10 maiores desastres naturais do Brasil
Infelizmente no Brasil, já aconteceram diversos desastres naturais, causando tragédias que afetaram muito o meio ambiente e a vida de milhões de pessoas. Sendo assim, o texto de hoje abordará quais foram os 10 maiores desastres naturais do Brasil.
1. Vazamento de óleo do petroleiro Tarik Iba Ziyad
Para começar, falaremos do lamentável vazamento de óleo pelo petroleiro Tarik Iba Ziyad que estava sendo fretado pela Petrobras, que ocorreu por volta dos anos 70 na Baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro. O acidente aconteceu por conta do rompimento do casco do navio, quando ele se encontrava próximo à ilha do Governador, em frente a enseada do Botafogo. A mancha gerada foi de 10 cm de espessura e foi vista em alguns pontos da Baía de Guanabara, o que levou até mesmo à incêndios em alguns lugares. O desastre afetou muito a fauna e a flora local, além de é claro, ter trazido muita poluição para as águas locais.
2. Rompimento da barragem de Mariana
Outro desastre que foi considerado como uma das maiores tragédias ambientais da história do Brasil, foi o rompimento da barragem de Mariana, no estado de Minas Gerais, no final do ano de 2015. Foram mais de 60 milhões de metros cúbicos de rejeitos liberados pela barragem da Samarco, gerando uma onda de lama de mais ou menos 10 metros de altura. Muitas construções foram destruídas e infelizmente muitas pessoas e animais morreram, visto que a cidade de Bento Rodrigues, que ficava a poucos quilômetros da barragem, desapareceu em lama!
3. Incêndio na Vila de Socó em Cubatão
Outro desastre muito triste que aconteceu foi o incêndio de 1984 na Vila São José, em Cubatão, que é uma cidade do interior do estado de São Paulo. O fogo foi causado por um vazamento de gasolina de um oleoduto da Petrobras, que foi rompido devido a uma falha operacional. Assim, a área alagadiça de mangue foi tomada por um grande incêndio, que atingiu até mesmo algumas casas próximas ao local, deixando mais de 3 mil pessoas sem moradia, além de um grande número de mortos.
4. Vazamento de óleo nos Rios Barigui e Iguaçu
Outro acontecimento lamentável foi o vazamento de óleo na região metropolitana de Curitiba, no estado do Paraná, nos Rios Barigui e Iguaçu, que ocorreu em 2000. O vazamento se deu por meio do rompimento de dutos do terminal marítimo de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, durante a sua transferência para Paraná.
5. Incêndio na Ultracargo no Porto de Santos
Um desastre que foi considerado com um dos maiores do Brasil foi o incêndio no litoral do estado de São Paulo, no Porto de Santos. O mesmo aconteceu durante a transferência de tanques de combustíveis, que devido a uma falha operacional, levou a uma explosão. O incêndio gerado durou oito dias até que fosse contido totalmente. O desastre afetou muito a qualidade do solo e das águas, e principalmente à do ar, afetando a saúde de muitas pessoas.
6. Rompimento da barragem em Cataguases
O rompimento da barragem em Cataguases, no estado de Minas Gerais ocorreu em março de 2003 e liberou milhões de litros de licor negro, que é um rejeito industrial escuro resultante da sobra industrial da produção de celulose. O desastre prejudicou muito a flora e a fauna local e afetou muito a vida de milhares de pessoas da região.
7. Vazamento de óleo na Baía de Guanabara
Este vazamento aconteceu também no estado do Rio de Janeiro, na Baía de Guanabara, em 2000, devido ao rompimento de um duto da Petrobras, que levou ao vazamento de milhões de litros de óleo. A mancha de óleo se espalhou por vários quilômetros e prejudicou muito o trabalho de muitas pessoas que viviam da pesca local.
8. Deslizamentos da região serrana do Rio
Outro desastre natural lamentável que aconteceu, foi o deslizamento da região serrana, no estado do Rio de Janeiro, em 2011. Tal tragédia foi resultante do grande volume de chuvas que durou cerca de 12 dias nas cidades de Teresópolis e Nova Friburgo, que devido baixa capacidade de drenagem do solo, levou ao deslizamento das encostas da região graças as chuvas fortes. Infelizmente, centenas de pessoas morreram e milhares ficaram desabrigadas.
9. Rompimento da barragem em Brumadinho
O rompimento da barragem de Brumadinho aconteceu em 2019, no estado de Minas Gerais, e levou à morte de centenas de pessoas. O desastre foi devido a uma falha que fez com que o local que continha os rejeitos de uma mineradora fosse rompido, gerando uma onda de lama tóxica por todo o município.
10. Césio 137 em Goiânia
Para finalizar, tido com o principal acidente radiológico do Brasil, que foi descoberto por conta de dois catadores de lixo venderam um aparelho que encontraram no ferro velho da cidade de Goiânia, no estado de Goiás. O que não sabiam é que dentro deste, havia uma cápsula contendo o elemento radioativo Césio. As consequências foram percebidas um pouco depois, visto que muitas pessoas tiveram contato com o césio, sofreram tonturas e vômitos, sendo que algumas não resistiram e infelizmente morreram.
O site mais atualizado de 2024!