Acesse Nossas Redes Sociais

Cursos Gratuitos

Olimpíada de História 2022: Provas, Resultado, Premiação

Publicado

em

As Olimpíadas de História são organizadas anualmente pela Unicamp (Universidade de Campinas) e em 2022 não foi diferente. Desta vez, no entanto, conseguiu classificar estudantes de todos os estados brasileiros para a fase final da tradicional disputa.

olimpiada-de-historia Olimpíada de História 2022: Provas, Resultado, Premiação

Agora, os competidores restantes vão disputar as sonhadas medalhas de ouro, prata e bronze. Mas a briga promete ser acirrada. Afinal de contas, nesta 14ª edição das Olimpíadas de História 320 grupos dos 26 estados e mais o Distrito Federal seguem na disputa. A definição aconteceu no último dia 16 de junho.

A Unicamp é uma das universidades púbicas mais importantes e renomadas do país. E conhecida pela excelência de seus cursos e de seu corpo docente.

Olimpíada de História – Calendário

Agora, a grande final das ONHB (Olimpíada Nacional de História do Brasil) vai acontecer nos próximos dias 20 e 21 de agosto, portanto, no segundo semestre.

Contudo, após dois anos, pela primeira vez a fase final vai ser novamente realizada presencialmente. Afinal de contas, por conta da pandemia da Covid-19, não podia ter aglomeração para evitar mais contágio da doença.

No entanto, vale lembrar que a pandemia ainda não acabou, embora os casos tenham diminuído. Por isso, recomenda-se o uso de máscaras quando estiverem na disputa da competição na cidade do interior paulista.

Quais os estados com mais equipes

Para esta 14ª edição da Olimpíada de História da Unicamp, a região nordeste do Brasil é quem tem o maior número de representantes na fase final do torneio.

Desse modo, a região tem 213 grupos entre os 320 no total, ou seja, a ampla maioria dos participantes da Olimpíada de História.

Entre os participantes do Nordeste, o principal destaque é o Ceará, com 83 equipes na briga pelo título. Em seguida, aparecem o Pernambuco, com 46 integrantes e a Bahia, com 30 participantes na briga.

Ainda na região nordeste, o Rio Grande do Norte tem 28 participantes, contra 11 do Sergipe e 9 da Paraíba. Por fim, Maranhão, Alagoas e Piauí contam, cada um, com duas equipes na disputa pelas medalhas.

Entre os outros estados brasileiros na disputa, São Paulo é o que tem o maior número de participantes, 41 ao todo, ainda assim bem atrás dos principais participantes nordestinos.

Depois, aparece o estado de Minas Gerais, que conseguiu classificar 15 equipes para a final das Olimpíadas de História deste ano.

olimpiada Olimpíada de História 2022: Provas, Resultado, Premiação

Olimpíada de História – Números

As Olimpíadas de História da Unicamp sempre têm números gigantescos de participantes. Por exemplo, nesta atual edição, mais de 73 mil estudantes do país inteiro se inscreveram, onde formaram 11,4 mil equipes.

Para participar, o aluno tem que estar no 8º ou no 9º ano do ensino fundamental, ou ainda no ensino fundamental. Geralmente, cada equipe para as Olimpíadas de História é formada por três alunos e um professor, onde um acaba sempre ajudando o outro.

Cristina Meneguello, coordenadora das Olimpíadas e também professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp não esconde a alegria com a participação de tantos estudantes.

Estamos bastante otimistas com a retomada da final presencial da ONHB.

Essa é uma experiência muito importante para as equipes, pois é uma oportunidade de conhecerem uma universidade importante como a Unicamp e interagirem com estudantes de todo o Brasil, disse, através da assessoria de imprensa da Universidade de Campinas.

olimpiada-historia Olimpíada de História 2022: Provas, Resultado, Premiação

Como funciona a Olimpíada de História

Em sua 14ª edição, a Olimpíada de História da Unicamp segue com uma disputa das mais atrativas, onde inicialmente tem seis fases disputadas de forma online, antes da grande final.

Estas fases disputadas à distância ocorreram entre os meses de maio e junho deste ano. E cada uma dessas fases teve a duração de uma semana.

Dessas seis fases saíram as mais de 320 equipes que agora vão disputar as medalhas entre os dias 20 e 21 de agosto deste ano.

Para se ter uma ideia, serão distribuídas 15 medalhas de ouro, 25 medalhas de prata e outras 35 medalhas de bronze para os competidores.

No entanto, quem não receber nenhuma dessas, vai ao menos levar para casa uma medalha de honra ao mérito. Afinal de contas, só o fato de terem chegado às finais já é uma grande conquista.

Por fim, as provas dissertativas (quando não tem alternativas, precisa escrever o que sabe) serão no dia 20, enquanto os resultados serão divulgados no dia 21 de agosto, com a entrega das medalhas e uma grande festa entre os participantes da disputa.

Embora seja uma Olimpíada de História, outros temas interdisciplinares, como geografia, literatura, patrimônio cultural e arqueologia também são tratados durante a disputa.

Além disso, essa disputa faz parte do programa “Vaga Olímpica”. Neste caso, são duas vagas para a faculdade de História, no caso dos alunos com os melhores desempenho.

Assim, é um incentivo a mais e uma possibilidade de valorizar o conhecimento e fazer com que novos talentos possam ter oportunidade de estudar em uma escola de qualidade.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Olimpíada de História 2022: Provas, Resultado, Premiação em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.