10 sinais para saber se o bebê vai nascer e o parto está próximo
Se você está grávida ou se está acompanhando alguém que esteja e deseja estar preparado para quando chegar a hora do tão esperado nascimento do bebê, saiba que o texto de hoje lhe será bastante útil! Isto porque vamos falar quais são os 10 sinais para saber se o bebê vai nascer e o parto está próximo. Veja a seguir:
1. Contrações
É claro que não poderíamos falar de outro sinal senão as famosas contrações. Estas, apesar de também acontecerem durante os últimos meses de gestação, acabam se tornando bem mais frequentes e intensas quando o bebê está chegando. Sendo assim, este é um dos sinais mais comuns e certeiros!
2. Queda do ventre
Um dos primeiros e principais sinais que costumam ser certeiros para saber que o bebê vai nascer é a percepção da queda do ventre, que consiste no encaixe do bebê na pelve da mulher. Com isso, é possível perceber que a barriga acaba diminuindo um pouco o seu tamanho, trazendo alivio em alguns sentidos para as mamães, mas também dores em outras regiões, tais como a área da pelve.
3. Eliminação do tampão mucoso
Este sinal é um dos que mais assustam as futuras mamães… Para quem não sabe, o tampão mucoso é uma espécie de secreção que sai pela vagina da mulher quando o parto está perto de acontecer. Ele serve para preencher o colo do útero, formando uma barreira de proteção entre a bolsa amniótica e a vagina da mulher. Sendo assim, quando o mesmo é eliminado, não há proteção para segurar o bebê no ventre da futura mamãe.
4. Pressão na pelve
Um sinal bastante comum observado em períodos próximos ao momento do parto é a sensação de pressão na pelve. Isto é algo que pode ser percebido até por outras pessoas, visto que, no caso de algumas mulheres, é possível notar que a barriga “abaixou”, assim como explicado no item da queda do ventre. Tal observação é realmente verdadeira, visto que a barriga pode diminuir de verdade, devido ao movimento do bebê para a região da bacia da mãe. Com isso, a grande maioria das mulheres acabam sentindo uma pressão maior na área pélvica, principalmente ao redor do osso púbico.
5. Diminuição da quantidade de movimentos fetais
Outro sintoma bastante comum da reta final da gestação é a menor frequência dos movimentos fetais, ou seja, das ações de chutar, se esticar, enfim, que a criança faz dentro da barriga da mãe. Deste modo, conforme vai se aproximando da hora de nascer, estes movimentos vão ficando cada vez mais raros, isto por conta do volume da bolsa diminuir, com a menor quantidade de líquido amniótico. Isso também acaba ajudando a barriga da mãe a murchar.
6. Sensação de respirar melhor
Este indicativo pode ser um pouco curioso para a grande maioria das pessoas, mas acalmem-se, vamos explicar! Conforme o final da gravidez vai chegando, o bebê vai se posicionando e “descendo” para a área pélvica, para que seja realizado o parto. Com isso, os órgãos do sistema respiratório acabam ficando menos comprimidos, de modo que algumas mulheres afirmam sentir que suas respirações estão mais leves e facilitadas. Muitas ainda dizem que se sentem “esvaziadas”…
7. Inchaço maior nas pernas e nas mãos
Sendo um dos sintomas mais comuns de todo o período gestacional, o inchaço é um fator que também pode indicar que o bebê vai nascer, isto porque ele acabar se intensificando na reta final. O inchaço geralmente é maior na região das pernas e das mães da futura mamãe e ele acontece por conta da compressão final que acontece por conta do crescimento da criança. Isto pode ser melhor explicado pelo fato da circulação ser mais prejudicada, já que os vasos sanguíneos são comprimidos e, portanto, acaba levando ao inchaço.
8. Maior secreção vaginal
Outro sinal muito comum observado por várias mamães antes de dar a luz é o aumento da secreção vaginal, de modo que elas sentem a região íntima ficar mais úmida. Apesar de isso ser algo mais comum em todos os meses da gravidez, esta sensação de umidade pode se tornar ainda mais intensa no período anterior ao parto, indicando assim que o bebê pode estar prestes a nascer.
9. Melhora na digestão
Apesar de não ser algo percebido por todas as mamães, este é outro indicativo que pode indicar que o parto está próximo. Isto porque, conforme o bebê vai se posicionando na região da pelve, algumas funções são melhoradas no corpo da mulher, tais como a respiração, como falado anteriormente e também a digestão, já que o estomago por exemplo estará passando por uma menor compressão.
10. Pressentimentos
Para terminar, é claro que não poderíamos deixar de falar deste tipo de sinal que na grande maioria das vezes é certeiro! Muitos dizem que isso é coisa de mãe e filho, outros que se tratam de sinais divinos e outros ainda que são chamados do universo. Enfim, seja o que for, isto realmente acontece com algumas pessoas, de repente, uma sensação, e a mãe já sabe que seu filho está prestes a vir para seus braços! Dessa forma, não ignore a sua intuição e esteja preparada para quando o bebê nascer!
O site mais atualizado de 2024!