4 de Janeiro 2024: Datas Comemorativas e Feriado
Fala querido leitor! Existem alguns feriados e comemorações que todo mundo conhece e tira de letra não é mesmo? Entretanto, todos os dias existe uma comemoração pelo mundo e muita gente sequer faz ideia de que existem. Por conta disso, estamos fazendo uma série de artigos com os dias do ano e suas respectivas comemorações e o dia escolhido para hoje é o dia 4 de janeiro. Veja quais são as principais comemorações e feriados do dia 4 de janeiro. Confira!
Dia Mundial do Braile
Uma das comemorações do dia 04 de janeiro é o Dia Mundial do Braile, uma comemoração internacional para essa forma de escrita tão importante e tão inclusiva. O braile é uma forma de escrita tátil, isso é, que pode ser sentida pelo tato, pelo toque, e é utilizado para que pessoas cegas ou pessoas com uma visão baixa possam ler. Historicamente, o braile foi baseado em um código militar tátil desenvolvido por Charles Barbier para que o exército francês de Napoleão Bonaparte pudessem se comunicar durante a noite sem que fizessem barulho ou se movessem muito. O método de Barbier se tratava de um conjunto de células em alto relevo com padrões que decodificavam diferentes sons. Apesar disso, o método foi muito difícil para os militares que não conseguiram se acostumar com esse tipo de tática.
O braile tal qual o conhecemos só começou a ser desenvolvido a partir do encontro de Barbier com Louis Braille, que era cego total por conta de um acidente durante a infância. Braille conseguiu perceber erros muito cruciais no método de Barbier e trabalhou para consertá-los e deixar o método mais eficiente, até ele se evoluir com o tempo para chegar a ser o que é hoje. Por conta da data de nascimento de Braille, em 4 de janeiro de 1809, o dia é tido como o Dia Mundial do Braile.
Dia da Hipnose
Também uma celebração Internacional, o dia 4 de janeiro é tido como o Dia Mundial da Hipnose ou do Hipnotismo. Apesar de rodeada de muitas suspeitas e dúvidas por parte das pessoas que não acreditam muito o método, a hipnose é uma ferramenta muito importante da psicologia, algo que veio muito do sensacionalismo e da forma teatral que algumas pessoas passaram a usar a hipnose como um método de entretenimento. A hipnose, na verdade, é tido como um estado de consciência hiperfocada que é caracterizada por uma maior tendência da pessoa em hipnose a responder a uma sugestão por parte do hipnoterapeuta. Normalmente esse tipo de tratamento está muito associado com o relaxamento que ele traz e pelo estado de transe que a pessoa em hipnose entra. Esse tipo de tratamento hipnoterapeutico normalmente é introduzido por um processo de indução hipnótica.
Historicamente, a primeira pessoa a desenvolver um procedimento de hipnose efetivo e que transformou esse método em algo cientificamente comprovado foi Franz Mesmer, um médico alemão com especialização em astronomia durante o Iluminismo. Muito embora sempre visto com maus olhos por parte das pessoas religiosas, por enxergarem a hipnose como uma prática de ocultismo, ela se desenvolveu na Psicologia como um método terapêutico. Para celebrar essa prática, o dia 4 de janeiro foi instituído como o Dia Internacional da Hipnose no ano de 2005 e celebrado em 2006 todos os anos até então.
Dia da Abreugrafia
Num primeiro momento você pode estar achando esse nome estranho e não sabe nem chutar o que significa, certo? Mas calma, podemos te ajudar. A abreugrafia nada mais é do que o método de obter pequenas chapas radiográficas dos pulmões para se obter um diagnóstico em situações de suspeita de tuberculose, ou seja, radiografias do pulmão. Tá, mas de onde saiu esse nome estranho? O nome Abreugrafia é uma homenagem ao homem que criou o método que, acredite ou não, foi um brasileiro, de nome Manoel Dias de Abreu, um professor e médico, que conseguiu obter imagens com resolução suficiente para diagnosticar um paciente pelo método no ano de 1936. A abreugrafia foi importantíssima para salvar diversas vidas, pois o Rio de Janeiro passava por uma epidemia de tuberculose no período. O método de baixo custo ajudou muito a diagnosticar diversos pacientes e por conta disso rendeu ao médico seis indicações ao Nobel, muito embora nunca tenha sido de fato laureado. O dia 4 de janeiro foi escolhido como o Dia Nacional da Abreugrafia também em homenagem ao médico, que nasceu nesse mesmo dia no ano de 1891.
Comemorações do cristianismo
Sabemos que não só no Brasil, mas no mundo, o cristianismo estabelece diversas comemorações nos dias do ano em homenagem a figuras importantes para a religião. No caso do dia 4 de janeiro, três pessoas são celebradas nesse dia: Ângela de Foligno, Clemente de Sardes e Isabel Seton.
- Angela de Foligno foi uma santa cristã e mística originária da Itália, tida como a padroeira dos aflitos com as tentações sexuais e patrona das viúvas.
- Clemente de Sardes foi um mártir e bispo de Sardes. É conhecido por ser um dos Setenta Apóstolos, escolhidos diretamente por Jesus para espalhar a sua Palavra.
- Isabel Seton foi uma santa da Igreja Católica, sendo a primeira estadunidense a ter esse título. Ela é tida como a patrona das escolas católicas, justamente por ter fundado a primeira escola católica para meninas nos EUA.
O site mais atualizado de 2024!