Redator: Salário em 2023, O que faz e vagas abertas

Atualmente existem diversas profissões disponíveis no mercado, especialmente profissões que permitem trabalhar de casa. Uma delas é a de Redator. Talvez você tenha alguma ideia do que se trata ou nunca tenha sequer ouvido falar sobre. Independente do grupo ao qual você pertence, no artigo de hoje você vai descobrir o que um redator faz, qual o salário atual e como encontrar vagas abertas.

Quem sabe você não se identifica ou conhece alguém que precisa das dicas presentes no nosso texto? Continue com a gente até o final e faça uma boa leitura.

o-que-faz-um-redator Redator: Salário em 2023, O que faz e vagas abertas

Profissão: Redator

Redator, como o próprio já indica, refere-se aos profissionais que trabalham diretamente com a redação de textos, ou seja, são escritores, na maioria das vezes informais ou independentes. Ou seja, grande parte dos redatores não trabalham em uma única empresa, com contrato ou no formato CLT, mas sim como freelancers.

Essa forma de trabalhar garante ao redator uma rotina independente e com mais liberdade, com a possibilidade de escolher os próprios horários e quais trabalhos escolher ou recusar. Um redator pode trabalhar em diversas áreas, com textos que variam entre mais simples e mais complicados, que podem estar relacionados a questões acadêmicas, textos sobre famosos ou sobre outros temas em blogs e até mesmo legendas em redes sociais.

Para ser um redator de qualidade em 2023, é preciso possuir habilidades de escrita, relacionadas não apenas as normas da Língua Portuguesa padrão, mas também a criatividade, além de conhecimento sobre os mais diferentes temas, para que consiga escrever sobre todos os temas propostos.

Atualmente, com a ascensão da redes sociais, a atuação de um redator é bastante bem-vinda, e pode facilitar a vida de profissionais como médicos, psicólogos, entre outros, que precisam estar presentes no mundo online, sem abrir mão do período de trabalho no mundo real. Nesse caso, os redatores podem se comunicar de maneira mais assertiva, usando seus talentos de escrita.

como-ser-um-redator-freelancer Redator: Salário em 2023, O que faz e vagas abertas

Qual o salário de um redator em 2023

Para definir o salário de um redator em 2023, é preciso saber de que maneira ele atua, ou seja, se trabalha em alguma empresa específica ou se trabalha por conta própria, fazendo textos para diferentes pessoas ou empresas. Além disso, é preciso considerar qual a rotina de trabalho dessa pessoa, quantos textos escreve por dia ou por semana e quanto cobra por eles.

É possível dizer que o próprio redator que faz o seu salário, organizando sua própria rotina, definindo sua própria carga horária de trabalho. Além disso, o nível de profissionalismo do redator também será considerado, assim como suas experiências anteriores.

Na maioria das vezes, os redatores determinam o valor de seu trabalho com base na quantidade de caracteres ou palavras usadas no textos. O valor pode ser pago semanal ou mensalmente, ou, caso seja um trabalho isolado, pode ser feito metade antes e metade após o término ou mesmo com todo valor após a entrega, caso confie no seu contratante.

Existem, inclusive, alguns sites que podem auxiliar novos redatores a colocarem um valor no seu trabalho, baseado nas características citadas anteriormente. Quanto mais conhecimento sobre texto e  também sobre sobre internet, maiores as oportunidades e também o valor dos serviços. O conhecimento sobre o mundo virtual pode ser importante principalmente quando se trata de textos feitos para redes sociais, por exemplo, que possuem o intuito de alcançar mais seguidores, leitores ou clientes.

Se você ou está pensando em se tornar um redator  e deseja ter um bom salário em 2023, o primeiro passo é se profissionalizar ou especializar nessa área, buscando ser o melhor possível nessa função. Algumas áreas de formação podem facilitar consideravelmente a atuação como redator, como acontece no curso de Letras ou de Jornalismo, por exemplo, que possuem bastante relação com leitura e escrita de textos.

qual-o-salario-de-um-redator Redator: Salário em 2023, O que faz e vagas abertas

Como encontrar vagas abertas para redator

Existem diversas opções quando o assunto é encontrar vagas abertas para redator, e a maior parte delas certamente envolve a internet. A primeira e mais simples, é através das suas redes sociais. Permita que seus amigos, familiares e seguidores saibam o que você faz. Dessa maneira, além de contratarem seus serviços, eles poderão indicar o seu trabalho.

Você também pode fazer uso de sites ou aplicativos que permitem que você faça anúncios de seus serviços. Assim, as pessoas interessadas vão poder entrar em contato com você através do anúncio, informar qual o trabalho que precisam, e vocês poderão negociar o valor, data de entrega, entre outros detalhes importantes.

Outra opção bastante útil para encontrar vagas abertas para redator e para outros trabalhos é através de sites específicos para encontrar vagas de emprego, como é o caso do LinkedIn, por exemplo. No site é possível ativar notificações para vagas que você tem interesse e você pode se cadastrar nas vagas abertas que mais se adequarem a seu perfil.

Uma última dica é criar um portfólio com alguns dos seus melhores textos. Muitas empresas costumam solicitar um aos seus candidatos para conhecerem o estilo de escrita de seus possíveis funcionários.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Redator: Salário em 2023, O que faz e vagas abertas Em 2024 teremos novidades!

Daiane Rúbia é graduada em Letras, possui experiência em sala de aula e hoje em dia atua como escritora/redatora de grandes sites (como o HPG) e também em redes sociais, sobre os mais diversos assuntos. Ficou interessado no trabalho ou deseja enviar uma mensagem? Entre em contato via e-mail em: [email protected]. Em caso de dúvidas sobre algum dos textos, deixe um comentário.
Deixe seu comentário