Aposentadoria Especial Insalubridade INSS 2024

As regras da aposentadoria mudaram bastante com a última reforma da previdência. Assim, o trabalhador que esteja perto de pedir a aposentadoria precisa se informar para que quando chegar o momento, ele saiba quais são os seus direitos. Ainda, existem algumas aposentadorias que possuem algumas regras diferentes, como aquela no qual o trabalhador estava exposto a situações de risco durante o período de trabalho. Esse é o caso da aposentadoria especial por insalubridade do INSS 2024.

Por isso, se você quer saber mais sobre a aposentadoria especial por insalubridade do INSS 2024, basta continuar a leitura que nós te contaremos tudo o que você precisa saber sobre isso.

aposentadoria-especial Aposentadoria Especial Insalubridade INSS 2024

Aposentadoria especial por insalubridade 2024

Existem trabalhos que exigem da do trabalhador um contato com produtos perigosos, por exemplo, ou então, condições de risco. Essas pessoas, por causa dessas condições de risco, conseguem se aposentar mais cedo. Isso porque, assim a pessoa estaria diminuindo o seu tempo de contato com os agentes insalubres.

Assim, dentro das regras determinadas para a aposentadoria, uma delas que fica bem claro é que o trabalhador que se aposentador através da aposentadoria por insalubridade não pode voltar a trabalhar nessas condições posteriormente. Mas, segundo a regra, ele poderá voltar a trabalhar em outras atividades que sejam de seu interesse e que não ofereçam risco para a sua saúde.

Dessa forma, como esses contribuintes conseguem se aposentar antes, é válido entender quais são as regras específicas que ditam esse tipo de aposentadoria. Isso porque como citamos, é uma aposentadoria bem diferente da aposentadoria comum, por tempo de contribuição, ou por idade, por exemplo.

Com isso, nesse artigo vamos te explicar como funciona a aposentadoria por insalubridade antes, com as regras de transição e depois da reforma da previdência.

aposentadoria-insalubridade Aposentadoria Especial Insalubridade INSS 2024

Regras de transição da aposentadoria especial 2024

É importante dizer o que porque existem as regras de transição, antes de iniciarmos o assunto de fato. Basicamente, elas existem para contemplar contribuintes que tenham contribuído antes da reforma da previdência. Ou seja, para tornar algo mais justo para quem contribuía pensando que ia se aposentar de uma maneira.

Dessa maneira, as pessoas que começaram a contribuir antes de novembro de 2019 se encaixam nessas regras de transição da aposentadoria especial por insalubridade. Os requisitos são os seguintes:

  • 25 anos de contribuição: 86 pontos
  • 20 Anos de Contribuição: 76 pontos
  • 15 Anos de Contribuição: 66 pontos

Dessa forma, como é possível notar, teoricamente faltariam alguns pontos para que se tornasse possível solicitar a aposentadoria especial. Mas esses pontos que faltam devem ser pagos com a idade da pessoa, de modo a completar os pontos necessários.

Para que essa situação fique mais clara, é possível pensar da seguinte maneira: Um contribuinte que tenha 30 anos de contribuição e 54 anos de idade, ainda precisará trabalhar mais um ano para que seja possível pedir a aposentadoria. Isso porque, faltam dois pontos que podem ser completados com um ano de idade e um ano de contribuição.

Aposentadoria especial por insalubridade com as novas regras

É importante entender também quais são as novas regras de aposentadoria especial por insalubridade a partir da reforma da previdência. Ou seja, para quem passou a contribuir depois de novembro de 2019. Basicamente:

  • 25 Anos de Contribuição – 60 anos;
  • 20 Anos de Contribuição – 58 anos;
  • 15 Anos de Contribuição – 55 anos.

Dessa forma, para quem está contribuindo na nova regra, não existe mais a contagem de pontos. O que vale agora para a aposentadoria especial por insalubridade é a idade e o tempo de contribuição.

inss-aposentadoria-especial Aposentadoria Especial Insalubridade INSS 2024

Valor da aposentadoria especial por insalubridade INSS 2024

Basicamente, o ponto chave é que depois da reforma da previdência, a aposentadoria especial e a aposentadoria comum passaram a ter o mesmo valor, ou seja, agora não há mais distinção.

Dessa forma, a regra que é utilizada é que para:

  • Homens:
    • 20 ou 25 anos de contribuição: O valor da aposentadoria especial por insalubridade é equivalente a 60% do salário + 2% para cada ano além desses 20 ou 25 de contribuição.
    • 15 anos de contribuição: O valor da aposentadoria especial por insalubridade é equivalente a 60% do salário + 2% para cada ano além desses 15 de contribuição.
  • Mulheres:
    • Independente dos 15, 20 ou 25 anos de contribuição: O valor da aposentadoria especial por insalubridade é de 60% do benefício, somado a 2% para cada ano que ultrapassar os 15 anos de contribuição.

Solicitação da aposentadoria especial INSS 2024

Então para se preparar para fazer a solicitação da aposentadoria especial do INSS 2024, a pessoa deve ter algumas coisas em mente. Isso porque, para evitar que o pedido da sua aposentadoria seja negado, é muito importante avaliar todas as questões e verificar se você realmente atende a todos os requisitos da aposentadoria especial do INSS 2024.

Uma ótima opção pode ser fazer a simulação da aposentadoria especial do INSS 2024. Isso porque assim, você consegue além de ter certeza que você atende a todos os requisitos, ter certeza do valor da sua aposentadoria.

Assim, o beneficiário poderá desfrutar de uma aposentadoria mais cedo, visto que o seu trabalho era insalubre e portanto, poderia prejudicar a qualidade de vida do trabalhador.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Aposentadoria Especial Insalubridade INSS 2024 O site mais atualizado de 2024!

Isabela Costa é natural da cidade de Petrolina/PE, está cursando direito na UniFTC de Petrolina. Mulher empoderada, está sempre antenada com os assuntos do momento, daí veio sua vocação para escrever, tem facilidade na escrita de qualquer assunto. É feminista e vegana e nas horas vagas faz trabalho voluntário em ONGs de sua cidade. Caso queira entrar em contato com Isabela, comente em uma publicação ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário