A representatividade do Brasil no mercado de entretenimento online

Como você deve muito bem saber, a indústria de entretenimento online engloba setores de enorme alcance popular, incluindo jogos eletrônicos, cassino online, vídeos sob demanda/ao vivo, além de música via streaming.

brasil-no-mercado-de-entretenimento-online A representatividade do Brasil no mercado de entretenimento online Logo, a popularização da internet, assim como a democratização de dispositivos inteligentes no Brasil, como smartphones, smart TVs e computadores portáteis, elevaram consideravelmente o consumo de entretenimento online a partir da década. Além disso, fatores de transformação demográfica e novas tendências de estilo de vida tiveram um impacto relevante nessa atual realidade de mercado.

Segmentos esses que, dado ao forte apelo do público nacional, colocam o Brasil como um dos maiores mercados de consumo digital do planeta, chamando cada vez mais a atenção de empresas gigantes nos setores de análise e dados.

Jogos eletrônicos e cassino online: Brasil se consolida como uma importante potência

Não é novidade que o setor de jogos eletrônicos no Brasil, ao longo dos últimos anos, vem se destacando de forma impressionante na indústria. E isso vale tanto para o âmbito nacional quanto para o segmento internacional.

Maior mercado de games da América Latina, o Brasil, segundo dados da conceituada empresa estadunidense de consultoria Newzoo, movimenta cerca de R$ 12 bilhões anuais na indústria de jogos. Número esse que coloca o nosso país entre as 13 principais potências globais na cena gamer.

Além do mais, de acordo com levantamento da Pesquisa Game Brasil (PGB) 2024, que entrevistou mais de 13 mil pessoas na edição deste ano, aproximadamente 74% das pessoas afirmaram jogar games virtuais em plataformas como smartphone/tablet, console e PC.

Vale ressaltar também que a ascensão da indústria de jogos online promoveu uma nova tendência de entretenimento digital em solo nacional: os jogos de cassino online. Levando em consideração os números de uma pesquisa da renomada empresa de consultoria Comscore (2023), na qual destaca o panorama do mercado iGaming latino-americano, há 43 milhões de brasileiros que estão inseridos nessa comunidade.

Logo, em um cenário com ampla variedade de atrações, o mercado de cassino digital se destaca pela sua constante oferta de jogos, que vai desde clássicos com nova roupagem, como a exemplo da icônica roleta e suas principais variantes em modo online, até imersivos caça-níqueis temáticos baseados em séries originais de grandes empresas de streaming — outro fenômeno de público e engajamento no país.

Audiovisual e música: Brasil está entre as nações que mais assistem conteúdo de streaming no planeta

Assim como no setor de jogos online, há uma parcela significativa da população brasileira que consome conteúdo em plataforma de streaming. À frente de potências globais econômicas como Estados Unidos, Índia e Canadá, o Brasil já o segundo país que mais consome streaming por assinatura no mundo.

Segundo levantamento realizado pelo JustWatch, famoso site alemão de buscas online para streaming, a Netflix possui a principal fatia de mercado na cena nacional de streaming, com 27%.

O Brasil é tão importante para a Netflix, que não só representa a terceira maior receita global da empresa, como também é o segundo país em quantidade de assinantes. No ano de 2023, a Netflix teve 50,6 milhões de usuários únicos por mês no país, superando os concorrentes Globoplay (18,1 milhões) e Amazon Prime Video (14,6 milhões) nesse quesito.

Sendo que, além do audiovisual, o setor streaming musical vive de vento em pompa no Brasil. Entre os dez maiores mercados de música do mundo, o streaming brasileiro, em 2023, representou 87,1% das receitas do segmento de música no país, totalizando R$ 2,5 bilhões — 14,6% a mais que o ano anterior.

mercado-de-entretenimento-online A representatividade do Brasil no mercado de entretenimento online

Números do Spotify no Brasil são impressionantes

Quando o assunto é serviço de streaming de música em nosso país, a plataforma do Spotify se destaca como líder de mercado absoluta. Em 2023, de acordo com a Comscore, o Spotify teve uma média de 38,6 milhões de usuários únicos por mês.

Por fim, ainda com base na mesma fonte de dados dos números apresentados acima, os brasileiros consomem no Spotify, em média, pouco mais de marcantes 13 horas de conteúdo mensal (música e podcast).

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news A representatividade do Brasil no mercado de entretenimento online O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário