19 de Janeiro 2024: Principais feriados e eventos comemorativos

Você está curioso para saber quais são todos os feriados e comemorações que existem pelo mundo e mesmo no Brasil? Então esse texto é perfeito para você.

feriados-19-de-janeiro 19 de Janeiro 2024: Principais feriados e eventos comemorativos

1- Timket

Timket é a Epifania da Igreja Ortodoxa Etíope de Tewahedo e da Igreja Ortodoxa Eritreia de Tewahedo. É comemorado em 19 de janeiro (ou 20 de janeiro em anos bissextos). Isso corresponde ao 11º dia de Ter no calendário Geez.

A cerimônia etíope de Tewahedo, realizada nos Banhos Fasilid em Gondar, Etiópia, comemora Timkat (Epifania).

Timkat comemora o batismo de Jesus no rio Jordão. O festival é famoso por reconstituir cerimônias de batismo (semelhante ao que muitos cristãos fazem na Terra Santa quando visitam a Jordânia).

2- Festival de Thor

Thor é o deus nórdico do trovão e da batalha. Ele pertence ao clã de deuses Æsir e é filho do deus Odin. Thor empunha o martelo Mjolnir como arma e possui o cinto Megingjord que dobra sua força. Está associado a trovões, relâmpagos, tempestades, carvalho, força, proteção e purificação humana, cura, fertilidade e guerra.

Em última análise, Thor é uma divindade proeminente ao longo da história dos povos germânicos, desde a ocupação romana da Germânia, que se originou na religião proto-indo-européia, até a expansão das tribos durante o período de migração, até a sua alta popularidade. Durante este tempo. Da Viking. Mesmo nos tempos modernos, Thor ainda é reconhecível no folclore rural em toda a Alemanha, frequentemente mencionado em nomes de lugares e às quintas-feiras/Donerstak (quinta-feira) ou no dia da Torá, e tem sido usado desde os tempos pagãos até o presente.

feriados-e-comemoracoes-19-de-janeiro 19 de Janeiro 2024: Principais feriados e eventos comemorativos

3- Aniversário do Município de Praia Grande-SP

Praia Grande é um município da região metropolitana da Baixada Santista, no litoral sul do estado de São Paulo, Brasil. Faz parte da região vizinha de Santos e tinha uma população de 262.051 habitantes de acordo com a revisão do censo de 2010 do IBGE. Segundo o censo do IBGE de 2023, Praia Grande tem uma população de 349.935 habitantes, sendo a cidade que mais cresceu na Baixada Santista entre 2010 e 2023. É a segunda cidade mais populosa do litoral paulista depois de Santos. Com uma área de 149.652 km², a densidade populacional em 2023 será de 2.338,32 pessoas/km². Este município é composto pela sede e distrito de Solemár.

4- Aniversário do Município de Barreira-CE

Barreira é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na megarregião do Maciço de Baturité na mesorregião do Norte Cearense. A população aproximada em 2009 era de 19.469 habitantes.

A área entre os rios Acarape/Pacoti e os rios Choró e Serra do Cantagalo era habitada por índios como Jenipapo, Kanyndé, Choró e Quesito. Os jesuítas realizaram catequese com os indígenas locais e introduziram a pecuária na época da carne seca e do charque. Após o início das indústrias do café e do algodão, surgiram as plantações e os centros urbanos, sendo Barreira um deles.

5- Bassiano de Lodi

Nascido em Siracusa, filho de Sérgio, prefeito da Sicília, Basciano foi enviado a Roma para completar os estudos. Lá, contra a vontade dos pais, o Padre Giordano o converteu ao cristianismo. O pai de Basiano, que queria que o filho apostatasse, implorou-lhe que voltasse para Siracusa. Bassiano recusou e fugiu para seu irmão Ursus, bispo de Ravenna. Lá Bassianus viveu a vida de um eremita perto de Sant’Apollinare di Classe.

Quando o bispo de Lodi morreu por volta de 373, Bassiano foi convidado a substituí-lo. Foi nomeado bispo por Ambrósio de Milão e Urso de Ravenna. Bassiano construiu uma igreja dedicada aos apóstolos e a consagrou em 381 antes de Ambrósio e São Félix de Como. Participou do Concílio de Aquileia em 381, e também pode ter participado do Concílio de Milão (390), onde Joviniano foi condenado.

6- Henrique de Upsália

Santo Henrique de Uppsala foi um estudioso inglês medieval. Em 1153 ele acompanhou o cardeal Nicholas Breakspear à Suécia e foi provavelmente nomeado arcebispo de Uppsala. No entanto, uma sé independente da Igreja da Suécia não pôde ser estabelecida até 1164, após o fim da guerra civil, e Henrique foi enviado para organizar a igreja. Na Finlândia, onde os cristãos existem há pelo menos dois séculos.

Segundo relatos, ele entrou na Finlândia com o rei sueco, Santo Erik, mas foi assassinado e se tornou uma figura importante na Igreja Católica local. No entanto, a autenticidade das histórias sobre sua vida, ministério e morte às vezes é contestada. Com seu suposto assassino, Lalli Henry, ele continua sendo uma das figuras mais famosas do início da história da Finlândia. O feriado é celebrado pela Igreja Católica Finlandesa e também por algumas denominações protestantes, como a Igreja Anglicana.

19-de-janeiro 19 de Janeiro 2024: Principais feriados e eventos comemorativos

7- Marcelo Spínola

O Beato Marcelo Spinola y Maestre foi um monge espanhol.

Em 29 de junho de 1856, formou-se em Direito pela Universidade de Sevilha. Estabeleceu um escritório de advocacia em Huelva, serviu gratuitamente aos pobres e trabalhou como advogado até que seu pai, comandante naval, se mudou para San Lucar de Barrameda.

Em 1863 recebeu uma ordem menor do Cardeal Lastra, Arcebispo de Sevilha. Logo depois foi elevado à categoria de subdiácono e, em 20 de setembro do mesmo ano, à categoria de diácono. Foi ordenado sacerdote em Sevilha em 21 de maio de 1864.

8- Marcos de Éfeso

Marcos de Éfeso foi o arcebispo de Éfeso do século XV e tornou-se famoso por sua defesa da Ortodoxia durante o Concílio de Florença (1438-1445), apesar da oposição do imperador bizantino João VIII Paleólogo e do Papa Eugênio IV. Ele acusou a Igreja Romana de cisma e heresia por aceitar o artigo Filioque a ser anexado ao Credo de Nicéia-Constantinopla e a reivindicação do Papa de jurisdição universal sobre todos os cristãos, assim rejeitada pelo único bispo oriental presente no Concílio. Para assinar seu decreto.

Por diversas razões, estudiosos ortodoxos e católicos acreditam que ele foi o principal responsável pelo fim da chamada “União Florentina”, que Marcos considerou uma farsa. A Igreja Ortodoxa o reverencia como um santo.

9- Vulstano

Wulstano, também conhecido como Wulfstan II, Wolstano, Wulstano e Ulfstano, foi o último bispo sobrevivente de Worcester antes da Conquista e o único bispo sobrevivente de ascendência inglesa. bispo. Depois de 1075, católicos e anglicanos o veneraram como santo.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news 19 de Janeiro 2024: Principais feriados e eventos comemorativos O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário