Acesse Nossas Redes Sociais

Governo

Projovem 2022: O que é, Cadastro, Como Funciona

Publicado

em

O Projovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), do governo federal, é um programa que surgiu para tentar minimizar as perdas de aprendizado dos jovens entre 18 e 29 anos.

projovem-o-que-e-cadastro-como-funciona Projovem 2022: O que é, Cadastro, Como Funciona

No entanto, o alvo são aqueles que sabem ler e escrever, mas que não terminaram ainda o Ensino Fundamental no período normal da vida.

Ou seja, se trata daqueles estudantes que, por uma série de motivos, não conseguiu finalizar sequer o nono ano (normalmente, para adolescentes de 14 anos).

Então, o Projovem busca acelerar esse aprendizado para eles poderem, futuramente, cursarem o EJA (Educação de Jovens e Adultos), que também prevê a finalização do Ensino Médio em um tempo menor.

Desse modo, o Projovem busca reduzir uma defasagem e ajudar essas pessoas e entrarem no mercado formal de trabalho. Ou, até mesmo, melhorar a renda e as oportunidades.

Afinal de contas, quem não conseguiu terminar o ensino fundamental terá mais dificuldades para conseguir empregos e, por isso, muitos vivem na informalidade e até mesmo em condições de insegurança alimentar.

Como se cadastrar no programa Projovem

Atualmente, os cadastros no Programa Nacional de Inclusão de Jovens é feito pelas secretarias estaduais de educação, através do site do Simec (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação).

Mas, segundo o Ministério da Educação, a secretaria precisa, além de preencher um termo de adesão, também de um plano de implementação do serviço no estado.

Outra exigência do Ministério da Educação é que estados e municípios, além do Distrito Federal, tenham um saldo de pelo menos R$ 630 mil dos anos anteriores. Caso contrário, não poderá participar.

Enquanto isso, até o dia 31 de outubro do ano posterior após receber os recursos do Projovem, os estados devem prestar contas do que receberam durante este tempo.

projovem-o-que-e-como-funciona Projovem 2022: O que é, Cadastro, Como Funciona

Qual o valor do auxílio do Projovem?

Atualmente, os alunos participantes do Projovem recebem uma ajuda de custo em torno de R$ 100. No entanto, precisam comprovar a participação em 75% das aulas presenciais.

Além disso, eles participam de cursos de qualificação profissional e social, tendo que cumprir cargas horários de 250 a 350 horas/aula. Caso contrário, perdem o benefício.

Com isso, o Projovem tenta ajudar essas pessoas em maio vulnerabilidade social a voltar ao estudo. Ao mesmo tempo, também podem ganhar algum dinheiro.

Embora seja pouco, o valor pode ajudar a comprar alguns itens básicos para casa e ajudar principalmente para essas famílias que vivem em situação de insegurança alimentar.

Aliás, segundo dados divulgados pelo próprio governo federal, o Brasil atualmente tem cerca de 100 milhões de pessoas em situação de segurança alimentar.

Ou seja, essas pessoas têm o que comer hoje, contudo, ainda não sabem se terão o que comer no dia seguinte.

O Projovem foi lançado em 2005, justamente com o propósito de tentar ajudar os jovens que vivem nesta situação de vulnerabilidade social.

Projovem tem duas categorias para adultos

Atualmente, o Projovem tem duas categorias, a urbana e o Projeto Campo – Saberes da terra. O primeiro, como o nome já sugere, é voltado para estudantes quem moram nas cidades, dentro do perímetro urbano.

Por sua vez, o segundo caso é voltado para os jovens que vivem na área rural. Inclusive, esses que moram nessas regiões mais afastadas muitas vezes têm ainda mais dificuldades para ter acesso à escola, o que faz alguns jovens desistirem dos estudos de forma precoce.

Geralmente, são jovens agricultores, que possuem famílias e precisam voltar aos estudos. No entanto, também precisam saber ler e escrever para pleitear uma vaga no Projovem.

Desta maneira, vão conseguir dar sequência aos estudos e buscar uma vida mais digna nos anos seguintes.

projovem-o-que-e-cadastro Projovem 2022: O que é, Cadastro, Como Funciona

Projovem adolescente

Mas o programa do governo federal também tem o Projovem adolescente, para estudantes entre 15 e 17 anos e que também não conseguiram finalizar o ensino fundamental por diversos fatores.

Mas, neste caso, é obrigatório que eles sejam de famílias beneficiárias do Bolsa Família, outro programa de transferência de renda do governo federal, para famílias que vivem na linha de pobreza.

Interessados devem procurar prefeituras

Atualmente, os estudantes que querem fazer parte do Projovem precisam procurar a prefeitura de sua cidade e verificar se fazem parte do programa.

Neste caso, tem que levar todos os documentos necessários para fazer o cadastros e passar por uma averiguação e saber se terão direito de receber o benefício.

Atualmente, o programa é voltado para cidades que possuem mais de 100 mil habitantes. Normalmente, as regiões que sofrem mais com índices de violência precisam desses programas.

Por fim, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens vai além de tudo ajudar a reduzir a criminalidade e conseguir uma ocupação para essas pessoas que, em muitas situações, estão sem rumo e precisam de uma orientação.

Consequentemente, terão uma qualificação melhor, vão poder procurar empregos melhores e, de certa forma, toda a sociedade onde ele vai se beneficiar.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Projovem 2022: O que é, Cadastro, Como Funciona em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.