10 melhores jogos de Baralho: Aprenda a jogar
Se você é uma daquelas pessoas que adora passar o tempo jogando um baralhinho com seus parentes ou amigos, você está no lugar certo! Neste artigo, apresentaremos quais são os 10 melhores jogos de Baralho, além de fornecermos uma breve explicação sobre como eles são e sobre como funciona para aprender a jogar. Fique ligado!
Sobre os jogos de Baralho
De maneira geral, os jogos de baralho são bastante antigos, sendo passados de geração para geração, pelos membros mais velhos das famílias geralmente, ou mesmo por jovens e amigos.
Estes jogos são bastante populares por se tratarem de passatempos simples e fáceis de serem feitos, de modo que estimulam a interação social, a diversão e o raciocínio lógico de seus jogadores.
10 melhores jogos de Baralho: Aprenda a jogar
Veja a seguir quais são os 10 melhores jogos de baralho e aprenda sobre o funcionamento de cada um e sobre como jogar.
- Paciência
Sendo considerado como uma boa terapia por muitos jogadores, este jogo é bastante popular, sendo jogado por um único jogador. O Objetivo principal do jogo é formar quatro conjuntos de cartas, sendo que as mesmas devem ser do mesmo naipe. Assim, durante o jogo, é preciso ir revelando as cartas que estão ocultas, e ir movimentando-as no tabuleiro, em ordem decrescente.
- Buraco
Idealmente, o Buraco é um jogo de cartas entre dois ou quatro jogadores, formando assim duas duplas. O principal objetivo do jogo é criar sequencias de cartas que possuam o mesmo naipe, ou mesmo grupos com 3 ou mais cartas de um mesmo número, podendo então serem de naipes diferentes. Assim, o jogador vencedor é aquele que conseguir o maior número de pontos. Os quais são contabilizados de acordo com as sequências formadas.
- Truco
Sendo um dos jogos de cartas mais populares e amados do Brasil, o truco é um jogo em que se utiliza muito o blefe e a estratégia. De maneira geral, o truco é jogado por duas duplas, que disputam a partida, sendo que a pontuação geralmente pode ir até 11 ou 15, a depender da região. Para aumentar os pontos das rodadas os jogadores podem pedir “truco”, fazendo com que a mesmas passem a valer o triplo dos pontos. Além disso, há diversos combinados relacionados à troca de sinais e estratégias entre os jogadores, além de haver diferentes versões do jogo conforme a região, como exemplo pode-se citar o truco mineiro e o truco paulista.
- Burro
O Burro é um dos jogos mais fáceis e divertidos de se jogar, fazendo bastante sucesso entre os jovens e adultos. De modo geral, o objetivo do jogo é ficar sem cartas na mão, sendo que, aquele que ficar com elas, é o burro. A maneira como funciona o modo de combinação é diferente entre algumas versões do jogo, sendo que algumas vezes é necessário ir formando quadras com as cartas ou deixando as cartas de maior valor na mesa. Sendo assim, é preciso averiguar como funciona o jogo da sua região.
- Tapa
Neste jogo, a cartas são distribuídas para os jogadores, de modo que eles não podem ver quais são, assim, ao iniciar a partida, cada um deles vai adicionando as cartas em um monte em comum, enquanto todos vão falando a ordem geral do baralho. Se a carta colocada for a mesma que for falada, os jogadores devem colocar a mão encima do monte, sendo que, o último a colocar perde e fica com o monte inteiro.
- Cacheta ou Pife
Sendo um jogo que utiliza dois baralhos, a cacheta é uma boa opção quando se deseja reunir uma galera maior para jogar, visto que pode abrigar de 2 a 8 pessoas. O principal intuito do jogo é formar trincas, podendo corresponder ao mesmo valor de cartas, ou mesmo a uma sequência. Assim, são realizadas rodadas, onde os jogadores vão comprando cartas e descartando pelo menos uma, até que algum jogador consiga formar pelo menos 3 trincas, o que o faz “bater” e finalizar o jogo.
- Poker
O poker também é um jogo em que se utiliza muito o blefe e as estratégias, sendo que, seu objetivo é formar a melhor combinação com 5 cartas, sendo que, 2 são as cartas que cada jogador recebe no início da partida, e as outras 3 são provenientes das 5 opções que são apresentadas na mesa.
- Rouba-monte
Este é um dos jogos de cartas mais simples, sendo que o principal intuito é conseguir o maior número de cartas para o seu monte. Assim, os jogadores podem ir formando seu monte com os pares que forem encontrando com as suas cartas e as da mesa, de modo que, se ele conseguir formar um par com a carta de cima do monte de seu colega, ele pode roubar o monte.
- 21 ou Blackjack
De maneira simples e objetiva, o intuito desse jogo é chegar na pontuação mais próxima possível de 21 através da distribuição de cartas pela mesa. Desta forma, o jogador que apresentar a maior pontuação, ganha a partida.
- Can-can ou Mau-mau
Sendo necessário reunir grupos de quatro a oito pessoas, este jogo se inicia com 5 ou 7 cartas para cada jogador, dependendo da região, e termina quando um deles consegue ficar sem nenhuma. Uma carta é virada do monte, de modo que cada jogador deve descartar uma de suas cartas no mesmo, sempre com o mesmo número ou naipe que seja similar à última carta do monte. Assim, quando o jogador ficar com 1 ou 2 cartas na mão, deve gritar “can can” ou “mau mau”, e se conseguir descarta-la é considerado como o vencedor.
O site mais atualizado de 2024!