Acesse Nossas Redes Sociais

INSS

Prova de Vida INSS 2022: Quem Deve Fazer?

Publicado

em

A Prova de Vida do INSS, é o método que foi determinado por lei para evitar fraudes e pagamentos incorretos anualmente. Todos os aposentados, pensionistas e cidadãos que recebem benefícios assistenciais devem fazer a Prova de Vida.

Mas muitos cidadãos não sabem como fazer e se realmente precisam provar, portanto, criamos esse artigo para tirar todas essas e outras dúvidas sobre a Prova de Vida INSS 2022.

prova-de-vida-inss Prova de Vida INSS 2022: Quem Deve Fazer?

O que é Prova de Vida?

A Prova de Vida INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também chamada de Renovação de senha, é obrigatória para todos os segurados do INSS e que recebem pagamento por conta corrente, poupança ou cartão magnético.

Todos os segurados são obrigados por lei a comprovarem que estão vivos, e que podem continuar recebendo os pagamentos do INSS. Para realizar a prova de vida, o cidadão deve comparecer pessoalmente à agência do banco que paga o benefício.

Esse procedimento é utilizado para garantir que os pagamentos estão devidamente regulados e para evitar os casos de fraude, como os familiares que continuam recebendo o benefício de pessoas falecidas, por exemplo.

Quem precisa fazer a Prova de Vida 2022?

A prova de vida do INSS é obrigatória e deve ser feita anualmente, ou seja, a cada 12 meses o beneficiário deve provar que está vivo para continuar a receber o dinheiro mensal pago pelo INSS.

Todos os cidadãos que recebem os pagamentos por meio da conta corrente, poupança ou através do cartão magnético, devem fazer a prova de vida. Todos os aposentados e pensionistas, e os cidadãos que recebem benefícios do INSS, precisam fazer o procedimento.

Aqueles que tiveram o benefício aprovado recentemente, ou seja, há menos de 12 meses, não precisam comprovar que estão vivos.

Já aqueles que não fizerem a comprovação por mais de 12 meses, terão seu benefício bloqueado e só poderão realizar saques do dinheiro após fazer a prova de vida no banco. Após o bloqueio por falta de prova, os pagamentos não serão efetuados pelo período de até 6 meses, ou enquanto o beneficiário não regularizar a pendência.

Aqueles que recebem 2 benefícios, como aposentadoria mais pensão por morte, precisam fazer a prova de vida INSS de cada um deles.

inss-prova-de-vida Prova de Vida INSS 2022: Quem Deve Fazer?

Onde fazer a Prova de Vida?

Existem várias maneiras para conseguir fazer a prova de vida INSS 2022, veja quais são as opções disponíveis:

Em Agência Bancária

A prova de vida pode ser feita presencialmente em uma agência bancária, basta levar o documento original de identificação com foto para apresentá-lo no balcão do banco responsável pelo pagamento do benefício do INSS.

Prova de vida INSS Digital

Para os beneficiários que possuem biometria cadastrada no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), ao obter a CNH ou TSE, podem fazer download do aplicativo “Meu INSS” e “MeuGov.Br” para fazer a prova de vida utilizando o celular.

Prova de Vida em Caixa Eletrônico

Algumas instituições disponibilizam a opção de fazer a prova de vida pelo caixa eletrônico, através da leitura biométrica do segurado. Também será preciso comparecer na agência que faz o pagamento.

Prova de vida pelo Aplicativo do Banco

Essa opção, assim como a prova de vida pelo caixa eletrônico, não está disponível em todas as instituições financeiras. Portanto, é importante que o segurado faça uma consulta das opções que estão disponíveis no banco responsável pelo pagamento dos benefícios.

Prova de Vida por Procuração

Essa opção é voltada para os segurados que possuem dificuldade de locomoção, e nesse caso outra pessoa pode fazer a comprovação em seu lugar, desde que a procuração esteja cadastrada no INSS.

As pessoas que possuem mais de 80 anos de idade, ou as que são portadores de doenças contagiosas, têm direito a essa opção. Para isso, é preciso fazer o cadastro da procuração no INSS antes de ir até o banco responsável pelo benefício.

Prova de Vida em Domicílio

A prova de vida em domicílio é feita com a vida de um representante do INSS, essa alternativa está disponível para os beneficiários com mais de 80 anos ou que possuem dificuldade para se locomover até o local.

Para isso, o parente deve fazer a solicitação da visita do representante do INSS pelo “Meu INSS” ou pelo Telefone 135.

prova-de-vida-inss-quem-deve-fazer Prova de Vida INSS 2022: Quem Deve Fazer?

Prazo da prova de vida INSS 2022

Todos os beneficiários que devem realizar a prova de vida INSS 2022, que deve ser uma vez ao ano no mês de aniversário. Para saber a data de prova de vida, e a situação em que ela está, acesse o aplicativo “Meu INSS” ou ligue para o telefone 135.

É importante ressaltar que caso a prova de vida não seja realizada, os beneficiários não vão receber os pagamentos. Ao ter a suspensão do benefício, o segurado tem a opção de fazer comprovação para conseguir regularizar a situação e voltar a ter os pagamentos.

Após seis meses do término do prazo para comprovação de vida, o benefício será cancelado.

