Acesse Nossas Redes Sociais

Carreira

SISU 2022: Novas Regras, Inscrições

Publicado

em

Saiba tudo o que você precisa saber sobre as inscrições para o SISU 2022, programa que dá a oportunidade de os estudantes conseguirem vagas em universidades públicas. Continue lendo para saber todos os detalhes sobre as novas regras e inscrições.

inscricoes-sisu-como-participar SISU 2022: Novas Regras, Inscrições

Novas Regras SISU 2022

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) surgiu em 2010 e é um sistema criado pelo Ministério da Educação (MEC) para ajudar estudantes a conseguirem sua sonhada vaga no ensino superior. Porém, os candidatos devem ter prestado o último ENEM para conseguir se inscrever no programa.

Para participar do SISU 2022 é necessário que o estudante não tenha zerado a prova de redação, se não automaticamente não poderá se inscrever. E claro, treineiros não são permitidos já que apenas os formados no ensino médio podem concorrer às vagas.

O SISU veio para mostrar que independentemente da sua classe social ou condição financeira, com o devido empenho no ENEM é possível conseguir uma vaga e poder entrar numa grande Universidade Federal, obviamente sem se preocupar com custos.

Certamente, sabe-se da situação econômica de milhares de brasileiros que não possuem condições de bancar estudos em universidades privadas, e o SISU é uma ótima chance para essas pessoas.

Gostou da oportunidade? Pois continue lendo a matéria para saber como participar.

como-se-inscrever-no-sisu SISU 2022: Novas Regras, Inscrições

Inscrições SISU 2022

Para fazer sua inscrição para o SISU 2022 é preciso acessar o site oficial do programa (https://sisu.mec.gov.br), pois as inscrições são feitas apenas pela internet. Vale ressaltar que se inscrever é totalmente gratuito.

Porém, para os candidatos ansiosos para conquistar sua vaga no ensino superior, confira o cronograma do SISU 2022 abaixo:

  • Inscrições: fevereiro/março
  • Resultado da chamada única: março
  • Matricula: março
  • Inscrições na lista de espera: março
  • Resultado da lista de espera: março em diante

Como você viu, o prazo de inscrições SISU 2022 está encerrando, então corra para fazer sua inscrição. Caso tenha perdido o prazo, não se preocupe, pois o processo seletivo abre novamente no segundo semestre de 2022 e você terá uma nova oportunidade de participar. Mas, maiores detalhes sobre o processo de inscrição do SISU 2022 do segundo semestre ainda não foram divulgados. Fique atento ao site (https://sisu.mec.gov.br) para saber mais informações.

Continue lendo a matéria para saber mais dicas e informações, de modo a garantir sua inscrição no Sisu.

participar-inscricoes-sisu SISU 2022: Novas Regras, Inscrições

Como participar do Sisu 2022

É importante que você estudante saiba que as vagas do SISU 2022 tem concorrência muito alta, devido à qualidade de ensino já conhecida das universidades públicas e nota máxima no MEC.

Não deixe de conferir sempre o site (https://sisu.mec.gov.br) para saber a situação da sua inscrição. Lembrando que como o estudante pode escolher duas opções de curso (ou até mesmo o mesmo curso em universidades diferentes), são duas oportunidades.

Sisu 2022 Nota de Corte

A nota de corte de cada curso é calculada pelo SISU todos os dias, sendo que esse cálculo é baseado no número de vagas disponíveis e no total de pessoas inscritas naquele determinado curso. Assim, pela nota de corte o estudante já pode conferir sua classificação parcial antes do resulto final definitivo.

Porém, vale dizer que podem existir exceções, visto que algumas instituições têm pesos diferentes para as suas notas. Portanto, nesse caso o SISU já calcula a nota baseado nos critérios daquela instituição.

Resultados e lista de espera: assim que o resultado for liberado no dia 22 de fevereiro, os candidatos que passaram devem acessar o portal do SISU para conferir quais os documentos necessários para a matrícula, que deve ser realizada entre os dias 23 de fevereiro e 8 de março.

As matrículas costumam ser feitas de forma presencial, mas pode ser que algumas universidades optem pela matrícula on-line.

Já os estudantes que infelizmente não foram aprovados em nenhuma das suas duas opções, podem manifestar seu interesse em entrar na lista de espera entre os dias 22 de fevereiro e 8 de março. Porém, na lista só é possível escolher um dos cursos.

A partir do dia 10 de março os candidatos devem acompanhar sua situação na lista de espera diretamente no site da universidade escolhida. Fique de olho!

Lembrando também que existem inúmeras outras oportunidades para que estudantes consigam entrar em um curso de ensino superior. As faculdades privadas oferecem bolsas com seu próprio processo seletivo.

Também é válido conferir o PROUNI (Programa Universidade para Todos), sistema do MEC que oferece bolsas de estudo integrais e parciais para instituições privadas.

Portanto, chances não faltam para estudar e realizar seu sonho de fazer um ensino superior. Boa sorte a todos os candidatos do SISU 2022.

Gostou das dicas apresentadas até aqui? Então não deixe de acompanhar nosso site oficial, atualizado diariamente, para ficar por dentro de dicas sobre inscrição para vestibular, vagas de jovem aprendiz, vagas de emprego, concursos públicos, oportunidades de trabalho, dicas de estudos, dentre outras informações importantes para o seu dia a dia e o de sua família.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news SISU 2022: Novas Regras, Inscrições em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Possui experiência em treinamentos online e elaboração de artigos dos mais diversos temas para portais de notícias online.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.