Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

Olimpíada de Língua Portuguesa 2022: Prova, Inscrições

Publicado

em

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um evento voltado para o incentivo à escrita dos estudantes. Isso desde a 5ª Série até o 3º Colegial. Além disso, é aberto tanto para alunos de escolas públicas quanto privadas.

olimpiada-de-lingua-portuguesa-prova-inscricoes Olimpíada de Língua Portuguesa 2022: Prova, Inscrições

A última edição foi em 2021, a sétima da história, mas os organizadores ainda não divulgaram a agenda para 2023. No entanto, se trata de um evento dos mais importantes e que mexe com escolas do país inteiro.

De acordo com os organizadores, o evento acontece a cada dois anos e, no ano passado, foi um sucesso total, com a participação de alunos de todos os lugares.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec, que integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.

Por que acontece a cada dos anos

Inicialmente poderiam até realizar a Olimpíada de Língua Portuguesa todos os anos. No entanto, esse ano em que não acontece o evento, a ideia é ir preparando os estudantes para a disputa.

Afinal de contas, escrever é uma arte que exige dedicação e aperfeiçoamento ao longo da vida.

Ainda mais no caso das crianças, que ainda estão em fase de formação, essa evolução é muito importante. E saber que poderá disputar uma olimpíada de Língua Portuguesa também vai ajudar no desenvolvimento e na formação do estudante.

A seguir, acompanhe os cinco gêneros literários nos quais os jovens alunos podem se inscrever para participar:

  • Poema: 5º ano do Ensino Fundamental
  • Memórias literárias: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental
  • Crônica: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
  • Documentário: 1ª e 2ª séries do Ensino Médio
  • Artigo de opinião: 3ª série do Ensino Médio

Então, cada série tem um tema diferente, de acordo com o desenvolvimento. Para participar, basta se cadastrar no site oficial da Olimpíada de Língua Portuguesa.

olimpiada-de-lingua-portuguesa Olimpíada de Língua Portuguesa 2022: Prova, Inscrições

Edição passada foi inovadora

Além disso, a edição de 2021 da Olimpíada teve algumas novidades, principalmente para os professores.

“A 7ª edição da Olimpíada, realizada em 2021, trouxe o foco para o Relato de prática, um texto reflexivo escrito pelos(as) professores(as) no qual contam sua experiência com as atividades realizadas com estudantes na produção de um dos gêneros do concurso.

Outra novidade foi a implementação do critério de reserva de vagas para docentes que atuam em escolas com Inse (Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica) baixo ou muito baixo.

Que estão abaixo da meta regional do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, disseram os organizadores, no site do evento.

Números da Olimpíada

Na edição do ano passado, disputada de forma online, a adesão foi grande. Isso porque foram 3.877 cidades brasileiras com estudantes inscritos no evento, que surgiu em 2008.

Além disso, foram 27.847 escolas que se inscreveram para participar da Olimpíada de Língua Portuguesa em 2021, diluídas entre essas 3.877 cidades.

Ainda no campo dos números, o evento literário teve 59.117 professores inscritos, já que eles representam os alunos no evento de caráter nacional.

Mas, como os professores podem se inscrever por mais de uma escola e mais de uma categoria, a Olimpíada de Língua Portuguesa registrou a inscrição de 112.514 no total.

olimpiada-de-lingua-portuguesa-prova Olimpíada de Língua Portuguesa 2022: Prova, Inscrições

Números podem melhorar

Apesar dos dados positivos, os números de 2021 ficaram abaixo dos outros anos em que houve Olimpíada de Língua Portuguesa. Isso porque a pandemia da Covid-19, o fechamento de escolas e o ambiente mais tenso acabou atrapalhando e desestimulando muitas participações.

Contudo, para 2023, será possível voltar aos patamares anteriores. Por exemplo, no primeiro ano da Olimpíada, em 2008, foram registradas 5.431 cidades participantes.

Dentro disso, foram 53.590 escolas na disputa, com 130.650 professores inscritos e 202.280 inscrições no total.

Uma coisa interessante na Olimpíada de Língua Portuguesa é a possibilidade de formação contínua dos professores. Isso porque os organizadores do evento criam e formulam cursos para melhorar ainda mais a capacitação dos profissionais de educação.

Ou seja, a Olimpíada de Língua Portuguesa é um incentivo tanto para o aluno quanto para o professor. E todos podem sair ganhando com a continuidade do projeto.

Inclusive, é possível para o professor se inscrever nos diversos cursos disponíveis, sendo que alguns deles possuem mais de 2.000 vagas. Então, vale a pena buscar um pouco mais de conhecimento.

Com a redução da pandemia da Covid-19, a busca pelo aprendizado e conhecimento deve aumentar. Até porque, nestes dois últimos anos de crise sanitária mundial, a educação sofreu um impacto gigantesco. Afinal de contas, escolas ficaram fechadas e alunos ficaram sem estudar.

Consequentemente, afetou diretamente o nível de aprendizado das pessoas, especialmente aqueles estudantes mais novos, que precisaram se acostumar, de uma hora para outra, com o ensino online.

Aliás, tanto alunos quanto professores precisaram se adaptar à nova realidade. Mas, agora, aos poucos, as coisas começam a voltar ao normal nas aulas.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Olimpíada de Língua Portuguesa 2022: Prova, Inscrições em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.