Equipe de Redação do Hábito Pragmático (HPG). Todo conteúdo passa um processo de elaboração, verificação e aprovação antes de ser publicado aqui no HPG e periodicamente os artigos são revisados e atualizados para manter uma informação de qualidade. Pragmático significa Prático, Realista e Objetivo, e é exatamente essa a nossa proposta, fornecer um conteúdo de qualidade, prático e de fácil compreensão.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSS

INSS Consultar Extrato

Publicado

em

Os serviços públicos disponíveis pela internet aumentaram de forma significativa e com o objetivo de melhor atender o cidadão. Cidadão esse que a pouco tempo só tinha atendimento presencial para resolver os seus problemas, mas hoje vamos falar um pouco mais sobre a possibilidade de consultar o extrato do INSS online, isso significa dizer que toda vez que você precisar dessas informações, não precisa ir até uma agência, pelo site você consegue resolver isso.

inss-consultar-extrato INSS Consultar Extrato

Além de conseguir resolver a sua consulta do extrato do INSS, você também terá outras opções de serviços disponíveis pela internet, tudo isso dentro de um site chamado Meu INSS. Além de ter a opção de site, você também encontra um aplicativo para poder baixar e utilizar os serviços. Recomendamos que você escolha aquela opção que melhor atende para você, isso significa dizer que a solução estará disponível para ser acessada pelo computador ou através de celulares.

INSS Consultar Extrato

Através da consulta online do extrato do INSS, é que o beneficiário tem conhecimento sobre todo o extrato de pagamento daquele benefício que ele recebe por esse órgão. O Instituto Nacional do Seguro Social é responsável hoje pelo pagamento de inúmeros benefícios para brasileiros em todo o Brasil, com isso, ele acabou abrindo agências de atendimento em várias partes do país, mas acontece que nem sempre elas são suficientes para atender todas as demandas.

Foi pensando na praticidade para o segurado, na melhoria dos serviços públicos e até mesmo na melhoria do tempo de atendimento das agências foi que o site foi criado junto com o aplicativo e vários serviços estão sendo disponibilizados a cada mês. É muito importante acompanhar a evolução desse serviço porque ele vai ganhando o incremento, isso significa dizer que algumas novas possibilidades podem ser agregadas por lá.

Independente de qual seja o motivo pelo qual você tem hoje a necessidade de consultar o extrato de pagamentos dos benefícios do INSS, saiba que essa consulta pode ser feita pelo site ou pelo aplicativo. Outro detalhe que gostamos de esclarecer é quanto à gratuidade desse serviço, isso significa que consultar as informações online não vai te gerar nenhum custo:

  • A consulta é online e gratuita
  • Ela fica disponível tanto pelo site oficial ou o aplicativo
  • O app está disponível para celulares com Android e iOS
  • A consulta pode ser feita em qualquer dia da semana e em qualquer horário

São poucas as limitações quando falamos de qualquer serviço online e esse pode ser considerado um dos principais fatores que motivam as empresas privadas e os órgãos públicos a criarem soluções por lá. Caso você ainda não conheça, não deixe de entrar para conferir as informações, no próximo tópico iremos trazer mais detalhes sobre o funcionamento.

consultar-extrato-inss INSS Consultar Extrato

Meu INSS

Falamos um pouco dessa solução anteriormente, mas agora vamos entrar mais no detalhe para você entender bem as soluções que você encontra disponíveis nele. Só aumenta o número de pessoas utilizando esse serviço porque ele realmente fornece praticidade para que possamos resolver o que precisamos e consultar as informações do dia a dia, tudo está relacionado aos benefícios que você tem perante o INSS.

Vamos dar uma olhada então das opções de soluções que você encontra por lá:

  • É possível consultar o calendário de pagamentos dos benefícios
  • Emitir guia de pagamento GPS
  • É possível comunicar acidente de trabalho
  • É possível fazer o agendamento de perícia
  • É possível fazer a inscrição no INSS

A lista de possibilidades que você pode fazer dentro desse site ou aplicativo é bastante grande, o que mencionamos acima é apenas um resumo do que você encontra por lá, por isso recomendamos que você acesse o serviço para poder conhecer de perto e entender como ele pode te ajudar no dia a dia. As opções são ainda mais completas do que as que colocamos acima.

Ainda não acessou o site ou app? Veja como funciona:

Esses dois serviços ficam disponíveis de forma gratuita para que as pessoas possam consultar.

extrato-inss-consultar INSS Consultar Extrato

Extrato de Pagamento de Benefício do INSS

Será no site ou no aplicativo do meu INSS que as pessoas poderão fazer a consulta do extrato de pagamentos de benefícios do INSS. Como falamos anteriormente, o serviço é gratuito e fica disponível para ser utilizado em qualquer dia da semana e em qualquer horário. Ocorre que para fazer a consulta do extrato é necessário se cadastrar ou fazer um login caso você já seja cadastrado.

Siga as orientações abaixo para você entender como funciona essa consulta:

  • Entre no site ou acesso o MEU INSS pelo aplicativo: www.meu.inss.gov.br
  • Faça seu login, caso não seja cadastrado, faça seu cadastro
  • Na área logada, você deverá pesquisar o Tipo do Benefício ou digite a palavra “extrato”
  • Ao digitar a palavra “extrato”, o sistema vai listar todos os benefícios que tem a opção de emissão de extrato online
  • Depois de selecionar qual tipo de extrato deseja, o próximo passo é clicar no botão Avançar e seguir os passos.

Como não existe só um tipo de benefício, primeiro você vai ter que procurar os extratos disponíveis e ver qual deles tem relação com com o que você está procurando neste momento.

Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.