10 maiores artilheiros do Vasco

Fala querido leitor! Alguns dos maiores a mais tradicionais time do futebol brasileiro estão concentradas na região sudeste do Brasil, mais especificamente nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde time como o Flamengo, Palmeiras, Corinthians e o próprio São Paulo jogam em grande estilo em campeonatos estaduais, nacionais e mundiais. Outro time de grande importância, em especial em território carioca, é o Vasco da Gama, um time com mais de um século de história e que se trata do quarto maior clube do Rio de Janeiro em questões de títulos, tendo mais de 30 títulos entre os principais campeonatos nacionais e internacionais desde o seu surgimento. Essa história de sucesso foi, logicamente, escrita com muitos jogadores talentosos que ajudaram o time a conquistar os títulos através de seus gols. Nesse artigo, você fica por dentro dos dez maiores artilheiros da história do Vasco. Acompanhe!

dez-maiores-artilheiros-da-historia-do-vasco 10 maiores artilheiros do Vasco

10 – Edmundo

Abrindo a nossa lista de maiores artilheiros da história do Vasco da Gama está o jogador Edmundo, com os seus 138 gols feitos em nome do clube entre partidas oficiais e amistosos. Edmundo teve no total cinco passagens pelo clube entre os anos de 1992 e 2002, tendo iniciado e terminado a sua carreira como jogador profissional no Vasco. Edmundo foi jogador crucial para o time cruzmaltino em títulos importantes, como o Carioca de 92 e o Brasileirão de 97.

9 – Valdir Bigode

O nono maior artilheiro de todos os tempos do Vasco da Gama é Valdir Bigode, com um total de 143 gols pelo clube. O jogador surgiu como pérola do clube no mesmo período de Edmundo, o nosso décimo lugar. Valdir teve duas passagens no clube, uma da década de 90 e outra nos anos 2000, mais especificamente entre 2002 e 2004. Durante o período que ficou no clube, ajudou o Vasco a conquistar 4 títulos do Carioca.

8 – Lelé

Com 147 gols, o oitavo maior artilheiro da história do Vasco é Manuel Peçanha, mais conhecido pelo apelido de Lelé. O jogador atuou pelo cruzmaltina durante a década de 40, entre os anos de 1943 e 1948, tendo ficado com a artilharia do Campeonato Carioca do ano de 1945.

maiores-artilheiros-do-vasco 10 maiores artilheiros do Vasco

7 – Sabará

Os  165 gols de Onofre Anacleto, o Sabará, o colocam na sétima posição como o maior jogador da história do Vasco. Atuante pelo time por mais de uma década e jogando mais de 570 jogos pelo clube entre os anos de 1952 e 1964, o jogador conseguiu ajudar o time a conquistar três Campeonatos Cariocas e um Torneio Rio-São Paulo em uma das épocas de ouro do time.

6 – Vavá

Considerado uma das grandes lendas do Vasco da Gama, Vavá é ainda hoje um dos jogadores mais celebrados pelos torcedores do Gigante da Colina e não poderia ser diferentes se considerarmos os números do jogador. Foram seis anos de atuação pelo Vasco, conseguindo chegar a marca de 191 gols e participando de conquistas de peso para clube.

5 – Russinho e Ipojucan

Dividindo o quinto lugar de maiores goleadores do Vasco estão Russinho e Ipojucan com 225 gols cada um pelo clube. Russinho atuou pelo Vasco por dez anos entre 1924 e 1935, enquanto Ipojucan atuou dez anos depois, também por uma década, entre os anos de 1944 e 1954.

4 – Pinga

O nome do nosso quarto lugar é Pinga, jogador que atuou no time como meia-esquerda e ponta-esquerda entre os anos de 1953 e 1961. Pinga foi grande destaque no time em todas as suas atuações, tendo marcado incríveis 250 gols pelo Vasco. Ainda voltou ao time para atuar como treinador no ano de 1969, porém não teve tanto êxito quanto na sua época de jogador de futebol profissional.

dez-maiores-artilheiros-do-vasco 10 maiores artilheiros do Vasco

3 – Ademir Menezes

Abrindo o nosso top 3 de maiores artilheiros da história do Vasco da Gama está Ademir Menezes, com 301 gols, fazendo dele uma verdadeira lenda da história do clube. Foram duas passagens no Vasco, sendo uma entre 1942 e 1945 e outra entre 1948 e 1956, tendo ajudado o time a conquistar 4 Campeonatos Cariocas nesse tempo e integrado também a Seleção Brasileiro que venceu o Panamericano de 1952.

2 – Romário

Romário é uma verdadeira lenda do futebol brasileiro e foi um verdadeiro sucesso por onde passou, incluindo o Vasco, time pelo qual jogou entre 1985 e 1998, depois entre 2000 e 2002 e, por fim, entre 2007 e 2008. Nesse tempo foram 326 gols pelo Vasco da Gama, sendo o segundo maior goleador, ajudando o time a conquistar 2 cariocas, 1 Copa Mercosul e 1 brasileiro. Além da importante atuação no Vasco, tanto integrou o elenco vencedor da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 94.

1 – Roberto Dinamite

Por fim, o maior artilheiro da história do Vasco é, de longe, Roberto Dinamite, o lendário futebolista que conseguiu marcar incríveis 702 gols através de sua incrível habilidade e faro para o gol. Atuou no time por mais de vinte anos e conseguiu o feito de ser até os dias atuais o maior artilheiro de dois grandes campeonatos do Brasil, com 190 gols no Campeonato Brasileiro e 279  gols no Carioca.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news 10 maiores artilheiros do Vasco O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário