Aluno Aprendiz 2024: Vagas Abertas e Como Funciona

Tornar-se um Aluno Aprendiz 2024 é o sonho de muitos alunos. Ser capaz de ingressar em uma empresa pode ter um grande impacto na carreira de um aprendiz.

Porém, muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre como funciona o aluno aprendiz. Então confira este artigo para conhecer todas as vantagens de se tornar um Aluno Aprendiz 2024 e como se inscrever.

o-que-e-o-aluno-aprendiz.jpg-300x188 Aluno Aprendiz 2024: Vagas Abertas e Como Funciona
O que é o Aluno Aprendiz 2024

O Aluno Aprendiz 2024 destina-se a pessoas que cumprem a Lei da Aprendizagem e, portanto, é uma forma de introduzir as pessoas no mercado de trabalho e garantir a oportunidade de melhorar de vida.

De acordo com o estudo, as taxas de criminalidade entre jovens de 15 a 18 anos caíram após o programa.

O programa contempla jovens de até 24 anos, sem necessidade de experiência anterior, e é um facilitador para conseguir o primeiro emprego. Além disso, você pode estender sua estadia por até dois anos.

Nos requisitos do sistema, os alunos não podem faltar às aulas e, além disso, devem cumprir a carga horária de ensino teórico e prático.

como-funciona-o-aluno-aprendiz.jpg-300x169 Aluno Aprendiz 2024: Vagas Abertas e Como Funciona
Como funciona o Aluno Aprendiz?

O Aluno Aprendiz é regulamentado pela Lei 10.097/2000 e é formalizado nas empresas por meio de contratos de trabalho de até 2 anos.

Enquanto os aprendizes exercem suas atividades na empresa, eles também oferecem cursos especializados para complementar sua formação, permitindo o aprendizado teórico e prático.

A carga horária varia entre 4 e 6 horas por dia, portanto não afeta o andamento das atividades escolares, mas há casos em que são permitidas 8 horas por dia.

Os participantes do programa também devem se registrar e frequentar a escola regularmente (se ainda não se formaram).

De modo geral, o programa tem o objetivo de beneficiar as empresas e inserir pessoas que nunca trabalharam no mercado de trabalho.

Quem pode fazer o cadastro como Aluno Aprendiz

As oportunidades do Aluno Aprendiz em 2024 são para pessoas de 14 a 24 anos que estão inseridas em unidades de ensino, mais especificamente grupos de baixa renda.

Pessoas com deficiência que não se enquadram na faixa etária podem participar do programa. Na maioria dos casos, a inscrição pode ser feita pela Internet, site da empresa ou portal de recrutamento de talentos.

Benefícios do Aluno Aprendiz em 2024

Como o programa tem contrato tipo CLT, os menores aprendizes têm direito a remuneração compatível com a carga de trabalho, além de férias, salário e carteira assinada. Além disso, contribui para a previdência social, que é totalmente regulamentada por lei.

As oportunidades para o Aluno Aprendiz também permitem que os alunos tenham direito a vale-transporte, auxílio alimentação e todo o processo de formação profissional.

A remuneração do aluno aprendiz é uma das principais vantagens, para que os alunos possam suprir suas necessidades e ajudar na renda familiar.

  • Salário mínimo R$1.212,00
  • Auxílio alimentação
  • Vale transporte

Vale lembrar que as rotinas de trabalho são reduzidas, permitindo até 6 horas por dia. No entanto, em alguns casos, as atividades diárias dos alunos podem chegar a 8 horas, mas somente se forem complementadas por aulas.

Além do salário bastante atrativo de um aprendiz júnior, a participação no programa proporciona aos alunos outros benefícios como:

  • Auxílio alimentação
  • Vale transporte
  • Férias
  • FGTS

inscricao-como-aluno-aprendiz.jpg-300x206 Aluno Aprendiz 2024: Vagas Abertas e Como Funciona
Inscrição como Aluno Aprendiz em 2024

A inscrição do Aluno Aprendiz 2024 pode ser feita diretamente no site da empresa ou no Portal Talent Choice, o que facilita a exposição do aluno aos empregadores. O CIEE é um exemplo. Para isso, basta seguir estes passos:

  • Abra o portal do CIEE
  • Procure por Aluno Aprendiz ou Jovem Aprendiz
  • Depois, coloque todos os dados solicitados e envie para o site

É importante que os alunos informem os dados corretos, pois o portal é contatado por e-mail para informar sobre as vagas de emprego. O site Trabalho Brasil também trata do recrutamento. Para isso, basta seguir as instruções abaixo:

  • Abra o site oficial Trabalha Brasil
  • Em seguida, busque por Aluno Aprendiz ou Jovem Aprendiz
  • Insira todas as informações solicitação

As empresas também podem disponibilizar uma aba para detalhar o processo de seleção do estágio ou inserir uma descrição sobre o programa.

O Programa de Aprendizagem Legal é um programa destinado a preparar os jovens e integrá-los ao mundo do trabalho sob a Lei da Aprendizagem (10.097/2000).

A Lei 10.097/2000 determina que empresas de médio e grande porte devem empregar como aprendizes jovens de 14 a 24 anos.

Quanto ao percentual, pode-se dizer que as empresas precisam cadastrar esse público-alvo e oferecer oportunidades para as pessoas. O percentual de portais implantados varia de 5% a 15%, dependendo do porte da empresa.

Vagas abertas Aluno Aprendiz em 2024

O Aluno Aprendiz tem vagas abertas nas mais diversas empresas nas mais diversas áreas do mercado de trabalho.

Os estágios estão em alta demanda entre os jovens. Ficou tão grande que as empresas muitas vezes mantêm o processo de seleção aberto indefinidamente. Estas empresas procuram jovens para preencher vagas nas seguintes posições:

  • Atendente
  • Caixa
  • Atendimento de balcão
  • Assistente de escritório/administrativo
  • Entre muitos outros
Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Aluno Aprendiz 2024: Vagas Abertas e Como Funciona O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário