Acesse Nossas Redes Sociais

Detran

Pode pagar IPVA 2023 com cartão de crédito

Publicado

em

Sabia que pode pagar IPVA 2023 com cartão de crédito hoje em dia? Existe até mesmo a possibilidade de fazer isso de diversas maneiras e vamos abordar todas elas agora.

pagar-ipva-com-cartao-de-credito Pode pagar IPVA 2023 com cartão de crédito

Essa vantagem surgiu porque as pessoas realizam, cada vez mais, suas transações financeiras usando cartões em vez de dinheiro em espécie como antigamente.

Por isso, pensando em ajudar as pessoas, vamos falar se pode pagar IPVA 2023 com cartão de crédito e vamos estender ainda mais para que entendam tudo que envolve o pagamento dessa forma. Portanto, leia mais e confira essa novidade!

Mas, o que é IPVA?

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores foi imposto pelo Governo Federal e pelos estados, portanto, está previsto na Constituição Federal. Esse imposto incide sobre todas as pessoas que são donas de veículos de passeio, de transporte, de carga, entre outros.

O valor é calculado com base na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), portanto, cada estado define a alíquota que será cobrada sobre cada caso.

Assim, o imposto é cobrado no início de todos os anos e, depois que é pago, o proprietário pode emitir o licenciamento do veículo do ano em questão.

Mas isso é assunto para outra matéria, já que a finalidade aqui é saber se pode pagar IPVA 2023 com cartão de crédito e vamos entrar diretamente no assunto logo abaixo.

pode-pagar-ipva-com-cartao Pode pagar IPVA 2023 com cartão de crédito

Posso pagar o IPVA 2023 no cartão 2023 parcelado?

Sabendo que pode pagar IPVA 2023 com cartão de crédito, a dúvida logo passa a ser outra: será que posso pagar em parcelas que facilitam o meu orçamento?

Mas, essa ação está sujeita aos juros cobrados pelo gestor do cartão e o parcelamento varia de acordo com cada instituição financeira que gerencia esse crédito.

Portanto, quem deseja pagar o IPVA 2023 com cartão de crédito deve ter uma conta em alguma carteira digital que oferece a possibilidade de pagar boletos de impostos de forma parcelada usando cartões de crédito.

O cadastro nessas plataformas é grátis e uma boa dica é determinar de acordo com cada aplicativo de carteira digital quais as taxas de juros de cada um deles antes de realizar qualquer pagamento dessa forma.

Dessa forma, a pessoa precisa emitir o boleto de pagamento do IPVA do exercício atual no site do Detran do estado em que o carro foi licenciado.

Dessa forma, segundo o estado em questão, o boleto poderá ser emitido pelo portal da instituição financeira que faz a emissão da guia de pagamento.

Então, com esse documento em mãos, basta digitar o código de barras diretamente no aplicativo da carteira digital e, após o reconhecimento do documento, a pessoa deve escolher a forma de pagamento que pode ser feito com o cartão de crédito.

Para isso, esse cartão deve ter o limite suficiente para cobrir o valor completo do imposto e, após inserir todas as informações no aplicativo da carteira digital, a plataforma indica as opções de parcelamento para cada valor e, como se sabe, a taxa de juros está proporcionalmente ligada ao número de parcelas.

Portanto, uma dica importante é avaliar até onde vale a pena parcelar, visto que a taxa de juros da carteira digital pode ser muito elevado quando o parcelamento demora mais tempo para acabar e isso pode tornar inviável para o pagamento.

pode-pagar-ipva-com-cartao-de-credito Pode pagar IPVA 2023 com cartão de crédito

Melhor opção para pagar IPVA 2023 com cartão de crédito

Hoje em dia, uma das opções que possibilitam que alguém pague o IPVA 2023 com cartão de crédito é a carteira digital Zapay, pois a empresa é cadastrada nos órgãos de proteção ao crédito e tem acesso autorizado pelo Senatran e Detran em vários estados do país.

Portanto, saiba que através desta carteira, a pessoa pode pagar IPVA 2023 com cartão de crédito e fazer o parcelamento da dívida em até 12 vezes com bandeiras conhecidas do mercado como Visa, Mastercard, Elo, American Express e Hiper.

Além dessa, existem outras carteiras digitais que são usadas por pessoas que desejam pagar o IPVA 2023 em parcelas maiores, visto que o Governo Federal oferece apenas a possibilidade de três parcelas para quitar o débito anual. Confira algumas:

  • RecargaPay: Um dos aplicativos mais usados para pagar boletos com cartão de crédito, essa opção é livre de taxas para documentos que tenham valor de até 500 reais. Além disso, a versão Prime+ do aplicativo faz com que os clientes aumentem o valor do limite para 1.500 reais sem taxas cobradas. Qualquer valor acima desses limites estabelecidos terá uma taxa de juros de 2,99%.
  • Pagbank: popularmente conhecido atualmente, pela carteira digital do PagSeguro qualquer pessoa pode pagar IPVA 2023 com cartão de crédito e a taxa para esse serviço é de 2,89%, sendo que a alíquota sobe para 3,59% quando é realizado o parcelamento da dívida.

Além desses três, a pessoa pode pagar IPVA 2023 com cartão de crédito pela carteira digital do Mercado Pago, 99 Pay, PicPay e a maioria das plataformas oferece o pagamento parcelado do cartão de crédito.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Pode pagar IPVA 2023 com cartão de crédito em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.