Agendar Identidade Online
Se você tiver dúvidas sobre como obter um cartão de identificação online (também conhecido como RG) online, este artigo foi escrito especialmente para você!
Aqui, listamos os documentos necessários para fazê-los e explicamos o local físico para buscá-los.
Fazer uma nomeação de identidade online é fácil.
Para providenciar a criação da carteira (principal documento de identificação civil do Brasil), o brasileiro pode acessar o site da agência que presta serviços em seu estado de residência.
Além de agilizar a extração de documentos, o programa também ajuda a reduzir as filas para as unidades emissoras.
Por esse motivo, continue lendo este artigo, que fornecerá uma lista de sites para obter mais informações sobre cada estado e explicar exatamente como Agendar identidade online.
Agendar identidade online: Emissão
A carteira de identidade, também abreviada como RG, é uma sigla para Registro Geral e é indispensável para todos os cidadãos brasileiros menores de 18 anos, cidadãos portugueses com títulos iguais e documento de estrangeiro naturalizado.
O documento é obrigatório a partir dos 18 anos, mas a grande maioria o faz mais cedo porque sem ele seria impossível realizar vários procedimentos.
A distribuição é emitida por cada estado e estabeleceu sua própria agência para este fim.
O emissor mais comum é a Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas essa tarefa também pode ser realizada pela Polícia Civil, pelo Departamento Estadual de Transportes (Detran) ou por outras entidades estatais.
Atualmente, a maioria permite que identidades online sejam organizadas.
O Programa para Agendar identidade online não cria uma identidade digital ou qualquer documento que substitua uma identidade em papel.
Este procedimento é utilizado apenas para agilizar o atendimento nas unidades presenciais e para ajudar a controlar a circulação dos cidadãos no trabalho – uma medida muito importante durante a pandemia de Covid-19.
Embora este documento seja muito importante, o processo para obtê-lo é muito simples. Confira abaixo!
A parte online do processo trata, na verdade, de agendar uma data e hora para o serviço.
Isso deve ser feito no site do Ministério da Segurança Pública do seu estado (ou no site Poupatempo, para moradores de São Paulo; UAI, para moradores de Minas Gerais; e Nahora, para moradores de Brasília).
Depois, basta dirigir-se ao local de emissão com os documentos listados abaixo!
Agendar identidade online: Documentos Necessários
Para Agendar identidade online alguns documentos precisam ser preparados e depois levados ao departamento de polícia do seu estado (ou ao órgão responsável pela emissão) para obter um documento de identidade.
Os documentos necessários para a emissão da primeira via são os seguintes:
- Certidão de nascimento – trazer o original ou cópia autenticada e uma cópia simples
- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) – Traga o original (é opcional trazer este documento, mas tê-lo à mão no dia agiliza todo o processo)
- Cartão de Cidadão – Traga o original (a apresentação deste documento é opcional, no entanto, tê-lo à mão para o dia pode agilizar todo o processo)
- Comprovante do tipo sanguíneo – traga o original e uma cópia simples (a apresentação deste documento é opcional, porém, tê-lo em mãos para o dia pode agilizar o processo)
Em relação a segunda via, Para obter uma cópia do documento, a taxa é de aproximadamente R$ 30, e os documentos exigidos variam entre:
- Certidão de Nascimento – trazer original e cópia simples ou cópia autenticada e cópia simples
- Comprovante de pagamento – original ou impresso da internet
- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) – trazer o original (é facultativo trazer este documento, porém, tê-lo à mão no dia agiliza todo o processo)
- Carteira de Identidade Antiga (RG) – Cópia Simples
- Cartão de Cidadão – trazer o original (é opcional trazer este documento, no entanto, tê-lo à mão para o dia pode agilizar todo o processo)
- Comprovante do tipo sanguíneo – traga o original e uma cópia simples (a apresentação deste documento é opcional, porém, tê-lo em mãos para o dia pode agilizar o processo)
- Documentação de Benefícios Condicionais – Exigida apenas para cidadãos em liberdade condicional. Pegue o original.
Agendar identidade online: Retirada
Logo após Agendar identidade online você terá até cinco dias úteis para fazer a retirada do seu documento, exceto sábados, domingos e feriados.
Você deve retirar seus documentos no mesmo local onde os solicitou. O local do pedido geralmente é o Ministro da Segurança Pública de cada estado.
No entanto, há exceções, por exemplo: no Rio de Janeiro, é feito no Detran; na agência Poupatempo em São Paulo; na agência Nahora, em Brasília, e na agência UAI (Unidade Integrada de Atendimento) em Minas Gerais.
Agendar identidade online: Contato para mais informações
A seguir estaremos listando sites de alguns estados, que são realizados o agendamento online, saiba quais são clicando no Estado abaixo;
Agora que você já sabe como realizar o Agendar identidade online, basta acessar um dos sites citados neste conteúdo e solicitar o seu documento!
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