: Provas, Resultado

Saiba quando aconteceu a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2022 teve seu início a partir do dia 02/02/2022 onde as escolas puderam fazer a inscrição dos seus alunos que seriam participantes.

O término dessas inscrições ocorrera no dia 01/05/2022 e a partir dessa mesma data também era possível realizar a impressão das provas que viriam a ser aplicadas presencialmente.

No dia 20/05/2022 foi realizada de maneira presencial a prova  da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, 2022 não podendo ser postergada por qualquer motivo.

O conteúdo das Provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, 2022 tiveram base em livro didáticos das séries em compatibilidade com o ano a ser realizada a prova.

A princípio essa prova possuiu 10 questões. Sendo 7 de Astronomia e 3 de Astronáutica. No entanto, isso foi alterado.

Os alunos do nível 1 (do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental), do nível 2 (4° e 5° anos), nível 3 (6° ao 9° ano – Fund. ll) e nível 4 (Ensino Médio), realizaram suas provas com 20 questões.

olimpiada-brasileira-de-astronomia-e-astronautica-provas-resultado Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2022: Provas, Resultado

Saiba quais matérias caem nas provas e confira como verificar o resultado

O conteúdo das provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, 2022 apesar de ser compatível com o conhecimento do ano recorrente, exigia um notório saber das matérias.

Em Astronomia os conteúdos cobrados foram os seguintes, segundo o edital da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, 2022:

Para o nível 3 de Astronomia: foram cobrados os conhecimentos do nível 2; “Terra: rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstícios, equinócios, zonas térmicas, horário de verão”.

Além deles também foram cobrados: “Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta. Corpos celestes: planetas, satélites, asteroides, cometas, estrelas, galáxias. Origem e desenvolvimento da Astronomia. Leis de Kepler. Conquista do espaço.”

Outras matérias como: “Origem do Universo. Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem. Gravitação: força gravitacional e peso. Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. Constelações e reconhecimento do céu.”

Os conteúdos de Astronáutica: foram cobrados os do nível 2: “A Exploração de Marte. Porque o Brasil deve possuir um Programa Espacial? O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio.”

Outro fator relevante de estudo era “O corpo humano no espaço. Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz, Próton e os atuais das empresas privadas, tipo SpaceX etc.”

olimpiada-brasileira-de-astronomia-e-astronautica-provas Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2022: Provas, Resultado

Maiores informações, assim como essas sobre as provas, foram divulgadas no site http://www.oba.org.br/site/ . Nesse também é possível verificar o resultado

As correções foram realizadas no dia 31/05/2022 e o resultado foi divulgado no dia 01/06/2022. Apesar de já ter saído a divulgação, os certificados ainda não foram emitidos.

Através do site: www.oba.com.br  é  possível verificar algumas dicas de estudos e materiais.

Se a sua intenção é participar do próximo evento da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica o ideal é começar quanto antes com uma preparação contínua e de qualidade.

Com um estudo previamente realizado é possível participar da Olimpíada sem surpresas e com uma base prévia sobre os assuntos.

O próprio site da Competição disponibiliza provas anteriores a fim de aumentar a preparação das pessoas que possuem o intuito de concorrer.

Além do preparo prévio e contínuo, também é recomendado investir na realização de provas anteriores para observar como um conteúdo da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é cobrado.

A cada novo concurso da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é disponibilizado um novo edital com bibliografias cobradas eu estou bem as matérias que cairão.

A leitura dele é imprescindível para a realização de uma boa prova. Pois através dele, é possível analisar as regras, bem como o cronograma estabelecido em cada uma Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Comece hoje os estudos para a próxima edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que será a 26°. Faça um estudo voltado e dedicado aos principais conteúdos.

Com um estudo prévio o resultado na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica será satisfatório. A cada ano, desde o fundamental l ao 3° ano do ensino médio é possível realizar a prova.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2022: Provas, Resultado em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.