10 Desenhos fáceis de fazer no papel

Olá, caro leitor! Se você é daqueles que sempre gostou de desenhar, mas não possui muitas habilidades manuais para executar essa tarefa, esse artigo é para você! Hoje vamos falar dos dez desenhos mais fáceis de se fazer no papel. Desenhar talvez seja uma das habilidades mais antigas da humanidade. Desde a pré história o ser humano representa sua vida através de desenhos. Um dos maiores exemplos são as pinturas rupestres, que são pinturas que os primeiros seres humanos faziam nas paredes das cavernas, a fim de representar suas vidas, as caças, as dinâmicas sociais e os elementos da natureza. Pode-se observar, portanto, que o ato de desenhar sempre atraiu os seres humanos e sempre foi útil. Se engana quem pensa que desenhos são apenas para representar expressões artísticas. Desenhos também são importantes simbologias utilizadas em trabalhos, sistemas de produção, representações de edificações, entre tantos outros. Que tal saber mais sobre desenhos e sobre os mais fáceis de se fazer no papel? Confira a seguir!

desenhos-no-papel 10 Desenhos fáceis de fazer no papel

Materiais necessários para desenhar

Desenhar pode parecer fácil, mas há muitas técnicas por trás. Um dos principais pontos a ser abordado quando se fala em desenhar são os materiais. Já adianto que bons materiais auxiliam na hora de desenhar e deixam sua obra de arte mais bonita e com melhor qualidade final. Contudo, não é preciso gastar muito para fazer bons desenhos. Técnica e prática, se aliadas a um lápis e um papel, fazem uma belíssima obra de arte.

Para saber quais os materiais que você deve utilizar, você deve primeiro saber quais seus objetivos, isto é, qual a sensação que você quer passar, quais as texturas que você deseja que seu desenho possua, quais as espessuras dos traços e o que será desenhado. Também é importante avaliar qual o melhor papel a ser usado, escolhendo a gramatura e o tamanho ideais. Até mesmo os lápis são diferentes entre si e devem ser escolhidos com cautela. Existem os lápis H, que são “hard”, isto é, duros. Também existem os lápis B, que são “black”, ou seja, pretos. Os mais comuns que são utilizados na escola, por exemplo, são os lápis tipo HB, que mesclam dureza e cor marcante. Os lápis do tipo H são mais duros por possuírem mais argila em sua composição, deixando o desenho com traços mais claros e precisos, enquanto os lápis do tipo B têm mais grafite, o que os torna bem pretos e macios. Também há os lápis F, que têm ponta fina. Em suma, podemos resumir os lápis de modo que:

6B ao 9B – são lápis muito utilizados para sombras mais escuras

5B – tipo de lápis usado para sombras, no geral

4B – muito bom para fazer pelos e cabelos, por ser mais escuros e precisos

3B – usualmente utilizado para texturizar peles

2B e B – muito utilizados para se fazer o esboço do desenho

HB – une as características de maciez e traços escuros, sendo comum para desenhos técnicos

Outro material indispensável é a borracha. Deve atentar para não utilizar borrachas muito ruins, pois elas podem manchar ou rasgar seu desenho. O ideal é uma borracha que te dê firmeza e precisão na hora de apagar.

Canetas também são amplamente utilizadas para desenhos. Há diversos tipos delas. A mais comum talvez seja a famosa caneta “bic”, que é esferográfica e usada para escrita cotidiana, sendo encontrada majoritariamente na cor azul. Contudo, há mais tipos de canetas, como as canetas em gel, canetas rollerball, caneta tinteiro e caneta com ponta de feltro. Esta última está em alta entre os desenhistas pelos seus traços marcantes e a facilidade de uso, tanto em contorno quanto em preenchimentos. A marca mais popular talvez seja a stabilo. Outra marca popular é a Posca, que produz canetas para serem utilizadas nas mais distintas superfícies, como madeira, louça, vidros e paredes, e são muito similares às canetas nanquim.

dez-desenhos-faceis 10 Desenhos fáceis de fazer no papel

Estilos de desenho

Desenhar não é algo tão básico como muitos pensam, apesar de ser simples e divertido. Esse ato tão prazeroso e estimulante para nosso cérebro possui várias nuances, dentre elas o estilo. Há vários estilos e técnicas, como por exemplo o desenho de observação, no qual o desenhista apenas reproduz, com a maior similaridade possível, aquilo que ele vê. Outro estilo bem comum é a caricatura, que exagera traços e comportamentos de pessoas. Os HQ, cartoons e mangás também são exemplos de estilos bem delimitados e singulares.

Mesmo os desenhos mais simples e fáceis podem ter estilo. Seja pelo tipo de traço, pela cor, pela técnica empregada ou qualquer outro fator, não é porque um desenho é mais básico que ele não possui estilo. Afinal, uma flor é um desenho fácil de fazer, mas cada pessoa representa a mesma flor de diferentes modos.

A arte é, sobretudo, uma expressão externa de algo que o artista vive, sente e possui dentro de si. Mesmo que você não se considere um artista, o ato de desenhar sempre colocará para fora muito do que você possui dentro de si, mesmo que você não perceba isso claramente.

desenhos-faceis-papel 10 Desenhos fáceis de fazer no papel

10 Desenhos fáceis de fazer no papel

Confira agora os desenhos mais fáceis!

  1. Flor;
  2. Casa;
  3. Lua;
  4. Sol;
  5. Peixe;
  6. Nuvem;
  7. Pássaro;
  8. Estrela;
  9. Coração;
  10. Árvore.

Bom, agora que você já sabe quais são eles, não perca tempo e vá já fazer o seu desenho!

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news 10 Desenhos fáceis de fazer no papel O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário