Acesse Nossas Redes Sociais

Cursos Gratuitos

Supletivo 2022 EAD: Como terminar os estudos a distância

Publicado

em

O supletivo é uma modalidade e ensino que permite ao estudante terminar o ciclo estudantil em menor tempo. Mas serve apenas para aqueles que não conseguiram estudar dentro do tempo da idade normal.

supletivo-ead Supletivo 2022 EAD: Como terminar os estudos a distância

Afinal de contas, em muitas situações os jovens precisam largar os estudos para trabalhar e ajudar a família. O que é uma coisa difícil de muitos visualizarem, é a realidade de outras tantas pessoas.

Por isso, o supletivo é uma oportunidade minimizar esses problemas e buscar uma forma prática e mais rápida de se formar.

No entanto, no Brasil, nos últimos anos, também se popularizou o supletivo EAD (Ensino à Distância). Isto é, uma possibilidade de se formar sem precisar sair de casa.

Neste caso, também se torna uma alternativa das mais importantes para quem trabalha e tem pouco tempo de se dedicar mais aos estudos.

Contudo, é necessário ter acesso à internet, o que também nem todos conseguem de forma adequada. Ainda assim, é uma alternativa viável para muitos.

Importância de completar os estudos

Agora, é importante também finalizar os estudos, principalmente no ensino médio, para conseguir empregos melhores e mais qualificados.

Além disso, com o diploma em mãos, é possível também prestar concursos públicos, angariar salários melhores e, consequentemente, garantir melhor qualidade de vida.

Atualmente, para conseguir emprego formal, é importante ter ao menos o ensino fundamental completo.

Caso contrário, possivelmente vai passar a maior parte do tempo e da vida trabalhando de forma informal, sem nenhuma segurança jurídica e sem também garantia de uma aposentadoria digna.

Mas o EaD (Ensino à Distância) chegou para minimizar também esses problemas e, no momento, existem diversas modalidades de EaD.

Na prática, esse formato já existe há muitos anos, antes mesmo da existência da internet. Afinal de contas, o Telecurso 2º Grau, por exemplo, é uma forma de estudar à distância, pela televisão, sem sair de casa.

Isso tudo vai ajudar na inclusão social e no aumento da capacidade de buscar serviço e, como já dito acima, angariar possibilidades de melhores trabalhos no dia a dia.

supletivo-ead-como-terminar-os-estudos-a-distancia Supletivo 2022 EAD: Como terminar os estudos a distância

Programas governamentais

Atualmente, o governo federal possui o Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), criado em 2005.

Na prática, esse programa nacional também visa não só formar o estudante através do EJA (Educação de Jovens e Adultos) como também proporcionar a eles a oportunidade de garantir um ensino profissional de qualidade.

Afinal de contas, essas qualificações vão garantir uma oportunidade a mais de brigar por alguma vaga em um trabalho mais qualificado.

Além disso, um programa como o Proeja ajuda os jovens e adultos e minimizarem as grandes diferenças sociais que existem atualmente na sociedade brasileira.

Isso porque nem todos têm as mesmas condições de igualdade de oportunidade e acabam sofrendo mais para ter esse acesso adequado aos estudos.

Confira, abaixo, os cursos técnicos possíveis oferecidos pelo Proeja, bancado pelo governo federal:

  • 1-   Educação profissional técnica integrada ao ensino médio;
  • 2-   Educação profissional técnica concomitante ao ensino médio;
  • 3-   Qualificação profissional, incluindo a formação inicial e continuada integrada ao ensino Fundamental;
  • 4-   Qualificação profissional, incluindo a formação inicial e continuada concomitante ao ensino Fundamental;
  • 5-   Qualificação profissional, incluindo a formação inicial e continuada integrada ao ensino médio;
  • 6-   Qualificação profissional, incluindo a formação inicial e continuada concomitante ao ensino médio.

Veja o que é feito pelo Proeja, de acordo com os dados divulgados no site do Governo Federal, através do Ministério da Educação:

  • Financiamento para a abertura de cursos do Proeja ofertados nas redes federal e estadual;
  • Elaboração de documentos base da política;
  • Oferta de cursos de formação continuada para profissionais da educação e de cursos de pós-graduação stricto sensu;
  • Inserção contributiva visando melhorar o processo educativo e minimizar a evasão escolar;
  • Incremento de recursos da assistência estudantil da Rede Federal para o atendimento de jovens e adultos matriculados no Proeja e fomento à oferta de curso Proeja FIC Fundamental, junto aos municípios, inclusive, com a articulação de processos de certificação profissional.

supletivo-ead-como-terminar-os-estudos Supletivo 2022 EAD: Como terminar os estudos a distância

Números do supletivo no Brasil

Atualmente, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui cerca de 3 milhões de jovens estudando no EJA (Educação de Jovens e Adultos). Ainda segundo esses dados, os maiores números estão na região nordeste.

Desse modo, são 1,2 milhão de estudantes nesta etapa escolar, em busca da finalização dos estudos. Logo em seguida aparece a região sudeste, onde 928 mil jovens e adultos tentam terminar os estudos.

Estes dados oficiais foram divulgados em 2020 e são os mais atualizados. No entanto, com a pandemia da Covid-19, mais gente deve ter largado os estudos.

Por isso, possivelmente esses números também podem ter aumentado ainda mais nesses dois últimos anos e deverão ser atualizados em novas pesquisas futuramente pelo governo federal.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Supletivo 2022 EAD: Como terminar os estudos a distância em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.