10 melhores shows e festas do Carnaval 2024

E aí leitor, como vão os preparativos para o Carnaval? Hoje vamos te ajudar a decidir em qual festa ou show você pode ir e aproveitar essa folia deliciosa que a gente ama. O Carnaval é um feriado onde as pessoas buscam muita diversão, e folia, muita música, samba, bloquinhos de rua, festas que acontecem nas cidades, entre várias outras coisas que é possível encontrar nesses quatro dias de folia. E com tantas festas acontecendo ao mesmo tempo, o ideal é que você já saiba o que quer fazer, e qual estilo de festa você mais curte, por isso, aqui neste post iremos falar sobre os 10 melhores shows e festas do Carnaval, com o intuito de te ajudar, informando sobre as festas e shows que ocorrem nessas datas. Se você ficou interessado em saber mais sobre essas festas, continue acompanhando este texto até o fim.

festas-carnaval-melhores 10 melhores shows e festas do Carnaval 2024

Origem do Carnaval

O carnaval é uma época de festividades populares realizadas tanto de dia quanto de noite. As festividades acontecem todos os anos em fevereiro ou março e começam em um sábado e vão até a terça-feira de carnaval. Alguns estudiosos entendem o Carnaval como uma festa cristã porque sua origem, como a entendemos hoje, está diretamente relacionada ao jejum da Quaresma. Isso não nos impede de voltar às origens históricas, mostrando-nos que o Carnaval foi influenciado por outras festivais. A influência existe na antiguidade, na Babilônia, dois festivais podem ter se originado do que conhecemos como carnaval. Saceias eram festas onde os presos assumiam a imagem do rei durante vários dias, vestiam-se como ele e também ficava com suas mulheres. Por fim, o prisioneiro era açoitado e depois enforcado. E o outro rito que acontecia, era na Mesopotâmia, onde o rei se humilhava e era surrado na frente de uma estátua de um de seus deuses, mostrando a submissão do rei às divindades. Essas duas festas tinham em comum o fato da inversão de papeis da sociedade, daí vem as ideias e tradição de fantasias durante as festas de Carnaval. A festa que conhecemos atualmente, pode estar muito mais associada às práticas Greco-Romanas, onde as festas eram de muita orgia e bebedeira, já que eram dedicadas ao deus do vinho, a entrega aos prazeres da carne era algo muito marcante, assim como atualmente.

As festas aqui citadas estão ligadas ao paganismo, porém, com o fortalecimento da igreja no poder, esta não via essas festas com bons olhos, já que os feitos não eram nada de aprovação por parte da mesma. Dessa forma, procurou ressignificar a festa como algo de senso mais cristão, então, foi criada a quaresma, período de 40 dias antes da páscoa, marcada pelo jejum, o sacrifício da própria carne. E as festas dessa época, foram chamadas de carnis levale. Dessa forma, as pessoas faziam tudo o que queriam, antes do período de intensa religiosidade.

Claro, que fora esses lugares que vamos falar aqui, existem aqueles que todo mundo sabe que são ótimos, como os trios de Salvador, e os bloquinhos do Rio de Janeiro. Se você não tem dinheiro para se deslocar e ir atrás das festas que vamos colocar aqui, o mais ideal é que você procure por festas boas que aconteçam próximas de você.

10 melhores shows e festas do Carnaval

E agora leitor, vamos à nossa lista de recomendações de festas para você curtir o seu Carnaval.

  • Afrikaliente

Principal atração é a Lumena, ex-BBB, entre nas redes sociais oficiais da festa para conseguir mais informações.

  • Carnaval da cidade

Vários nomes incríveis da música brasileira vão comparecer, como Alok, Banda Eva, Luan Santana, e outros.

carnaval-melhores-festas-scaled 10 melhores shows e festas do Carnaval 2024
  • Fervo das Gloriosas

Ludmilla e Glória Groove em cima de um trio elétrico, tudo de bom, a festa acontece no Espaço das Américas, vai ser uma festa maravilhosa.

 

  • Flutuar

A Casa flutuar preparou para você cinco dias de folia, cantores como Kekel, Haikaiss, Jeito Muleque, entre outros.

  • KiaMor

Promovida pelo bloco Vou de Taxi, acontece no Kia Ora Bar, o foco são as músicas dos anos 90 e 2000, os ingressos são vendidos no site oficial.

  • Leva Meu Coração

Festa de bloquinho no Memorial da América Latina, de vibe mais puxada pro pagode.

  • Meu Viadão é POP

Festa de junção de dois eventos muito badalados, uma festa com diversidade sexual, com foco nas músicas POP, como o nome diz.

  • Minhoqueens

Festa que reúne mais de 12 horas de show, performances de drag queens, DJ’s, entre várias outras atrações.

  • Queermesse

Focada no público LGBTQIA+, junção de vários blocos famosos, vendas no site oficial da festa.

  • Samba do Sol

Claro que precisa ter o samba no Carnaval, programação com três shows surpresa, e Dj’s famosos.

carnaval-festas-melhores 10 melhores shows e festas do Carnaval 2024

Essa é a nossa lista de recomendações de festas do Carnaval, lembrando que sempre é válido você pesquisar sobre os bloquinhos de rua na cidade, que também são muito divertidos. Deixe nos comentários o que você achou do texto, e também, sua recomendação de festas.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news 10 melhores shows e festas do Carnaval 2024 O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário