Acesse Nossas Redes Sociais

INSS

Prova de Vida INSS 2022: Quem Deve Fazer?

Publicado

em

A Prova de Vida do INSS, é o método que foi determinado por lei para evitar fraudes e pagamentos incorretos anualmente. Todos os aposentados, pensionistas e cidadãos que recebem benefícios assistenciais devem fazer a Prova de Vida.

Mas muitos cidadãos não sabem como fazer e se realmente precisam provar, portanto, criamos esse artigo para tirar todas essas e outras dúvidas sobre a Prova de Vida INSS 2022.

prova-de-vida-inss Prova de Vida INSS 2022: Quem Deve Fazer?

O que é Prova de Vida?

A Prova de Vida INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também chamada de Renovação de senha, é obrigatória para todos os segurados do INSS e que recebem pagamento por conta corrente, poupança ou cartão magnético.

Todos os segurados são obrigados por lei a comprovarem que estão vivos, e que podem continuar recebendo os pagamentos do INSS. Para realizar a prova de vida, o cidadão deve comparecer pessoalmente à agência do banco que paga o benefício.

Esse procedimento é utilizado para garantir que os pagamentos estão devidamente regulados e para evitar os casos de fraude, como os familiares que continuam recebendo o benefício de pessoas falecidas, por exemplo.

Quem precisa fazer a Prova de Vida 2022?

A prova de vida do INSS é obrigatória e deve ser feita anualmente, ou seja, a cada 12 meses o beneficiário deve provar que está vivo para continuar a receber o dinheiro mensal pago pelo INSS.

Todos os cidadãos que recebem os pagamentos por meio da conta corrente, poupança ou através do cartão magnético, devem fazer a prova de vida. Todos os aposentados e pensionistas, e os cidadãos que recebem benefícios do INSS, precisam fazer o procedimento.

Aqueles que tiveram o benefício aprovado recentemente, ou seja, há menos de 12 meses, não precisam comprovar que estão vivos.

Já aqueles que não fizerem a comprovação por mais de 12 meses, terão seu benefício bloqueado e só poderão realizar saques do dinheiro após fazer a prova de vida no banco. Após o bloqueio por falta de prova, os pagamentos não serão efetuados pelo período de até 6 meses, ou enquanto o beneficiário não regularizar a pendência.

Aqueles que recebem 2 benefícios, como aposentadoria mais pensão por morte, precisam fazer a prova de vida INSS de cada um deles.

inss-prova-de-vida Prova de Vida INSS 2022: Quem Deve Fazer?

Onde fazer a Prova de Vida?

Existem várias maneiras para conseguir fazer a prova de vida INSS 2022, veja quais são as opções disponíveis:

Em Agência Bancária

A prova de vida pode ser feita presencialmente em uma agência bancária, basta levar o documento original de identificação com foto para apresentá-lo no balcão do banco responsável pelo pagamento do benefício do INSS.

Prova de vida INSS Digital

Para os beneficiários que possuem biometria cadastrada no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), ao obter a CNH ou TSE, podem fazer download do aplicativo “Meu INSS” e “MeuGov.Br” para fazer a prova de vida utilizando o celular.

Prova de Vida em Caixa Eletrônico

Algumas instituições disponibilizam a opção de fazer a prova de vida pelo caixa eletrônico, através da leitura biométrica do segurado. Também será preciso comparecer na agência que faz o pagamento.

Prova de vida pelo Aplicativo do Banco

Essa opção, assim como a prova de vida pelo caixa eletrônico, não está disponível em todas as instituições financeiras. Portanto, é importante que o segurado faça uma consulta das opções que estão disponíveis no banco responsável pelo pagamento dos benefícios.

Prova de Vida por Procuração

Essa opção é voltada para os segurados que possuem dificuldade de locomoção, e nesse caso outra pessoa pode fazer a comprovação em seu lugar, desde que a procuração esteja cadastrada no INSS.

As pessoas que possuem mais de 80 anos de idade, ou as que são portadores de doenças contagiosas, têm direito a essa opção. Para isso, é preciso fazer o cadastro da procuração no INSS antes de ir até o banco responsável pelo benefício.

Prova de Vida em Domicílio

A prova de vida em domicílio é feita com a vida de um representante do INSS, essa alternativa está disponível para os beneficiários com mais de 80 anos ou que possuem dificuldade para se locomover até o local.

Para isso, o parente deve fazer a solicitação da visita do representante do INSS pelo “Meu INSS” ou pelo Telefone 135.

prova-de-vida-inss-quem-deve-fazer Prova de Vida INSS 2022: Quem Deve Fazer?

Prazo da prova de vida INSS 2022

Todos os beneficiários que devem realizar a prova de vida INSS 2022, que deve ser uma vez ao ano no mês de aniversário. Para saber a data de prova de vida, e a situação em que ela está, acesse o aplicativo “Meu INSS” ou ligue para o telefone 135.

É importante ressaltar que caso a prova de vida não seja realizada, os beneficiários não vão receber os pagamentos. Ao ter a suspensão do benefício, o segurado tem a opção de fazer comprovação para conseguir regularizar a situação e voltar a ter os pagamentos.

Após seis meses do término do prazo para comprovação de vida, o benefício será cancelado.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Prova de Vida INSS 2022: Quem Deve Fazer? em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Equipe de Redação do Hábito Pragmático (HPG). Todo conteúdo passa um processo de elaboração, verificação e aprovação antes de ser publicado aqui no HPG e periodicamente os artigos são revisados e atualizados para manter uma informação de qualidade. Pragmático significa Prático, Realista e Objetivo, e é exatamente essa a nossa proposta, fornecer um conteúdo de qualidade, prático e de fácil compreensão.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.