10 cobras mais venenosas com veneno que pode matar
Se você está indo viajar para algum lugar selvagem, é importante saber quais gêneros de cobra são os mais perigosos, para evitar entrar em contato. Além disso, lembre-se de sempre procurar um hospital o mais rápido possível com uma identificação da cobra, para receber o antídoto.
1- Cobra Inland Taipan
A cobra Taipan pertence à família Elapidae e é encontrada nas regiões costeiras e no Outback da Austrália, sendo subdividida em duas subespécies: a Taipan Costeira e a Taipan de Papua
Acredita-se que a Taipan Inland seja a cobra mais venenosa do mundo. Seu veneno é altamente complexo e hemotóxico, o que significa que ele afeta o sangue, causando sua liquefação e destruindo as células sanguíneas, resultando em hemorragias internas. A inoculação desse veneno é feita por meio de duas presas fixas localizadas na parte posterior da boca.
Sua picada é fatal em menos de 45 minutos. Antes do desenvolvimento de antídotos, não havia relatos de sobreviventes de picadas de Taipan. Mesmo com o sucesso no uso de antivenenos, a maioria das vítimas requer uma longa estadia no hospital e cuidados intensivos.
2- Cobra Marrom
A Cobra Marrom tem origem na Austrália. É conhecida por possuir o segundo veneno mais potente entre todas as cobras terrestres, logo após a Inland Taipan. Sua picada é fatal e pode levar à morte da vítima em questão de horas. Apenas uma pequena gota de seu veneno é suficiente para matar uma pessoa, portanto, não se deixe enganar pelo nome aparentemente inofensivo.
Apenas cerca de 1/500 gramas de seu veneno são necessários para matar um adulto humano, o que a torna a espécie mais venenosa de sua categoria. Mesmo os filhotes podem ser letais para um adulto.
A Cobra Marrom é ágil e pode se tornar agressiva em certas circunstâncias. Há relatos de casos em que ela persegue possíveis agressores e os ataca repetidamente. Seu veneno contém neurotoxinas e agentes coagulantes.
3- Cascavel
A cascavel é facilmente reconhecível pelo chocalho em sua cauda e pertence à família das jararacas. Encontrada desde o México até a Argentina, é a única serpente das Américas mencionada nesta lista.
Dentre as espécies de cascavel, seus filhotes são mais perigosos do que os adultos, uma vez que eles não conseguem regular a quantidade de veneno injetado.
A maioria das espécies de cascavel possui um veneno que causa destruição de tecidos, órgãos e distúrbios na coagulação sanguínea. É muito provável que ocorram cicatrizes permanentes em casos de picadas venenosas.
Mesmo com tratamento imediato, a picada de uma cascavel pode resultar em perda de membro ou até mesmo em morte. Dificuldade respiratória, paralisia, salivação excessiva e hemorragias são sintomas comuns.
4- Cobra-da-Morte
Esta cobra é encontrada principalmente no território da Austrália, e também na Nova-Guiné. Seu corpo é pequeno e achatado, e sua cabeça possui um formato triangular, bem similar as víboras. Durante o bote, a cobra injeta entre 40 a 100 mg de veneno, que quando não tratado é quase sempre fatal.
O seu veneno é uma neurotoxina que começa a fazer efeito 6 horas depois da picada, causando paralisia, que gera insuficiência cardíaca.
5- Víbora
As víboras são cobras encontradas em todo o mundo, mas as espécies mais perigosas se encontram no Oriente Médio e na Ásia Central. Estes animais são extremamente velozes, e possuem hábitos noturnos, principalmente após chuvas. O veneno destas cobrar pode provocar uma dor profunda por 2 a 4 semanas, causando descoloração em toda a área inchada.
6- Krait Malasiana
De coloração preta, levemente azulada, a cobra ainda exibe faixas brancas no seu corpo, e mesmo com o antídoto, 50% das mordidas desta cobra são fatais. As cobras possuem o hábito de caça, e até mesmo de canibalismo, consumindo outras de sua própria espécie.
7- Naja
Estas cobras são encontradas principalmente na África, e toda região sul da Ásia, sendo muito conhecidas na internet pelos “encantadores”, que costumam tocar flauta enquanto elas dançam. No entanto, as cobras não possuem audição, e, portanto, não conseguem ouvir a canção do instrumento, e por isso apenas seguem seu movimento. Seu veneno não é injetado pela picada, mas sim espirrado por duas fendas na parte frontal de seus dentes, causando uma irritação na pele.
8- Mamba Preta
Encontradas principalmente no continente africano, a Mamba Preta é extremamente agressiva, capaz de atingir velocidades de até 20 km/h, atacando até mesmo um total de 12 vezes a mesma presa. Uma única dose do seu veneno é capaz de matar até 25 seres humanos adultos, com apenas 120 mg.
9- Serpente do Mar
As Serpentes do Mar são cobras extremamente agressivas encontradas no litoral do Oceano Índico, em Madagascar e na Austrália, sendo responsável por 9 de 10 picadas por cobras no mar. Estas cobras não são capazes de se mover em terra, e seu veneno costuma ser mais brando, uma vez que a quantidade injetada por picada é baixa, mas não se engane, seu veneno pode matar um ser humano por parada cardíaca após 12 horas.
10- Serpente-Tigre
Encontrada principalmente na Austrália, a cobra possui uma neurotoxina mortal, matando a presa em 30 minutos, mas, dependendo do caso, podendo ocorrer entre 6 a 24 horas depois da picada. A cobra possui uma das maiores taxas de mortalidade, entre 60 a 70%.
O site mais atualizado de 2024!