Acesse Nossas Redes Sociais

Governo

Regularização de MEI 2022: Como Fazer Passo a Passo

Publicado

em

A tarefa de regularização de MEI 2022 não é muito complicada, e tudo poderá ser feito online e sem nenhuma dificuldade no portal digital.
Existem vários motivos que podem causar as dívidas no CNPJ de uma pessoa, e quando um deles é por falta de pagamento do DAS, é preciso fazer a regularização de MEI.

Quer entender melhor sobre isso e saber as datas e obrigações? Então continue lendo abaixo o que preparamos para te ajudar neste processo.

regularizacao-de-mei.jpg Regularização de MEI 2022: Como Fazer Passo a Passo

Sobre a regularização de MEI 2022

Para os microempreendedores individuais (MEI), principalmente aqueles que possuem um negócio pequeno, muitas vezes a burocracia pode atropelar todos os planos.
Claro que essa categoria conta com diversas vantagens por ser um modelo simplificado, principalmente no recolhimento de impostos através de uma guia única. Porém, um pequeno descuido pode causar grandes problemas.

As dívidas são os principais fatores por causa deste problema no CNPJ do MEI, principalmente quando o microempreendedor não faz o pagamento do DAS em dia. O valor pode variar de acordo com o tipo de cada empresa, prestação de serviço, comércio ou os dois.

regularizacao.jpg Regularização de MEI 2022: Como Fazer Passo a Passo

Como fazer a regularização de MEI 2022

Para fazer a regularização de MEI 2022, o empreendedor deve acessar o portal do Simples Nacional e solicitar a emissão de um DAS, onde estará o valor pendente de pagamento. Basta acessar e informar o CNPJ para conseguir ver a lista com as informações sobre pendências. Os valores podem ser parcelados, após o pagamento e processamento da dívida, o CNPJ será liberado novamente.

Esse sistema é muito familiar para o MEI, pois é por meio dele que é emitido o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para pagamento mensal. A diferença são as pendências cobradas, ou seja, valores que ainda não foram quitados.

O que acontece se não fizer a regularização de MEI?

Aqueles que não fizerem a regularização de MEI em 2022 podem ter o CNPJ cancelado, mas acalme-se, existe um determinado tempo.
O cancelamento só é feito por meio de uma solicitação do próprio empreendedor, ou no caso da empresa permanecer 2 anos sem fazer o pagamento dos impostos e sem entregar as Declarações Anuais Simplificadas (DAS).

A respeito da quitação do imposto, de acordo com a regra estabelecida pelo Governo Federal, os microempreendedores individuais com dívidas referentes ao ano de 2016 ou anteriores, que não tiverem com o pagamento ou parcelamento realizado, serão incluídos na dívida ativa.

reularizacao-mei.jpg Regularização de MEI 2022: Como Fazer Passo a Passo

Calendário para regularização de MEI 2022

Confira todas as obrigações destacadas pelo calendário para regularização de MEI 2022 detalhadamente:

  • Obrigação até 31 de janeiro de 2022

As pequenas empresas que são excluídas do Simples Nacional terão até o dia 31 de janeiro de 2022 para regularizar todas as pendencias, além de fazer uma nova adesão ao regime se não tiverem nenhum débito com a Receita Federal ou Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

Esse também será o último dia para que os empreendedores que estão em regimes de tributação e que querem aderir ao Simples Nacional, possam fazer a solicitação da adesão.

  • Obrigações até 31 de março de 2022

Pode-se dizer que a DEFIS precisa ser entregue até dia 31 de março de 2022, sendo de cada ano subsequente da ocorrência que gerou tributos e que estão previsto pelo Simples Nacional.

  •  Obrigações até 31 de maio de 2022

O empreendedor deverá apresentar a Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI), referente ao ano anterior.

  • Emitir boleto mensal

O prazo de vencimento do boleto mensal, para o MEI é todo dia 20 de cada mês, e se cair em feriados ou finais de semana, o vencimento vai ocorrer no primeiro dia útil após a data.

  • Início das atividades

Para aqueles que ainda estão começando de todas as atividades, elas terão 30 dias de prazo para solicitar a regularização, e será contado após o último deferimento da inscrição. O processo de adesão será feito apenas pela internet, através do mesmo portal do Simples Nacional.

Desenquadramento do MEI

O microempreendedor Individual que deixa de cumprir algumas das regras que são exigidas para manutenção da empresa, que pode ocorrer por excesso de faturamento, é necessário deixar essa natureza jurídica para encontrar outro formato para a empresa.
Caso ao decorrer do ano, o empreendedor emita notas fiscais que somem mais do que o limite, no próximo ano entrará como desenquadrado e terá que fazer a Regularização de MEI.

O processo será diferente para aqueles que ultrapassam até 20% do limite ou mais, sendo importante analisar quais são as melhores ações a partir deste ponto. Sendo assim, é muito importante se manter informado sobre as situações que podem colocar o microempreendedor individual como desenquadrado.

Nesse caso, será necessário ter atenção ao calendário para fazer a regularização de MEI 2022, e conseguir evitar ter mais novos problemas com seu CNPJ e acumular pendências financeiras.

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Como Saber se Estou com Nome sujo no SPC e Serasa

Publicado

em

Uma pessoa poderá ter o nome sujo no SPC e Serasa por atraso no pagamento de qualquer conta, seja ela de luz, água, telefone, cartão de crédito e muitas outras.

