10 maiores ONGs do Brasil em 2024

Fala meu querido leitor, você já ouviu falar sobre ONGs? As Organizações Não Governamentais (ONGs) são instituições sem fins lucrativos, ou seja, são autônomas e caracterizadas por ações de solidariedade. Essas organizações participam do setor terciário, sendo então parte de serviços e comércio.

As pessoas que trabalham em ONG são aquelas que desejam fazer alguma diferença no mundo, fazendo normalmente trabalho voluntário e que desejam fazer parte da solução de problemas. Essas desempenham um papel fundamental na sociedade e no desenvolvimento de muitas causas que são ignoradas, principalmente ligadas ao ambiente e a economia. Pensando nesse assunto, hoje falaremos sobre as 10 maiores ONGs do Brasil em 2024 e as suas características.

10-maiores-ong-brasil 10 maiores ONGs do Brasil em 2024

1. SPDM

Começando nossa lista de maiores ONGs temos a SPDM, Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Essa foi fundada em 1933 e é uma associação civil sem fins lucrativos contando com uma filosofia filantrópica, com sede em São Paulo. A SPDM é considerada como sendo a maior do Brasil com mais de 40 mil colaboradores e presente em mais de 5 estados brasileiros.

Assim, o objetivo dessa ONG é o avanço da medicina e melhoria dos serviços prestados à população direcionados a prevenção de doenças e à promoção da saúde primária daqueles que mais necessitam. Além disso, como essa vem se expandido, está começando a abranger o seu foco para a área de educação e assistência social.

2. ISJB

Em segundo lugar temos o ISJB, a Inspetoria São João Bosco fundada em 1947 com sede no estado de Minas Gerais, mas atuando em outros vários estados do país. A inspetora tem como caráter o educativo-cultural, estando presente em escolas e paróquias. Atuam desenvolvendo programas de educação relacionados a formação e a promoção de garantia de acesso à educação segundo os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei nº 8069/1990) e na Pedagogia Salesiana.

3. Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco ocupa o terceiro lugar e está presente em São Paulo com o intuito de promover a inclusão social por meio da educação.  Instituição conta com atualmente cerca de 4 mil colaboradores, sendo eu seus profissionais trabalham para melhorar as práticas pedagógico-educacionais em diversas escolas do país.

4. SOS Mata Atlântica

Em quarto lugar vem a SOS Mata Atlântica, sedeado em São Paulo e atuando desde 1986 na disseminação da educação, conhecimento e conscientização do porquê é tão importante a preservação do meio ambiente. A ONG tem como principal objetivo a preservação de florestas e possui diversos projetos por todo país.

5. Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social

Em quinto lugar vem o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social foi criado em 1998 e tem a missão de sensibilizar e mobilizar negócios de forma socialmente responsável. Possui principalmente 5 missões, entre elas o intuito de compreender e incorporar o conceito de comportamento empresarial socialmente responsável e demonstrar a sociedade a importância desses.

10-maiores-ong-no-brasil 10 maiores ONGs do Brasil em 2024

6. Instituto Natura

O Instituto Natura é um pouco mais recente do que os anteriores, sendo fundado em 2010. Ocupa o sexto lugar nessa lista, com sede em São Paulo e possuí como missão “criar condições para que cidadãos formem uma comunidade de aprendizagem”. O diferencial dessa ONG é que a empresa Natura conta com uma linha de produtos que parte da sua renda já é diretamente direcionada a ajuda da ONG. Além disso, executam projetos voltados a educação básica do país.

7. Fundação Abrinq

Em sétimo lugar temos a Fundação Abrinq com o objetivo de garantir que todas as crianças e adolescente tenham acesso a todos os seus direitos. Essa foi fundada em 1990 e está atualmente sediada em São Paulo, sendo formada por um grupo de empresários do setor de brinquedos, que consequentemente estão sempre presenteando as crianças que auxiliam com brinquedos de qualidade, que respeitam a segurança.

8. WWF-Brasil

A WWF-Brasil está em oitavo lugar e preza pela conservação da biodiversidade, não só no Brasil, mas em todo mundo, uma vez que atua em diversos países. No Brasil foi vinculada em 1996 e está vinculada a Suíça.

9. SOS Amazônias

A SOS Amazônias é uma ONG brasileira criada na década de 1980 e que atualmente é uma das mais conhecidas do país. Ocupa o nono lugar nessa lista e tem como objetivo defender a Floresta Amazônias, uma vez que essa é alvo de desmatamento. Além disso, preza em promover a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento da floresta. Para tal, atua principalmente em 3 frentes, sendo elas a educação ambiental (demonstrando a importância da floresta), políticas públicas (lutando pelas leis que protegem) e também nas áreas protegidas (para que possam ser cada vez mais ampliadas).

maiores-ong-brasil 10 maiores ONGs do Brasil em 2024

10. IPE

Fechando nossa lista temos o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE). Essa organização preza pela proteção da biodiversidade brasileira, a qual é extremamente rica e muitas vezes acaba se tornando um alvo para o comércio. Possuí frentes de atuação que desenvolvem pesquisas cientificas e inovação socioambiental.

Por fim, se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilha com seus amigos e familiares.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news 10 maiores ONGs do Brasil em 2024 O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário