Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

Olimpíada Nacional de Ciências 2022: Provas, Resultado, Premiação

Publicado

em

A ONC (Olimpíada Nacional de Ciências) 2022 está com suas inscrições abertas desde o dia 1º de abril e vai até o próximo dia 16 de agosto. Assim, os interessados podem fazer o cadastro pelo site oficial do evento.

olimpiada-nacional-de-ciencias-provas-resultado-premiacao Olimpíada Nacional de Ciências 2022: Provas, Resultado, Premiação

Atualmente, a Olimpíada Nacional de Ciências faz parte do Programa Ciências na Escola e realizada pela SBF (Sociedade Brasileira de Física).

Além dela, a ABQ (Associação Brasileira de Química) o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Assim, essa competição também é uma importante oportunidade para os jovens que gostam do assuntos e precisam de um incentivo. Aliás, esse instrumento é dos mais importantes para garantir que estudantes de todas as classes sociais também possam participar.

Com isso, a Olimpíada Nacional de Ciências vai garantir isonomia e possibilidade de que todos tenham oportunidades iguais na hora de tentar sucesso na carreira.

Quem pode participar

Atualmente, a Olimpíada Nacional de Ciências é destinada a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Além disso, estudantes de todos os anos do Ensino Médio também podem participar do evento.

Alunos do quarto ano do ensino técnico também podem participar. Desde que não tenham ainda ingressado no ensino superior.

Mas, para cada grupo de alunos, será uma prova diferente. Ou seja, os estudantes do ensino fundamental vão fazer conteúdos de ciência diferente de quem está no ensino médio.

Assim, também é mais uma maneira de que todos possam participar com qualidade.

Na prática, essa olimpíada é um convite do MCTI (Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação) do governo federal.

A primeira fase da Olimpíada de Ciência acontece entre os dias 18 e 20 de agosto, de forma online. Depois, a segunda fase, também de forma online, será disputada entre os dias 9 e 10 de setembro.

Normalmente, esse evento conta com a participação de estudantes de diversas partes do Brasil, em busca de conhecimento e premiação. Aliás, por falar em premiação, esta será entregue no dia 27 de outubro deste ano.

Nas edições anteriores, a Olimpíada Nacional de Ciência foi um grande sucesso. Agora, a expectativa é de, novamente, ter um número parecido de competidores no evento de caráter nacional.

Desde que foi criada, em 2016, a Olimpíada de Ciência só cresceu, mesmo durante a pandemia da Covid-19, quando o país ficou praticamente paralisado, entre 2020 e 2021.

Veja, a seguir, os números da evolução dos participantes do tradicional evento organizado pelas cinco entidades:

  • 1ª 2016      839
  • 2ª 2017      392
  • 3ª 2018      282
  • 4ª 2019      920.963
  • 5ª 2020      249.953
  • 6ª 2021      318.452

Logo, o crescimento da primeira para a última edição foi de aproximadamente 30 vezes. E isso não é pouco. Por isso, os organizadores estão bastante motivados e confiantes para que isso aumente ainda mais em 2022.

olimpiada-nacional-de-ciencias Olimpíada Nacional de Ciências 2022: Provas, Resultado, Premiação

Estrutura do evento

Por exemplo, para organizar um evento tão gigantesco, cada um dos 26 estados e mais o Distrito Federal contam com uma coordenadoria própria. Os nomes de cada representante por região pode ser confira clicando aqui neste link.

Além disso, os participantes dos anos anteriores que ainda não pegaram os seus certificados podem solicitar também pela internet. Basta clicar no seguinte link e procurar pelo seu nome. No entanto, precisa ter em mãos o seu código de validação para conseguir ver corretamente.

olimpiada-nacional-de-ciencias-provas-resultado Olimpíada Nacional de Ciências 2022: Provas, Resultado, Premiação

Gratuidade

Mas o mais importante na Olimpíada de Ciência é a gratuidade. Assim, os estudantes não precisam pagar nada para a disputa.

“A inscrição é completamente gratuita, poderão participar os estudantes de todos os estabelecimentos de ensino em que houver pelo menos um professor credenciado, valendo para as escolas públicas e particulares.

Para fazer o credenciamento, o professor deverá preencher o cadastro de inscrição online de acordo com o calendário da ONC aprovado e publicado na página de divulgação digital da ONC de cada ano (http://www.onciencias.org).

Não é cobrada nenhum tipo de taxa para nada que envolva a ONC, dizem os organizadores do evento em seu site oficial.

Premiação

Os vencedores vão ganhar medalhas oferecidas pelos organizadores e até mesmo bolsas de iniciação científica, o que já seria um grande incentivo para valorizar os novos talentos.

Além disso, de acordo com o regulamento da Olimpíada de Ciência, “serão oferecidos 05 (cinco) troféus a estudantes de escola pública meninas mais bem classificadas, oferecidas pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), um dos parceiros da ONC”.

Outro troféu será oferecido pela Petrobras, a companhia brasileira estatal de petróleo, para o melhor estudante entre os alunos de escola pública. Assim, também é mais um incentivo para que os alunos possam estudar e viver com qualidade de vida.

Afinal de contas, os jovens são o futuro da sociedade e eventos como a Olimpíada de Ciência servem para incentivar e, principalmente, revelar talentos que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia das escolas.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Olimpíada Nacional de Ciências 2022: Provas, Resultado, Premiação em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.