Alagamentos em 2024: Relembre as 10 maiores enchentes de todos os tempos

Olá, caros leitores. Hoje vamos falar de uma triste realidade que infelizmente acontece no mundo todo, em especial no Brasil e que se repete todos os anos. Estamos falando das enchentes. Na chamada época das águas, os meses mais chuvosos do verão brasileiro, é que as enchentes mais acontecem. Esse fenômeno pode até parecer natural, uma vez que nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março, devido ao maior volume pluvial, é normal que o volume de água nos rios e lagos aumente de forma exponencial e que eles, eventualmente transbordem. Contudo, as enchentes em grandes e médios centros urbanos, que por muitas vezes são seguidos de catástrofes como deslizamentos de terra, tem como principal fator associado a ação antrópica, ou seja, o comportamento humano. Isso pois, com os problemas de urbanização, as pessoas são praticamente obrigadas a ocuparem zonas de risco e as regiões da cidade coincidem com os rios. As cidades, desde o início da humanidade, crescem e se desenvolvem em torno de lugares com rios e águas, devido a facilidade para acessar esse bem e o transporte de cargas facilitado. Confira a seguir os maiores alagamentos de todos os tempos.relembre-maiores-enchentes Alagamentos em 2024: Relembre as 10 maiores enchentes de todos os tempos

1. São Luiz do Paraitinga – São Paulo

Essa enchente ocorreu há mais de uma década, no ano de 2010, na cidade paulista de São Luiz do Paraitinga, um município turístico situado na região do Vale do Paraíba e que foi atingida por fortes chuvas que destruíram a cidade. Por volta de 4 mil de um total de pouco mais de 11 mil moradores da cidade ficaram desabrigados devido a essa tragédia. Além disso, os moradores ficaram sem acesso aos serviços básicos de água, luz, telefonia e desabastecidos de alimentos e bens essenciais. Prédios históricos que funcionavam também como pontos turísticos ficaram prejudicados. A Igreja Matriz, um dos cartões postais, caiu abaixo. Cerca de 70 vidas foram perdidas. O alagamento foi durante as festas de final de ano.

2. Grande Recife – Pernambuco

As fortes chuvas ocorridas na região da capital pernambucana Recife, no ano de 2019, ceifaram a vida de 20 pessoas. Do total, 11 das vítimas morreram em deslizamentos de terra que ocorreram nas cidades de Recife, Abreu e Lima e Recife. Havia jovens e crianças dentre os mortos. Os alagamentos e os deslizamentos forçaram mais de 1500 pessoas a abandonarem seus lares.

3. Sul da Bahia

Recentemente, no ano de 2023, um dos maiores desastres envolvendo chuvas aconteceu no Sul do estado da Bahia. Os dados apontam que 20 pessoas foram vitimadas fatalmente e que cerca de cem municípios ficaram em situação de emergência. Na época, mais de 19 mil pessoas foram obrigadas a se abrigarem em casas de familiares e pessoas próximas, enquanto outras 16 mil tiveram que deixar suas casas.

4. Santa Catarina

Inúmeras cidades catarinenses foram atingidas por um dos maiores incidentes envolvendo o aumento do volume de chuvas e de rios. No ano de 2008, uma tragédia atingiu mais de 60 municípios que, devido às fortes chuvas, ficaram em estado de calamidade. Estima-se que cerca de 80 mil pessoas ficaram totalmente desabrigadas e 150 pessoas vieram a falecer em decorrência das enchentes ou de soterramentos, uma vez que algumas regiões serranas foram atingidas. Essa é uma infeliz realidade que já atingiu mais vezes o estado, que teve enchentes devastadoras nas cidades de Itajaí e Tubarão no século passado.

maiores-enchentes-todos Alagamentos em 2024: Relembre as 10 maiores enchentes de todos os tempos

5. Rio de Janeiro

Em janeiro de 2010, o estado do Rio de Janeiro, em particular a região da capital e de Angra dos Reis, sofreu com uma das maiores catástrofes climáticas já presenciadas no país. Além das enchentes, os deslizamentos de terra deixaram muitos mortos, feridos e desabrigados.

6. Região Serrana do Rio de Janeiro

No primeiro mês do ano de 2011, o Rio de Janeiro foi o palco da maior catástrofe climática associada às chuvas da história brasileira. Os fortes temporais ocasionaram alagamentos e deslizamentos de terra que deixaram, ao menos, 35 mil pessoas desabrigadas em quatro das cidades da região. Os mortos somaram mais de 900 pessoas. Infelizmente, situações como essa chegaram a se repetir, como os alagamentos na capital no ano de 2019.

7. São Paulo

A capital paulista já viveu dias de horror com as fortes chuvas que assolaram a cidade em mais de um momento da sua história. Conhecida como terra da garoa, a cidade teve sua maior enchente de todos os tempos em 1929. Infelizmente cenas como a dessa antiga enchente se repetem anualmente no município.

8. Santa Catarina

O estado teve sua maior enchente de todos os tempos há mais de um século, no ano de 1855. Essa enchente se assemelha com as ocorridas em 2008 e deixou mortos e desabrigados, além de ter prejudicado a economia do estado.

alagamentos-dez-maiores Alagamentos em 2024: Relembre as 10 maiores enchentes de todos os tempos

9. Blumenau

O ano era 2011 e Blumenau foi atingida mais uma vez pelas fortes chuvas. Felizmente não houve nenhuma vítima fatal, mas o alto volume de águas no Vale do Itajaí afetou milhares de moradores.

10. Caraguatatuba

Essa foi uma das maiores enchentes de toda a história e atingiu o município paulista de Caraguatatuba, no litoral paulista. Na época, a enchente e os deslizamentos deixaram 436 mortos.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Alagamentos em 2024: Relembre as 10 maiores enchentes de todos os tempos O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário