Acesse Nossas Redes Sociais

Serviços

Vistoria Cautelar 2022: Valor, Quem Paga

Publicado

em

Quem está pensando em trocar de automóvel já deve ter se deparado com o termo vistoria cautelar ou lado cautelar como é chamado em algumas regiões.

vistoria-cautelar Vistoria Cautelar 2022: Valor, Quem Paga

Saiba que esse serviço é essencial e tem sido muito procurado pelos comerciantes de veículos atualmente a fim de evitar surpresas desagradáveis na hora de obter um veículo para revenda.

O estado de São Paulo é a região do Brasil que mais solicita esse serviço, onde esse procedimento é realizado há mais de 15 anos tornando-se praticamente obrigatório para quem está adquirindo um carro usado.

Mas, do que se trata? Qual o valor e quem paga a vistoria cautelar 2022? Veremos todas essas questões abaixo, afinal, esse é um assunto muito importante para quem negocia veículos no Brasil. Portanto, leia até o final para entender tudo sobre isso.

O que é vistoria cautelar 2022

A vistoria cautelar é um laudo que é realizado de forma completa nos carros por meio de empresas especializadas no serviço. Por meio dele, as pessoas conhecem todo o histórico de um veículo, desde o primeiro dono até o presente momento.

Por isso, diferentemente da vistoria exigida pelo Detran em vendas de veículos, o laudo cautelar não é obrigatório.

No entanto, a maioria dos comerciantes de automóveis têm incluído esse laudo cautelar quando o proprietário deseja oferecer seu veículo como parte do pagamento de um automóvel vendido naquele estabelecimento.

Portanto, caso seja reprovado na avaliação, a negociação pode até ser cancelada pelo comprador, pois como a vistoria cautelar é mais completa que o laudo de transferência.

vistoria-cautelar-valor Vistoria Cautelar 2022: Valor, Quem Paga

Como funciona a vistoria cautelar 2022

Como foi dito acima, a vistoria cautelar é bem mais completa que o laudo comum de transferência de veículos, pois a análise buscará todos os detalhes do automóvel para saber se já passou por acidentes, enchentes, troca de peças, entre outras questões que podem desvalorizar um automóvel usado.

Algumas empresas oferecem até alguns serviços extras como fazer a relação de todas as peças que foram repintadas, trocadas e até mesmo se o carro sofreu algum pequeno acidente e teve que fazer uma leve pintura, o reparo vai constar no laudo cautelar.

O detalhamento é tão maior nesse tipo de vistoria que a quantidade de tinta em cada parte da carroceria e até mesmo se os airbags foram acionados, essa informação será indicada no laudo ao final do processo.

Ou seja, são checados 250 itens do automóvel em busca de informações, portanto, as chances de desvalorização do automóvel nesse laudo são grandes.

Qual o valor da vistoria cautelar

A vistoria cautelar se popularizou muito nos últimos anos, portanto, as empresas têm se espalhado por todo o território nacional levando até mesmo às práticas irregulares de aprovação pelas instituições que avaliam o laudo do veículo.

Por isso, sempre busque as empresas que são de confiança em sua cidade para realização desse laudo antes de fazer negócio, visto que alguns podem ocultar informações relevantes como a passagem do automóvel por leilões, por exemplo.

Um laudo cautelar feito por empresas renomadas que possuem uma boa reputação junto aos órgãos de trânsito custam em torno de 200 até 250 reais e verifica cerca de 130 itens do veículo. De acordo com a quantidade de verificações, o preço torna-se cada vez maior.

Portanto, o preço é relativo e uma dica importante para economizar é fazer o laudo de transferência junto com a vistoria cautelar, pois como as verificações estipuladas pela vistoria não exigem fotos, a pessoa consegue economizar cerca de 120 reais, em média.

vistoria-cautelar-valor-quem-paga Vistoria Cautelar 2022: Valor, Quem Paga

Quem paga a vistoria cautelar 2022

O primeiro cuidado ao pesquisar um automóvel para comprar é solicitar a verificação do laudo cautelar e se o vendedor não estiver com esse documento, encerre o negócio no mesmo dia. Então, com a vistoria cautelar em mãos, veja em que data a vistoria foi realizada.

O vendedor é quem paga a vistoria cautelar, já que ele é quem está oferecendo o veículo e o consumidor tem todo o direito de saber as condições dos automóveis que estão adquirindo.

Por isso, o nome da empresa deve ser bem confiável e, caso o vendedor se negue a apresentar a vistoria cautelar, saiba que existem muitas concessionárias para você fazer a compra em outro lugar.

Se o carro não tem vistoria cautelar, solicite ao vendedor que ele seja feito por uma empresa da sua preferência, mas não existe uma regra que estabelece isso, mas, nesse caso, quem paga a vistoria cautelar é o comprador se o automóvel teve o laudo aprovado.

Caso o laudo seja reprovado por qualquer uma das condições, quem paga por ele é o vendedor, mas isso deve ser estabelecido antes entre as partes para que não aconteça nenhum problema durante a negociação futura.

Bom, agora que já deu para entender bem o que é vistoria cautelar e qual sua importância, não compre um automóvel antes de ver esse laudo.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Vistoria Cautelar 2022: Valor, Quem Paga em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.