10 maiores presídios e penitenciárias do Brasil em 2024
O sistema carcerário brasileiro é muito famoso por conta de sua precariedade e principalmente pela superlotação. Milhares de pessoas encontram-se presas atualmente, de modo que o Brasil é considerado como um dos principais países que possuem a maior quantidade de presos, visto que conta com a terceira maior população carcerária do mundo, estando atrás dos Estados Unidos e da Rússia.
Neste contexto, muitos se perguntam quais são as maiores prisões brasileiras, e é para sanar este tipo de dúvida, que preparamos este conteúdo fresquinho para você conferir! Assim, leia tudo até o fim e descubra quais são os 10 maiores presídios e penitenciárias do Brasil em 2024.
1. Presídio Federal de Catanduvas (PR)
Para começar a nossa lista, não poderíamos citar outra penitenciária a não ser a de Catanduvas. Para quem ainda não conhece, o Presídio Federal de Catanduvas fica a cerca de 400 km da capital do Paraná (PR), Curitiba, e consiste na primeira prisão federal de segurança máxima que foi fundada pela União, no ano de 2006. Sendo assim, esta penitenciária tem como objetivo abrigar os presos de alta periculosidade, principalmente no que diz respeito aos chefes das maiores facções do Brasil.
2. Complexo Penitenciário de Gericinó (RJ)
Falando agora de uma das maiores prisões da capital do Rio de Janeiro (RJ), temos que o Complexo Penitenciário de Gericinó, localizado na zona oeste, já chegou a abrigar cerca de 16 mil presos. Tendo em vista que sua capacidade inicial era para abrigar um número em torno de 5 mil detentos, pode-se notar que a superlotação é uma das principais causas dos diversos problemas que acontecem no local, como brigas entre detentos e falta de higiene. Sendo assim, esta penitenciária é tida como uma das mais perigosas do país.
3. Complexo Penitenciário São Luís (MA)
Indo agora para o nordeste, temos que uma das maiores prisões de lá consiste no Complexo Penitenciário São Luís, anteriormente chamado de Penitenciária de Pedrinhas, que fica localizado na cidade São Luís, no estado do Maranhão (MA). O local possui uma capacidade para abrigar um número em torno de 2 mil detentos, no entanto, já chegou a registar mais de 4 mil pessoas aprisionadas. Além disso, o complexo é muito conhecido por sua violência extrema, contando com horríveis relatos de decapitações, rebeliões e até mesmo massacres.
4. Presídio Central de Porto Alegre (RS)
Falando sobre uma das principais prisões do sul, ou melhor, do estado do Rio Grande do Sul (RS), temos que o Presídio Central de Porto Alegre, que é chamado hoje de Cadeia Pública de Porto Alegre. Sendo considerada como uma das maiores penitenciárias do Brasil, com capacidade para abrigar cerca de 4 mil detentos, ela também enfrenta problemas de superlotação, uma vez que conta com mais de 7 mil presos em suas unidades.
5. Penitenciária Feminina de Santana (SP)
É claro que a cidade mais populosa do Brasil não poderia ficar de fora, não é mesmo, a capital de São Paulo (SP) conta com a Penitenciária Feminina de Santana que já chegou a registrar mais de 2 mil presas. Dessa forma, assim como todas as outras prisões mencionadas, a superlotação é uma das principais preocupações do local, porque além da falta de condições adequadas de saúde e higiene para as detentas, também acaba gerando diversos conflitos e problemas de segurança.
6. Penitenciária Estadual de Piraquara (PR)
Tendo abrigado mais de 3 mil presos, a Penitenciária Estadual de Piraquara, do estado do Paraná (PR) também é considerada como uma das principais prisões do Brasil. Sendo uma prisão de segurança máxima, o local infelizmente sofre com a falta de estrutura e com as rebeliões que acontecem frequentemente entre os detentos.
7. Complexo Anísio Jobin (AM)
Sendo uma das principais penitenciárias que sofreram massacres horrorosos no Brasil, o Complexo Anísio Jobin fica localizado na capital do Amazonas (AM), em Manaus. Trata-se de uma das maiores prisões do estado, que foi criada justamente para sanar estas necessidades que o estado vinha encontrando.
8. Presídio Ary Franco (RJ)
Trazendo mais um exemplo de prisão do Rio de Janeiro, que é uma das cidades mais violentas do país, temos o Presídio Ary Franco que já registrou cerca de 4 mil presos em suas unidades, sendo assim, considerado como um dos maiores do Brasil.
9. Penitenciária Industrial Regional de Sobral (CE)
A Penitenciária Industrial Regional de Sobral, que fica localizada na cidade de Sobral, do estado do Ceará (CE), é uma das maiores do país, abrigando mais de 2 mil presos em suas instalações.
10. Penitenciária de Alcaçuz (RN)
Para finalizar a nossa sequência, falaremos de uma última penitenciária da região do nordeste, localizada na cidade de Nísia Floresta, no estado do Rio Grande do Norte (RN), a Penitenciária de Alcaçuz. Esta é a maior prisão do estado e abriga mais de 2 mil presos.
Por fim, este foi o nosso texto sobre os 10 maiores presídios e penitenciárias do Brasil em 2024, assim se você conhece alguém que possa se interessar pelo assunto, compartilhe esta leitura com ele!
O site mais atualizado de 2024!