10 Tendências de RH para 2024

Fala querido leitor! O departamento de Recursos Humanos sempre está se renovando em prol das novas questões que surgem no mercado de trabalho e na sociedade em si. Estar conectado com as novas tendências é estar sempre atualizado e preparado para o mercado de trabalho. Nesse artigo, você confere quais devem ser as dez grandes tendências de RH para 2024!

dez-tendencias-de-rh 10 Tendências de RH para 2024

Inteligência Artificial

Bom, não dava para iniciar de outra forma se não falando das ferramentas de inteligência artificial não é mesmo? Elas ganharam um espaço absurdo e chegaram para ficar, sendo, talvez, a maior das tendências de 2024 e que podem ser usados dentro do dia a dia do RH. Ferramentas baseadas em machine learning devem chegar com tudo para auxiliar em tarefas específicas do setor dos recursos humanos, como análises de currículos e de processos seletivos, questões relacionadas a benefícios e promoções de trabalhadores e analises de dados em um geral.

Softwares unificados

Sabemos eu o dia a dia dentro do setor do RH pode se tornar uma verdadeira tortura se você não souber organizar as suas tarefas e isso fica ainda mais difícil se você usar diferentes softwares e programas para realizar cada uma das atividades. Por isso ter um software que una todos as tarefas em um só lugar é uma tendência muito forte para 2024, pois tem a vantagem de proporcionar maior praticidade e facilita muito a integração entre as diferentes atividades diárias.

Workflows

A tecnologia é sempre uma aliada muito forte em qualquer tipo de atividade e no RH, ter ferramentas que facilitam as coisas e automatizam processos é uma grande vantagem para não perder tempo em processos repetitivos. Nos últimos anos, uma grade tendência que veio para ficar no RH é a dos workflows. Os workflows são nada mais do que softwares que automatizam processos do dia a dia de modo que você não precise se preocupar mais com os mesmos e possa se dedicar a tarefas um tanto mais específicas.

Processo seletivo online

Já se foi o período em que fazer entrevistas e aplicar programas de recrutamento era algo que precisava ser feito presencialmente. A pandemia chegou para quebrar essa ideia e demonstrou que não há nada de errado em aplicar processos seletivos online e isso deve continua como tendência para o departamento do RH. Caso na empresa onde você trabalha ainda não tenha sido implementado esse tipo de processo, indicamos fortemente que você comece aos poucos e veja o seu tempo ser muito otimizado.

recursos-humanos-dez-tendencias 10 Tendências de RH para 2024

People Analytics

Continuando com a abordagem da tecnologia como aliada, a People Analytics é uma tendência que cresceu bastante nos últimos anos e em 2024 chega com o pé na porta. Essa é uma estratégia que defende o uso de softwares alimentados por bases de dados e informações de fontes cruzadas para conseguir levantar estatísticas e diagnósticos de cada um dos colaboradores da empresa, auxiliando na tomada de decisões sobre cada trabalhador.

DEI

Se você quer brilhar no departamento do RH você deveria estar muito atento ao conceito da DEI, que é tendência não só para 2024, mas definitivamente para o futuro do mercado. A evolução do ser humano enquanto sociedade tem levantado pautas importantes como o respeito às exclusividades de cada indivíduo no ambiente de trabalho, o tratamento de igual para igual e o acesso às oportunidades de forma equitativa para promover a inclusão. Essas são questões que estão dentro do conceito da DEI e que um RH deve estar cada vez mais buscando aplicar em seus processos seletivos e no ambiente de trabalho para promover um ambiente cada vez mais justo, saudável e inclusivo.

Bem estar integral

Oferecer benefícios para que os funcionários tenham a oportunidade de cuidar da sua saúde e bem-estar é também cuidar da saúde e bem-estar da empresa. Nesse aspecto, cada vez mais tem se levantado debates no setor de RH no mundo todo acerca da promoção de ações concretas que não somente conscientizem os colaboradores da importância de manter a saúde mental e física íntegra, mas como dê a oportunidade para que eles possam assim fazer.

rh-dez-tendencias 10 Tendências de RH para 2024

Adaptabilidade e flexibilização

Muito associado ao respeito a individualidade de cada pessoa, uma nova tendência muito saudável que grande da comunidade do RH vem aplicando é a adaptação às novas gerações e flexibilização de práticas tradicionais para conseguir que os novos perfis de colaboradores que tem chegado no mercado possam encontrar sucesso em suas carreiras.

Planos de carreira

Há muitos e muitos anos os trabalhadores tem começado a se atentar ao famoso plano de carreira dentro de uma empresa, mas é a geração Z que tem realmente se mostrado incisiva nesse quesito. É muito importante que a empresa ofereça ao trabalhador a oportunidade de crescer junto com a empresa, podendo alcançar novos cargos de maior importância. Por isso, se você é do RH e sente que sua empresa não possui uma forte estratégia para motivar os talentos internos escondidos dentro dela, foque nisso em 2024 e veja o impacto positivo.

Ferramentas de Feedback

Outra coisa muito importante que há muito tempo é negligenciado, mas é importantíssimo no âmbito da empresa, é a oportunidade de feedback dos colaboradores. Permitir com que os funcionários deem as suas opiniões é permitir que eles sejam mais participativos na evolução da empresa e na tomada de decisões relacionadas a gerência de pessoas. Existem diversas ferramentas avançadas que podem ser usadas para esse fim.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news 10 Tendências de RH para 2024 O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário