Acesse Nossas Redes Sociais

Carreira

RAIS 2022 eSocial: Consulta

Publicado

em

O RAIS, como é chamado, é o Relatório Anual de Informações Socioeconômicas, o qual é solicitado, todo ano, para pessoas jurídicas ou então, pessoas que empregam outras. Dessa forma, os órgãos governamentais podem obter informações estatísticas sobre os trabalhadores de seu país, como por exemplo, a quantidade de empregos formais, taxa de demissão, quantidade de pessoas desempregadas, etc. A entrega do RAIS por parte da empresa é um dos requisitos para que o trabalhador consiga receber o abono salarial, e assim é um documento muito importante. O que acontece muitas vezes, é que o trabalhar tenta receber seus benefícios mas não consegue por seus dados não baterem com os inscritos no RAIS.

Por isso, se ficou quer saber como consultar o RAIS 2022, é só continuar lendo este artigo que nós te ensinaremos todas as formas de fazer essa consulta.

rais-consulta RAIS 2022 eSocial: Consulta

Consulta do RAIS 2022

Como foi dito, a empresa que emprega outras pessoas, deve todos os anos, emitir um RAIS, e este irá conter informações importantes sobre seus trabalhadores. Dessa forma, através desse documento o governo controla e obtém diversas informações sobre os trabalhadores brasileiros. Por isso, é muito importante que o contratante emita o RAIS com informações verídicas e atualizadas, pois quando o trabalhador for receber algum benefício vinculado a questões trabalhistas, os dados serão conferidos de acordo com o que consta no RAIS.

Dessa forma, se você é um trabalhador e gostaria de consultar o seu RAIS 2022, você pode seguir os passos descritos abaixo:

  1. Inicialmente, acesso o site do RAIS 2022;
  2. Já dentro da página, clique em “Sobre o RAIS” ou “Declaração já entregue”;
  3. Posteriormente, clique em “Consultar trabalhador”;
  4. E por fim, forneça o seu número PIS e o código que será fornecido pela imagem;
  5. Pronto! Dessa forma você consegue ter acesso ao seu RAIS, além de saber a data de emissão do RAIS pelo seu empregador.

rais RAIS 2022 eSocial: Consulta

Consulta CNPJ RAIS 2022

Uma informação importante é que toda empresa que esteja em funcionamento no momento precisa fazer a emissão do RAIS todos os anos para que esteja em dia com todos os seus documentos e não venha a passar por futuros problemas em relação a isso. Microempreendedores que possuam empregados em sua emprega também precisam fazer essa emissão, ou seja, qualquer empresa que tiver empregados precisa do RAIS. Até mesmo órgãos do governo precisam do RAIS, isso porque eles também entram para fins estatísticos, por exemplo.

Dessa maneira, uma outra forma de realizar a consulta do RAIS 2022 é através do CNPJ da empresa. Para isso, poucas informações são necessárias além do CNPJ e você pode fazer seguindo os passos abaixo:

  1. Primeiro, acesso o site do RAIS, como no passo anterior;
  2. Coloque todas as informações necessárias para prosseguir;
  3. Identifique o ano base que você gostaria de acessar. Além disso, coloque também o nome do responsável pela empresa e seu CPF, o CNPJ e outros dados que são solicitados;
  4. Por fim, clique em “Enviar”.

Pronto, através disso, você consegue ter acesso a todas as informações do RAIS do ano de interesse. Assim, é possível verificar se todas as informações emitidas pela empresa são verídicas e se a sua situação está atualizada, evitando problemas futuros.

RAIS Negativa 2022

Um termo muito utilizado que muitas pessoas não sabem o significado é o “RAIS negativa”. Bom, esse termo designa uma declaração de que determinada empresa não possuiu empregados ou esteve fora de atividade dentro de um determinado ano base. Ou seja, esse termo vale para CNPJ’s que não apresentaram funcionários ao longo de um determinado ano ou que estiverem parados como empresa.

Dessa forma, se você possui um empresa, mas durante determinado ano não possuiu empregados e não contratou ninguém, ou mesmo se você decidiu não trabalhar com aquela empresa naquele ano, ainda assim é necessário emitir o RAIS, que no caso seria o RAIS negativa. E para fazer isso, você deve:

  1. Acessa o site do RAIS na parte de RAIS negativa;
  2. Fornecer todos os dados necessários;
    • Em geral é preciso fornecer razão social, CNPJ da empresa e algumas outras informações;
  3. Por fim, clique em “Continuar” e prossiga de acordo com as instruções do site.

Uma informação importante é que os microempreendedores precisarão emitir RAIS apenas se tiverem funcionários ou tiverem contratado alguém. No caso disso não ocorrer, não é necessário emitir o RAIS negativo, esse é reservado apenas para empresas que não são micro.

consulta-rais RAIS 2022 eSocial: Consulta

RAIS desatualizada 2022

Uma situação que pode ocorrer é a empresa não ter emitido ou declarado o RAIS dentro do limite de data estipulado pelo governo em determinado ano (é importante lembrar que em um ano as informações colocadas no RAIS sempre são do ano anterior). Nesse caso, a empresa que não declarou o RAIS precisará arcar com uma multa que está dentro da lei.

Por isso, é muito importante que todas as empresas se atentem ao prazo para declarar o RAIS durante o ano, caso contrário deverão arcar com as penalidades pela não declaração.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news RAIS 2022 eSocial: Consulta em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Isabela Costa é natural da cidade de Petrolina/PE, está cursando direito na UniFTC de Petrolina. Mulher empoderada, está sempre antenada com os assuntos do momento, daí veio sua vocação para escrever, tem facilidade na escrita de qualquer assunto. É feminista e vegana e nas horas vagas faz trabalho voluntário em ONGs de sua cidade. Caso queira entrar em contato com Isabela, comente em uma publicação ou envie um e-mail para [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.