10 Tendências Atendimento ao Cliente para 2024

Que a tecnologia do atendimento ao cliente está chegando ao nosso mundo você já sabe, uma tecnologia que diariamente nos damos de cara é o atendimento por voz gravada de algumas companhias, por exemplo, as telefônicas, sempre que ligamos para resolver algum problema, antes de ir realmente para um atendimento de uma pessoa, vem aquela voz gravada ou robótica para agilizar o processo. Bom, esse é apenas um dos vários exemplos que podemos citar da tecnologia chegando ao atendimento ao cliente, hoje, neste texto iremos discutir as principais tendências para os próximos anos dessas tecnologias, que atualmente, está indo muito mais além do que apenas vozes gravadas para agilizar o serviço telefônico. Se você gosta de saber coisas sobre esse assunto, quer ficar por dentro do que está acontecendo nesse contexto tecnológico do atendimento ao cliente, se você trabalha para melhorar esses sistemas, então continue conosco para saber mais sobre o tema.

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10 Tendências Atendimento ao Cliente

Confira a nossa lista a seguir, e se você tem algum comentário para agregar em nossa discussão, por favor, deixe-nos saber, comente em baixo deste texto.

Inteligência Artificial (IA) e Chatbots

O desenvolvimento da inteligência artificial e chatbots no atendimento ao cliente é uma das tendências mais proeminentes para os próximos anos. Essa tecnologia têm a capacidade de fornecer respostas rápidas e personalizadas de altíssima qualidade, ou seja, não é qualquer resposta, o que vai acabar melhorando a eficiência do atendimento ao cliente, e para isso, os algoritmos avançados permitem a compreensão contextual, permitindo interações mais naturais e relevantes entre as máquinas e o cliente.

Omnicanalidade

Calma que apenas o nome é difícil, para facilitar o conhecimento dessa tendencia, vamos tentar explicar de um jeito fácil. Os consumidores de hoje esperam uma experiência consistente em todos os canais de comunicação, não é mesmo? Sendo assim, a abordagem omnicanal integra todos os pontos de contato, como chat, e-mail, telefone e redes sociais, proporcionando uma transição suave entre eles, o que permite e garante aos clientes que eles possam iniciar uma conversa em um canal e continuá-la em outro sem perder informações.

Personalização em Tempo Real

A personalização continua sendo uma tendência bem atual, porém, a expectativa para os próximos anos é de personalização em tempo real ou seja, com a análise de dados em tempo real, as empresas poderão adaptar suas interações com os clientes com base em preferências recentes, histórico de compras e comportamento online do mesmo, o que vai acabar otimizando esse relacionamento cliente/serviço

Autosserviço Aprimorado

Muitas empresas adotaram o autoatendimento nos últimos anos, um exemplo que todo mundo conhece é o próprio MC Donalds, que escolheu por colocar totens de autoatendimento para agilizar todos o processo. Chatbots, FAQs interativas e tutoriais em vídeo são algumas das ferramentas que capacitam os clientes a resolverem problemas por conta própria, não apenas melhorando a experiência do cliente, mas também aliviando a carga sobre os agentes de atendimento.

Foco na Experiência do Cliente (CX)

A experiência do cliente está no centro das estratégias de atendimento ao cliente, claro, o centro de todas as empresas será o cliente, pois sem eles a empresa não existe, e elas estão investindo em entender a jornada do cliente, identificar pontos de atrito e criar experiências memoráveis, criar de fato um relacionamento, uma vez que a CX excepcional proporciona não apenas fideliza os clientes existentes, mas também atrai novos.

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Mensagens Instantâneas e Redes Sociais

Com a ascensão das mensagens instantâneas e redes sociais, as empresas estão ampliando seus horizontes para não ficar para trás e para atender os clientes onde quer que eles estejam. Responder às consultas através de plataformas como WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram não apenas agiliza o processo, mas também atende às preferências dos consumidores por comunicação rápida e direta, há quem goste desse tipo de coisa, não tem muito tempo para realizar encontros presenciais.

Análise de Sentimento

A análise de sentimento é uma tecnologia que analisa os algoritmos para compreender as emoções por trás das interações dos clientes, o que não apenas ajuda a avaliar o nível de satisfação do cliente, mas também fornece insights valiosos para aprimorar produtos e serviços. E as empresas estão cada vez mais adotando essa tecnologia para melhorar a qualidade do atendimento, uma forma de ouvir/saber o que os clientes pensam.

 

Treinamento de Agentes aprimorado por Realidade Virtual e Aumentada

A realidade virtual e aumentada estão sendo utilizadas para aprimorar o treinamento de agentes de atendimento ao cliente, sendo que essas tecnologias permitem simulações interativas que reproduzam situações do mundo real, preparando os agentes para lidar com uma variedade de cenários e melhorando suas habilidades de resolução de problemas do cotidiano dessas tecnologias.

Colaboração entre Agentes e IA

A combinação de habilidades humanas e tecnologia é fundamental para o desenvolvimento do atendimento ao cliente, os agentes podem se concentrar em questões complexas que a IA não consegue resolver, enquanto a IA lida com tarefas repetitivas e fornece informações em tempo real para melhorar as respostas humanas.

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Ética e Transparência

E por último mas não menos importante, sabe-se que a medida que as empresas adotam tecnologias avançadas, a ética no atendimento ao cliente se torna uma preocupação central. Porém, os consumidores valorizam a transparência no uso de dados, a responsabilidade nas práticas de IA e o tratamento ético nas interações, por isso, empresas que incorporam princípios éticos em seus processos de atendimento ao cliente acabam construindo uma relação de confiança com seus clientes.

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Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
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