7 dicas para fazer um currículo perfeito
Fazer um currículo é uma tarefa que exige estratégia e sabedoria. Afinal, estamos falando do principal documento que conecta você à sua futura empresa.
Para se destacar na vastidão de arquivos que um recrutador recebe diariamente, o currículo precisa ser impecável. E não apenas na questão estética, mas sendo capaz de transmitir o perfil profissional de forma atrativa e impactante.
Mesmo que essa missão pareça complexa, com essas dicas práticas, fazer um currículo perfeito será muito mais fácil.
Use um modelo para fazer um currículo adequado
Responder a dúvida sobre como fazer um currículo começa com a escolha do modelo ou design que o documento terá.
Contar com um modelo de currículo editável evita que o candidato cometa alguns erros de formatação são malvistos pelos recrutadores.
Escolha um modelo de acordo com a vaga. Se a empresa é mais tradicional, um modelo clássico é o mais indicado. Caso tenha uma cultura mais despojada, ou a vaga seja mais criativa, use um modelo moderno e original.
De qualquer forma, o currículo precisa ter legibilidade: selecione fontes de fácil leitura e use letras maiores para destacar títulos e subtítulos.
Caso queira incluir outras cores, a indicação são tons mais formais como azul marinho ou verde musgo, por exemplo.
Explicite seus objetivos profissionais
A importância de escolher um modelo editável está no fato do documento ser mutável, e na possibilidade de expressar seu perfil profissional. É comum que haja a necessidade de mudar informações ou adotar outras estratégias para impulsionar a busca por emprego.
Um item que é muito modificável são os objetivos profissionais. Essa seção explicita onde se quer chegar, o caminho que se está percorrendo e o grau de comprometimento com o desenvolvimento profissional.
Por ser muito particular, os recrutadores prestam mais atenção aos objetivos profissionais que são bem escritos e realmente sejam condizentes.
Como as empresas querem retorno do investimento realizado em um colaborador, conecte suas ambições ao que oferecerá para a empresa.
Apresente as informações em ordem cronológica
Ao fazer um currículo o candidato precisa ter em mente que deve facilitar o processo de análise do recrutador.
Dessa forma, liste as experiências e formação acadêmica em ordem cronológica, da mais recente até a mais antiga. Essa abordagem faz com que o profissional do RH entenda o desenvolvimento da sua jornada profissional.
Obviamente, não há necessidade de citar todo o histórico, foque no faz mais sentido a empresa contratante.
Por exemplo, se você estiver tentando uma vaga home office, pode ser interessante citar sua experiência em uma equipe remota (se houver).
Primeiro, organize as informações para depois distribuí-las no documento. Escreva o nome da empresa ou instituição de ensino, período de início e término do contrato ou curso, e o cargo exercido ou curso realizado.
Detalhe suas atividades e conquistas
Para ter sucesso você precisa saber o que colocar em cada seção, prezando pela objetividade e verdade.
Dessa forma, crie uma lista com todas as atividades que exercia na antiga empresa e selecione as mais relevantes. Sempre comece pelas mais importantes, preferencialmente se for correspondente às exigências da vaga.
As conquistas também são importantes. Você pode incluir tanto premiações quanto resultados positivos. Especificamente nesse tópico, quanto mais mensuráveis e quantitativos forem as informações, melhor.
Habilidades também devem ser adicionadas
Habilidades pessoais estão tendo cada vez mais destaque nos processos seletivos. A explicação é bastante simples, elas são mais difíceis de serem aprofundadas e estão diretamente relacionadas à personalidade.
Também conhecidas como soft skills, essas características são extremamente valiosas para os negócios. Então, analise suas habilidades para encontrar essas habilidades, que podem ser:
- comunicação;
- gestão de tempo;
- cumprimento de metas;
- flexibilidade;
- gestão de equipes;
- capacidade de trabalhar sob pressão; e etc.
Use palavras-chave
O uso de palavras-chave é uma estratégia tanto para que os recrutadores encontrem seu perfil, como para que seu currículo seja evidenciado no processo seletivo.
Inúmeras companhias estão automatizando a área de Recursos Humanos, inserindo Inteligência Artificial para selecionar candidatos com base em critérios pré-estabelecidos.
Na descrição da vaga, muitos itens são listados como exigências e podem ser adicionados como palavras-chave no currículo.
Além de ajudar os robôs a encontrar seu currículo, essa abordagem torna o documento mais organizado. Evite colocar todos os termos em uma única seção, procure espalhá-los por toda sua narrativa.
É claro, nada de exageros. A intenção é se sobressair perante outros candidatos e não se tornar arrogante. Mesmo que você possua mais habilidade ou termos que possam ser palavras-chave, escolha as 5 ou 6 mais significativas.
Depois de fazer um currículo, atenção aos detalhes
Ao terminar de fazer um currículo, é imprescindível conferir todo o arquivo em relação aos erros gramaticais, de ortografia e a formatação.
Sempre que possível salve o arquivo no formato PDF para evitar a perda da estrutura padrão elaborada. Além disso, antes de enviar, nomeie o arquivo adequadamente.
Adote a postura de incluir a palavra “currículo” seguido de seu nome completo. Isso faz com que sua candidatura seja ainda mais profissional e evita que o arquivo seja descartado por engano.
Agora ficou fácil fazer um currículo perfeito, não é? Siga essas dicas e conquiste a vaga dos seus sonhos.
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