20 de novembro é feriado em quais estados?
O dia 20 de novembro não é uma data qualquer, afinal de contas é o período em que se comemora o Dia da Consciência Negra no Brasil. Neste caso a principal ideia é justamente conscientizar toda a sociedade sobre as necessidades, e os direitos que os negros precisam ter.

Mas é mais que isso, é conscientizar os brancos de que o racismo é crime e que devemos sempre coibir qualquer tipo de preconceito neste sentido. Logo o Dia 20 de Novembro da Consciência Negra, é uma data que vem ganhando muita força no Brasil e vem cada vez mais sendo reverenciada.
No entanto, o dia da Consciência Negra no Brasil não é totalmente reconhecido. Isso porque embora seja uma data oficial, não são todas as cidades e estados que adotam a data como feriado obrigatório. E neste post vamos falar um pouco sobre quais estados brasileiros, decretam feriado durante o Dia da Consciência Negra.
Outros feriados em novembro
Primeiramente vamos lembrar que o Brasil já tem outros dois feriados definidos durante o mês de novembro. O primeiro deles é no dia 2, quando se comemora o Dia de Finados. Neste caso é uma data onde o feriado é obrigatório. Além disso no Brasil é conhecido pelo dia em que as pessoas vão aos cemitérios, visitar os familiares e prestar homenagens.
Inclusive é uma data em que se movimenta muito o comércio de flores e até mesmo de comidas. Já que os vendedores fazem muitas barracas nas portas dos cemitérios pelo país.
Depois também vem outro feriado nacional obrigatório, o de 15 de novembro. Neste caso é o dia em que se comemora a Proclamação da República. Inclusive durante muitos anos as eleições eram realizadas nesta data, quando ainda nem existia o segundo turno.
Agora novembro tem esse terceiro feriado o de 20 de novembro, de comemoração ao Dia da Consciência Negra. Assim até mesmo nos lugares onde não há feriado ou ponto facultativo, é importante se debater esse assunto. Que nos últimos anos vem ganhando cada vez mais espaço.

Afinal quais os estados que têm feriado?
No momento são poucos os estados brasileiros que comemoram oficialmente o dia 20 de novembro, como Dia da Consciência Negra. Isso porque apenas os estados de:
- Alagoas;
- Amazonas;
- Amapá;
- Mato Grosso;
- Rio de Janeiro e, mais recentemente, São Paulo, aderiram ao movimento.
Ainda assim muitas cidades desses estados não têm o dia 20 de Novembro como uma data de feriado. Vale também lembrar que o dia 20 de Novembro foi escolhido por conta do Zumbi dos Palmares. Um escravo negro que foi um símbolo da resistência e da luta contra a opressão, e que essa foi a data da morte dele.
Mas com o aumento justamente dessa conscientização é possível que nos próximos tempos, e não tão distantes, outros estados e cidades brasileiras possam adotar o 20 de novembro como feriado obrigatório.
Até porque é sempre uma oportunidade maior de se conversar sobre o assunto, e se refletir sobre os diversos problemas que o racismo causa na sociedade em um modo geral.

Luta contra o racismo
O feriado de 20 de novembro com o Dia da Consciência Negra, é um dos muitos mecanismos e ferramentas para tentar combater o racismo na sociedade brasileira. Isso é uma forma de lutar e combater o chamado racismo estrutural, ou seja quando temos atitudes racistas sem nem mesmo perceber a ação racista.
Mas no momento ainda falta justamente essa conscientização de muitas cidades e estados brasileiros, para destacar essa data. E não apenas ter mais um feriado no calendário para ir na praia e descansar.
Durante muitos anos os negros não tiveram espaço e nem voz na sociedade brasileira. Em 1888 conseguiram a libertação da escravatura, mas sem nenhum tipo de apoio ou suporte por parte do governo brasileiro.
Desta maneira foram jogados à própria sorte e sofrendo com todo tipo de preconceito e falta de oportunidades, ao menos em condição de igualdade com os brancos. O Dia da Consciência Negra mais que um feriado, também precisa ser tratado e debatido nas escolas de um modo geral.
Com isso será possível dar esse pensamento crítico aos estudantes, e minimizar o racismo que é tão enraizado na nossa sociedade. E também é o momento de se debater, fazer palestras, encontros e todos os eventos possíveis, para divulgar a causa dentro do cenário nacional.
Assim o Dia 20 de novembro em que se comemora o Dia da Consciência Negra, vai ganhar cada vez mais importância. E impactar principalmente nas próximas gerações, que já vão surgir de forma mais consciente e com pensamento crítico citado acima.
E quem sabe eles sabendo mais dos direitos e como fazer para que o racismo seja de uma vez por todas, eliminado dentro do pensamento negativo de nossa sociedade.
