Acesse Nossas Redes Sociais

Educação

SISU 2022 Segunda Chamada: Edital e Inscrições

Publicado

em

Um dos processos seletivos mais importantes do país é o Sisu. Usar sua nota do Enem para conquistar a tão sonhada vaga em uma universidade é tão fácil que você vai se surpreender. Porém, é preciso saber as datas de abertura para não perder nada.

sisu-segunda-chamada-edital-e-inscricoes SISU 2022 Segunda Chamada: Edital e Inscrições

Pois, apesar de ser simples, o processo ocorre apenas duas vezes no ano. A primeira chamada ocorreu no início do primeiro semestre. Já a segunda chamada do Sisu 2022 está para acontecer em breve, portanto fique ligado no texto a seguir para saber mais sobre.

O que é o Sisu?

Antes de mais nada, vamos explicar o que é e quando o Sisu surgiu no Brasil. Afinal, um pouco de história não faz mal a ninguém. O processo seletivo abrange todas as universidades públicas e junto com o Prouni, vêm auxiliando os jovens brasileiros.

O projeto começou no ano de 2009, buscando uma forma de unificar a seleção para universidades públicas. Porém, foi apenas no ano de 2010 que o serviço passou a ofertar vagas, que no primeiro momento criou 47 mil vagas.

2010 é considerado por muitos um dos momentos mais importantes para a história do país.

Pois além de permitir que jovens de todas as classes sociais entrassem em uma universidade pública, também trouxe um sentido para o Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das provas mais importantes do país.

Em conjunto com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Enem é um dos momentos que o país para. Foi durante o governo do ex-presidente Lula que o Sisu passou a existir.

sisu-segunda-chamada-edital SISU 2022 Segunda Chamada: Edital e Inscrições

Como participar do Sisu

Para que o aluno participe do Sisu ele precisa seguir alguns critérios mínimos. Em primeiro lugar, o aluno precisa ter obtido nota mínima de 450 pontos no Enem e por último não ter zerado a redação.

Esses são requisitos mínimos para participar do projeto, mas ainda existem outros processos que o aluno precisa cumprir. Para conquistar a tão sonhada vaga na universidade, o aluno deve obter uma nota de corte.

Isto é, a menor nota com a qual um concorrente foi considerado classificado. Essa nota varia de curso para curso, e serve como forma de simulação para o aluno. Dessa forma, o aluno consegue descobrir se tem ou não chances de conquistar a vaga.

Por fim, existem as cotas, que buscam tornar o Sisu ainda mais justo. Lembrando que nesse caso, o aluno precisa provar que possui os itens que a cota escolhida pede.

E claro, caso não consiga entrar na universidade na Chamada regular, ainda pode participar da lista de espera e conquistar a tão sonhada vaga. O Sisu veio para ficar e cresce cada ano mais.

Entrar em uma universidade pública nunca foi tão fácil.

sisu-segunda-chamada SISU 2022 Segunda Chamada: Edital e Inscrições

Sisu 2022 Edital

Para sua alegria, o Mec divulgou a poucos dias um novo edital para o Sisu. Agora será para a segunda edição anual do serviço, que ocorre em junho.

Em primeiro lugar, só poderão participar do Sisu 2022 Segunda chamada os alunos que prestaram o Enem 2021.

Além disso, ainda vale alguns termos que falamos acima, como a nota mínima e não ter obtido zero na redação. Outro item que o Sisu possui é a gratuidade da taxa de inscrição.

Diferente do Enem, o Sisu não possui um valor para a inscrição e as universidades permitem que alunos sem internet realizem a inscrição nas instituições.

Sabemos que o Brasil ainda é um país subdesenvolvido e que muitos não tem acesso à internet.

Os horários para realizar a inscrição com uso da internet da universidade são variados e dependem do local.

Inscrições para o Sisu 2022 Segunda chamada

Agora vamos ao ponto principal do nosso texto, saber como realizar a inscrição para o Sisu 2022. O prazo da segunda chamada do Sisu 2022 será dos dias 28 de junho até o dia 1º de julho. Todo o processo ocorre de forma online.

Antes de mais nada, o candidato irá precisar ter em mãos os dados da inscrição para a prova do Enem.

Em geral é pedido apenas o número de inscrição e os dados pessoais do candidato. Com isso em mãos, acesse o site do Portal Acesso Único clicando aqui.

Agora é só procurar pelo curso desejado e a universidade que você deseja cursar. Pronto, você já estará inscrito.

Cabe ressaltar que o serviço muda as notas de corte a partir do primeiro dia de inscrição. Assim sendo, a cada dia, às 0 horas terá uma nota diferente. Esta por sua vez pode ser maior, menor ou até mesmo a única.

Então, nossa dica é para que você mantenha a calma e não fique ansioso, pois sua vaga está sendo concorrida por outros candidatos.

Assim sendo, é só esperar os 3 dias de processo seletivo e conferir se conquistou a tão sonhada vaga em uma universidade pública.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news SISU 2022 Segunda Chamada: Edital e Inscrições em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.