Ainda vale a Pena Pedir Nota Fiscal Paulista?
Se você é do estado de São Paulo, ou já realizou uma compra por lá, já ouviu uma pergunta muito comum na hora de pagar: “CPF na nota?”. A Nota Fiscal Paulista é muito famosa no estado e ainda gera muita dúvida quanto à sua utilidade. Uma das principais indagações é se Ainda vale a Pena Pedir Nota Fiscal Paulista? Com isso, neste artigo, veremos o que é essa nota, para podermos chegar a uma resposta dessa pergunta.
E então, vamos começar?
Nota Fiscal Paulista, o que é?
Este é um programa criado pelo governo do Estado de São Paulo. Um de seus principais objetivos, é acabar com a sonegação de impostos, incentivando a contribuição. Isso porque, força a empresa a emitir a nota no ato da compra.
O programa existe desde 2007, sendo atualizado em 2017, para poder incentivar os consumidores a utilizar a nota. Com isso, foi criado o aplicativo da Nota Fiscal Paulista, bem como aumentadas as porcentagens de crédito.
Em São Paulo, existem dois tipos de notas com esse sistema, que são:
- Nota Fiscal Paulistana – são créditos acumulados por quem utilizou algum serviço, de empresas que pagam o ISS (Imposto sobre Prestação de Serviço);
- Nota Fiscal Paulista – são créditos acumulados com a devolução do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), imposto cobrado de estabelecimentos comerciais;
Mas, aqui neste artigo, iremos nos concentrar na Nota Fiscal Paulista.
Como funciona a Nota Fiscal Paulista?
As prefeituras e o governo do estado, emitem e armazenam as chamadas NFS-e. Assim, você, quando for realizar uma compra em algum estabelecimento, basta informar seu CPF ou CNPJ.
Tem medo de falar em voz alta seus dados? Não se preocupe, em alguns estabelecimentos você pode digitar o número e também realizar a impressão do cartão da Nota Fiscal Paulista. Esse é um documento que, quando você realiza uma compra, é só apresentá-lo ao atendente do caixa.
Depois que você forneceu seus dados, a compra é gravada no sistema próprio da Nota Fiscal Paulista.
Com isso, você tem acesso a algumas recompensas. Por exemplo, o governo devolve parte do dinheiro que você gastou na compra, que pode ser de até 30%. Este dinheiro, pode ser transferido para uma conta bancária ou ser abatido do valor do IPVA. Já falamos um pouco sobre este imposto em outro texto, caso queira saber mais basta clicar aqui.
Mas, não é só isso, vejamos agora alguns dos benefícios de se pedir a Nota Fiscal Paulista.
Benefícios Nota Fiscal Paulista
Os benefícios da Nota Fiscal Paulista se dão tanto para o consumidor, quanto para os estabelecimentos. Com isso, veremos a seguir cada um desses benefícios.
Benefícios Nota Fiscal Paulista Consumidor
Para o consumidor, a Nota Fiscal Paulista é benéfica pois:
- Possui até 30% de devolução do valor gasto na compra, em forma de créditos;
- Os créditos podem ser utilizados de diversas maneiras;
- Poderá participar de sorteios, os quais possuem prêmios em dinheiro muito interessantes;
- Ajuda no combate à sonegação de impostos dentro do Estado;
Benefícios Nota Fiscal Paulista Estabelecimentos Comerciais
Para os estabelecimentos comerciais, a Nota Fiscal Paulista é benéfica pois:
- O governo dispensa no AIDF – Autorização para Impressão de Documentos Fiscais;
- Está mais de acordo com a lei fiscal do estado, o que garante uma competição no mercado mais leal;
- Mais facilidade em emitir documentos fiscais;
Nota Fiscal Paulista: e então, vale a pena?
Sim, a Nota Fiscal Paulista vale a pena. Pode ser que o valor que é retornado ao consumidor seja pouco, mas você consegue juntar créditos, que poderá resgatar da forma que preferir.
Além disso, se você possui um veículo, utilizar a nota pode ser uma forma muito interessante de conseguir um bom desconto no IPVA. Sabemos como essa documentação é a preocupação de muitos condutores. Com isso, fique de olho na Nota Fiscal Paulista e a utilize por aí, em suas compras.
Outro ponto, é que os seus dados não ficam sendo rastreados. O CPF ou CNPJ serve apenas como uma informação para marcar no sistema do programa, para então realizar a contagem de créditos.
Lembrando que, se você tem receio de falar seu CPF ou CNPJ em voz alta, poderá realizar a impressão do cartão Nota Fiscal Paulista, como falamos mais cedo no texto.
Bom, se tem tantos benefícios assim, como você pode se cadastrar no programa? É isso que veremos a seguir.
Nota Fiscal Paulista: como se cadastrar?
O cadastro é muito simples, basta informar seu CPF ou CNPJ na hora da compra. Isso mesmo, é fácil assim!
Mas, você pode ainda saber todos os históricos de compras, bem como resgatar seus créditos através do site da Nota Fiscal Paulista ou do aplicativo oficial do programa. Assim, você consegue ter acesso a todos os benefícios que falamos até aqui.
E então, gostou do texto? Comente aqui sua opinião e compartilhe nas redes sociais.
O site mais atualizado de 2024!