Quanto custa arrumar um celular que caiu na água em 2023?

Não saber quanto custa arrumar um celular que caiu na água é algo que pode trazer muita preocupação, afinal, nunca sabemos exatamente qual componente do aparelho pode apresentar falhas e quanto isso poderá custar.

Mas, apesar de ser uma situação delicada, há algumas medidas que podem ser tomadas para tentar recuperar o celular que caiu na água. Neste artigo, discutiremos as principais dicas e precauções a serem tomadas para tentar recuperar o aparelho em caso de contato com a água.

quanto-custa-arrumar-um-celular-caiu-na-agua.jpg Quanto custa arrumar um celular que caiu na água em 2023?
Quanto custa arrumar um celular que caiu na água?

Um celular cair na água é algo muito comum e o aparelho poderá ser danificado facilmente. As consequências podem ser o mau funcionamento da tela e os botões, bateria e alto-falantes. Em muitos casos o celular chega a parar de funcionar por completo.

Geralmente, após acontecer o acidente que ocasionou a entrada da água no aparelho, poderá aparecer problemas como:

  • Os botões precisam ser pressionados com força ou não funcionam
  • Microfone para de funcionar
  • Vidro poderá se soltar da moldura
  • Mancha de água na tela
  • Telefone vai parar de buscar rede
  • A câmera fica inutilizável

O pior é que o celular caiu na água e está muito danificado. Neste caso, podem ocorrer avarias muito graves que requerem reparações mais complexas.

O trabalho de reparo varia de acordo com o grau de dano. Isso inclui o número de peças a serem substituídas, banhos químicos e mão de obra.

O banho químico é o procedimento de limpeza das placas do aparelho, ele é feito em uma banheira ultra sônica, com objetivo de soltar a ferrugem e o zinco causados pela oxidação. O valor desse banho varia entre R$100,00 e R$250,00, de acordo com o modelo do celular e o estado de oxidação.

Depois de lavado na unidade, ele é limpo novamente e o resíduo é removido manualmente por um técnico. Em seguida, a prancha é seca com ar quente.

A substituição da placa, tela ou bateria depende do modelo do smartphone. Você pode se preocupar em substituir a placa-mãe. É caro, então provavelmente não vale a pena consertar.

O custo estimado das reparações só pode ser determinado com precisão após a análise dos danos. Os valores variam muito, dependendo da complexidade da situação.

O valor do reparo está ligado a ele, retirar o aparelho da água rapidamente, remover a bateria e secar o aparelho faz muita diferença. Quanto mais água entrar no aparelho, menor será a chance de restauração e funcionamento do dispositivo.

A resposta para a pergunta, depende do tipo de líquido que entrou no aparelho e os danos causados. Um celular que caiu na água do mar, por exemplo, terá problemas muito maiores.

Todos os celulares tem conserto?

Não há garantia de que o aparelho voltará a funcionar após o banho químico. No entanto, a única maneira de conhecer o programa é implementá-lo.
Quando o celular cai na água, muitas pessoas buscam soluções caseiras para reparar os danos. Contudo, nem sempre as dicas funcionam, e muitas ainda podem piorar o problema.
É melhor procurar suporte técnico profissional e confiável para entender as oportunidades de recuperação. Quanto mais tempo as pessoas demoram para pegar o aparelho e pedir ajuda, menores serão as chances de sucesso. A oxidação dos componentes internos ocorre muito rapidamente.

vale-a-pena-arrumar-celular-que-caiu-na-agua.jpg Quanto custa arrumar um celular que caiu na água em 2023?
Vale a pena arrumar um celular que caiu na água em 2023?

De uma forma geral, caso o valor para arrumar um celular que caiu na água em 2023 for maior que 30% do valor do aparelho novo, no mesmo modelo, não vale a pena.

As peças de reposição dos aparelhos antigos são mais difíceis de serem encontradas. Consequentemente, o reparo exige peças usadas, podendo gerar problemas num futuro não muito distante.

Quando o reparo exige a troca de várias peças, é inviável realizar o conserto do aparelho. Outra consideração, no entanto, é restaurar arquivos e fotos do seu telefone. Além dos reparos, os técnicos também podem fazer backup de tudo no seu telefone.

É importante pesar todos os valores (custo do conserto x custo do novo equipamento) antes de tomar uma decisão.

dicas-para-recuperar-celular-que-caiu-na-agua.jpg Quanto custa arrumar um celular que caiu na água em 2023?
Dicas para recuperar celular que caiu na água

Se o seu celular caiu na água, é importante agir rapidamente para tentar recuperá-lo. Seguem algumas dicas que podem ajudar:

  • Desligue o celular imediatamente: Quando o celular entra em contato com a água, a primeira coisa que você deve fazer é desligá-lo o mais rápido possível. Isso pode evitar que a umidade danifique os componentes internos do aparelho.
  • Remova a bateria (se possível): Se o seu celular permitir que você remova a bateria, retire-a imediatamente após desligar o aparelho. Isso pode ajudar a evitar que a energia seja enviada aos componentes internos e cause mais danos.
  • Remova os cartões SIM e de memória: Retire também os cartões SIM e de memória, para que você possa secar a água que pode ter entrado nos slots.
  • Seque o celular com um pano seco ou absorvente de papel: Enxugue o exterior do celular com um pano seco ou absorvente de papel para remover o excesso de água. Evite usar fontes de calor, como secadores de cabelo, pois isso pode danificar o aparelho.
  • Coloque o celular em um saco de arroz cru: Coloque o celular em um saco de arroz cru, que pode ajudar a absorver a umidade restante. Deixe o celular no saco de arroz por pelo menos 24 horas antes de tentar ligá-lo novamente.
  • Leve o celular a uma assistência técnica: Se o celular ainda não estiver funcionando após esses passos, é importante levar o aparelho a uma assistência técnica para avaliar o dano e as opções de reparo.

Sendo assim, no geral é importante agir rapidamente, desligar o celular, retirar a bateria, os cartões SIM e de memória, secar o aparelho e colocá-lo em um saco de arroz cru. Se mesmo assim o celular ainda não estiver funcionando, é recomendável levar o aparelho a uma assistência técnica especializada.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Quanto custa arrumar um celular que caiu na água em 2023? Em 2024 teremos novidades!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário