10 melhores tipos de uvas usadas em bons vinhos
Olá querido leitor! Se você, a exemplo de quem vos escreve, é um apaixonado por vinhos, esse artigo é para você. Falo isso porque no presente artigo irei falar sobre os 10 melhores tipos de uvas usadas em bons vinhos. A história do vinho está intimamente ligada à história da humanidade. A bebida possui uma grande importância histórica e seu surgimento não é bem conhecido. Cada cultura possui uma história do surgimento da bebida. Alguns cristãos acreditam que o vinho foi criado por Noé, que plantou um vinhedo e produziu o primeiro vinho do mundo. Já para os gregos, o vinho é uma dádiva dos deuses, aliás, existe até o deus do vinho, Dionísio. O que se sabe é que o vinho nasceu antes mesmo da escrita, e desde então passou a integrar o cotidiano. Alguns enólogos acreditam que o vinho surgiu por acaso, por alguém que pegou um punhado de uvas amassadas e as esqueceu em um recipiente. Por conta da fermentação, a bebida ficou alcoólica e com um sabor e aroma mais acentuado. Daí surgiu o vinho, e hoje ele é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo.
1- Cabernet Sauvignon
A uva Cabernet Sauvignon é uma das uvas mais utilizadas na elaboração de vinhos. De origem francesa, a espécie é tradicional da região de Bordeaux. Muito embora isso seja verdade, diversas regiões ao redor do mundo cultivam esse tipo de usa com muito sucesso. Isso porque o seu cultivo demanda condições não muito restritivas, basta apenas que que estejam localizadas em regiões temperadas e quentes. Por ter uma excelente qualidade, essa é reconhecida como a rainha das uvas tintas. Aliás, ela é um ótimo termômetro para avaliar a qualidade de uma vinícola.
2- Cabernet Franc
Como o próprio nome sugere, as uvas Cabernet Franc são de origem francesa. Aliás, a Cabernet Sauvignon surgiu da união das uvas Cabernet Franc com a Sauvignon Blanc. A grade diferença entre as castas é o tempo de amadurecimento da uva, que interfere diretamente no corpo da bebida. Quando bem cultivadas, essas uvas dão origem a vinhos mais suaves, muito embora não possuam açúcar residual para serem classificadas assim.
3- Tannat
As uvas Tannat também são de origem francesa, porém se encontram excelentes rótulos uruguaios de Tannat. No Brasil, essas uvas são produzidas de maneira excelente nas regiões da Serra Gaúcha. O nome da uva Tannat já revela sua característica mais marcante: A presença de intensos taninos, responsáveis pelo amargor do vinho. Os vinhos produzidos com uvas Tannat são tão bons quanto elegantes.
4- Merlot
Quando se fala em vinho elegante, Merlot é o primeiro nome que vem à mente. As principais características desse tipo de uva é a suavidade e a longevidade que varia bastante. Os vinhos Merlot possuem taninos médios que são muito apreciados pelos enólogos. Por serem cultivadas em diferentes países, os vinhos com uvas Merlot possuem características diferentes.
5- Malbec
As uvas Malbec tem uma história parecida com a das uvas Tannat, já que ambas são francesas, mas produzidas na Argentina de maneira excelente. Para se ter uma ideia, os portenhos detêm mais da metade da produção de vinhos Malbec em todo o mundo. Tudo isso se deve ao fato de que a geografia e as características dos solos argentinos são excelentes para o cultivo de uvas Malbec.
6- Pinot Noir
Em relação ao cultivo, a Pinot Noir é completamente diferente das famosas Carbernet Sauvignon. Isso se deve ao fato de que essas uvas, diferente das Sauvignon, dependem das condições ideais para gerar bons vinhos. Por isso, essas são uvas que não possui cultivo em muitos lugares do mundo. É possível encontra-las apenas na Bulgária, Califórnia, França, Chile e Argentina.
7- Riesling Itálico
A Riesling Itálico, apenas de possuir um nome que homenageia a Itália, é uma uva muito importante para a produção nacional. Cultivada de maneira excelente na Serra Gaúcha, essa uva é responsável pela maior parte dos vinhos brancos e espumantes nacionais.
8- Chardonnay
Foram inúmeras vezes que os vinhos de uvas Chardonnay apareceram em filmes e em livros. Essa é uma das uvas que produzem os vinhos brancos mais populares do mundo. Com origem na França, as uvas Chardonnay também têm sido cultivadas nos Estados Unidos, na Nova Zelândia, no Chile, na Argentina, na África do Sul e no Brasil.
9- Gewurztraminer
O nome é um pouco complicado, o que revela sua origem: Alemanha. Essa é uma uva que produz vinhos com características muito marcantes e agradáveis. O tempo de maturação é bastante rápido e, por esse motivo, o seu cultivo é nas regiões mais amenas. Os vinhos com essa espécie de uva são rosés e brancos, com um sabor bem diferenciado.
10- Semillón
Muito embora não seja tão famosa, a uva Semillón também produz excelentes vinhos brancos. O cultivo das Semillón é simples, e produz vinhos com aromas frutados de pêra, maça, uva, nectarina, melão, limão e figo.
O site mais atualizado de 2024!