E quando isso acontece, o CPF estará negativado, e para melhor essa situação, é preciso fazer uma negociação e pagamento da dívida. Quer saber mais sobre como limpar o nome sujo no SPC e Serasa Então continue lendo abaixo!

nome-sujo-spc-e-serasa Como Saber se Estou com Nome sujo no SPC e Serasa

O que é nome sujo no SPC e Serasa

A pessoa que tiver o nome sujo no SPC e Serasa é aquela que comprou um serviço ou produto, e não pagou corretamente. Ela terá o nome apontado na lista dos órgãos de proteção ao crédito, ou seja, os órgãos como SPC Brasil, Serasa, Boa Vista SCPC, e depois será visto como negativado.

Portanto, quando uma empresa não recebe o pagamento em dia de determinado cliente, ela irá emitir o aviso para um ou mais órgãos de proteção ao crédito sobre esta dívida que está pendente.

Eles vão entrar em contato com o consumidor para avisar que o nome será adicionado na lista de proteção ao crédito, caso o pagamento da dívida não seja feito no prazo determinado.

Se esta inclusão realmente acontecer, o nome em questão será apontado nos órgãos como o SPC e Serasa, e o mesmo poderá ser utilizado em consultas de outras empresas que tenham acesso a base de dados e queiram checar o histórico financeiro.

Quando o nome fica sujo no SPC e Serasa?

O nome sujo no SPC e Serasa é consequência do atraso de pagamento de qualquer uma das contas, seja uma despesa de casa como água, luz, aluguel, cartão de crédito e muitas outras.

Desse modo, o nome será incluído na lista dos órgãos, e no primeiro momento de inadimplência o credor já vai poder inserir o nome do devedor no cadastro dos inadimplentes, porém, ele precisa comunicar os outros órgãos.

Veja 7 situações que geralmente causam a negativação do nome no SPC e Serasa:

  • Atraso em carnês
  • Ação Judicial
  • Cartão de credita
  • Cheque sem fundo
  • Falta de pagamento dos empréstimos
  • Dívidas vencidas
  • Protesto do título<

Quando os prazos não são cumpridos, ocorre o aviso sobre o nome na lista de negativados dos órgãos como o SPC.

nome-sujo-spc-serasa Como Saber se Estou com Nome sujo no SPC e Serasa

Consequências de ter nome sujo no SPC e Serasa

É inegável que todos sabemos que ter o nome sujo no SPC e Serasa é algo ruim, afinal, o nome está sendo apontado em qualquer serviço de proteção ao crédito. Porém, nem todos sabem como isso realmente afeta a vida da pessoa.

Estar negativado significa para o mercado que essa determinada pessoa não possui comprometimento em realizar os pagamentos, e assim ela terá dificuldades para conseguir:

  • Empréstimos
  • Financiamentos (seja de imóvel, carros e outros bens)
  • Abertura de conta corrente
  • Adquirir novos cartões de crédito
  • Bloqueio de cheque especial

Além disso, ainda é possível encontrar um dispositivo na CLT que possibilita que os bancários sejam demitidos se eles tiverem com o nome sujo no SPC e Serasa.

nome-spc-serasa Como Saber se Estou com Nome sujo no SPC e Serasa

Como saber se está com nome sujo no SPC e Serasa?

Uma forma eficiente se está com o nome sujo no SPC e Serasa é através de uma consulta do CPF, sendo uma opção disponibilizada nos sites de proteção ao crédito. Fazer essa consulta no Serasa é completamente gratuito, rápido e simples! Veja como fazer isso:

  • Acesse o site do Serasa
  • Vá na opção “Consultar CPF Grátis”
  • Faça seu cadastro (se ainda não tiver) e depois faça o Login
  • Por último, vá na opção “meu CPF” e veja as informações sobre todas as pendências no seu CPF.

Para limpar o seu nome sujo no SPC e Serasa, basta acessar as pendências e negociar as dívidas. Tudo pode ser feito pela internet mesmo, o site é eficiente e simples de ser usado.

Após a negociação, basta fazer o pagamento e acompanhar as pendências e o nível do Score ficando disponível. É muito importante que o interessado em quitar as dívidas tenha um planejamento para conseguir saldar os débitos.

É fundamental ter em mente que não adianta fazer uma negociação e depois não conseguir fazer o pagamento do que foi combinado, pois isso se tornará um acúmulo de contas.

Como saber se o nome está negativado no SPC?

Veja como verificar se o seu nome está sujo no SPC:

  • Faça download do aplicativo (está disponível para Android e iOS) ou site do SPC Consumidor
  • Faça um cadastro com seu nome, CPF, e-mail e telefone para contato
  • Faça a verificação do cadastro por e-mail ou por SMS
  • Posteriormente, confira todas as informações sobre a situação do CPF gratuitamente.

Na plataforma do SPC é possível verificar gratuitamente e de forma rápida, o nível do score e as dívidas que estão em aberto.

Da mesma forma que o outro, basta fazer a negociação e pagamento da dívida para limpar o nome sujo no SPC e Serasa. Lembre-se de ter um planejamento financeiro para não ter novos problemas no futuro, ou acabar acumulando novas dívidas nos órgãos.

Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.