As 6 melhores adaptações de filmes / séries de TV / banda desenhada de jogos de video

A relação entre filmes e videojogos pode, por vezes, ser complicada, com algumas adaptações a ficarem pelo caminho. No entanto, há diamantes em bruto, com algumas escolhas que se destacam entre as muitas outras adaptações de franchises de jogos de vídeo. Esta é a nossa lista dos 6 melhores filmes, programas de televisão e banda desenhada baseados em jogos de vídeo existentes.

melhores-adaptacoes-de-filmes-series-de-tv As 6 melhores adaptações de filmes / séries de TV / banda desenhada de jogos de video

1. Path of Exile: Origens

Path of Exile não tem muito em termos de trabalho de mídia externa – apenas uma pequena série de quadrinhos que conta a história de Wraeclast e seu povo. No entanto, a série de banda desenhada tem uma narrativa forte, com personagens do tempo da Rebelião da Pureza como o Rei Kaom, o Alto Templário Voll e Chitus Perandus. Os fãs do jogo vão apreciar a banda desenhada, pois há algumas referências a certas moedas e itens de PoE. Entre as ruínas e a desolação presentes em Wraeclast e até Oriath, é bom ver como era a vida nos tempos mais civilizados de Path of Exile.

2. Warcraft

Warcraft é mais conhecido pelos seus jogos Warcraft RTS e pelo MMORPG World of Warcraft. O filme, realizado por Duncan Jones, vai para além da principal atração da franquia, que consiste em atacar bases, invadir masmorras e ganhar ouro no WoW. O filme é feito na perspetiva de Durotan, chefe do clã Frostwolf, e Anduin Lothar, o Leão de Stormwind. Grande parte do enredo do filme é baseado no primeiro jogo Warcraft, que se centra nos Orcs e nos Humanos, embora a narrativa siga muitas pistas de alguns dos outros jogos, em termos de personagens e cenários.

Os fãs ávidos de WoW verão a atenção ao pormenor, com locais como a Floresta de Elwynn, Stormwind, Dalaran, Karazhan e até o Portal Negro em toda a sua glória. O filme faz um trabalho sólido ao manter-se fiel à tradição, à história e ao espírito dos jogos Warcraft, com muitos fãs do franchise a apreciarem o seu respeito pelos jogos.

3. Arcano: Uma história de League of Legends

League of Legends é, antes de mais, um desporto MOBA competitivo com ênfase nas ligas profissionais e nos torneios que fazem do jogo uma referência para muitos jogadores em todo o mundo. O jogo em si fornece algumas informações breves sobre a história, mas não tem muita história de facto. Tudo isto mudou com o lançamento da série televisiva de sucesso Arcane: Uma história de League of Legends.

Este programa segue alguns dos Campeões do jogo, nomeadamente Jinx, Vi, Caitlyn, Ekko, Jayce e Viktor. O enredo da série é bastante centrado nas personagens e tem muitos momentos de cortar o coração entre Jinx e Vi, em particular. A animação também é soberba, com um estilo artístico bombástico e uma paleta de cores que, por vezes, se assemelha à arte splash do jogo. Arcane é um pacote completo de programa de televisão, em que mesmo as pessoas que nunca jogaram LoL podem apreciar plenamente o programa tal como ele é. 

Arcane mostra-nos o mundo de Runeterra de uma forma que nem mesmo League of Legends fez antes. Podemos ver a vida das pessoas de Zaun e Piltover, indo para além dos Campeões mais altos do que a vida que alguns jogadores têm no jogo.  

4. O filme Super Mario Brothers

Os jogos Mario são divertidos e leves, com histórias agradáveis e saudáveis. Isto também é verdade para o filme Super Mario Brothers, que gira em torno dos irmãos titulares. 

5. The Last of Us 

The Last of Us é um dos muitos jogos que a Sony está a promover para ser uma experiência cinematográfica com jogabilidade. Isto faz com que o jogo seja material de primeira qualidade para uma adaptação a um filme ou a um programa de televisão. Realizado por Craig Mazin, criador da série televisiva Chernobyl, The Last of Us combina com o ambiente pós-apocalítico do primeiro. Com Pedro Pascal e Bella Ramsey a terem uma presença forte no ecrã como Joel e Ellie, a série puxa realmente pelo coração à medida que a sua relação cresce. 

O programa toma algumas liberdades em relação ao jogo, mas é tudo feito para dar mais gravidade ao programa e funciona a seu favor. Continua a ser a mesma história de Joel que leva Ellie a atravessar o país para a entregar aos Fireflies, uma fação dedicada a curar a infeção por Cordyceps. Os fãs mais acérrimos continuam a apreciar o facto de a série se manter fiel aos jogos, com alguns easter eggs introduzidos na série para que possam ver e apreciar. 

Ganhou uma série de prémios Emmy e Globo de Ouro pelo seu elevado valor de produção e história. Os espectadores que nunca jogaram o jogo continuarão a apreciar a série da mesma forma que os jogadores que completaram o jogo na primeira vez que o jogaram.

6. Fallout 

Os jogos Fallout sempre foram conhecidos pela sua vibração retro-futurista dos anos 50 e pelas muitas histórias pós-apocalípticas que tornam cada jogo memorável. Inicialmente uma série de CRPGs, agora um jogo de tiro na primeira pessoa com alguns elementos de RPG, os jogos permitem-lhe jogar como um jogador importante na Wasteland, tomando decisões que afectarão grandemente o futuro da Wasteland. Com a Amazon a anunciar a produção de uma série televisiva baseada na série Fallout, os fãs ficaram inicialmente cépticos quanto ao seu sucesso. 

Hoje, as pessoas estão a elogiar a série Fallout da Amazon. Os produtores do programa, Jonathan Nolan e Lisa Joy, trabalharam anteriormente noutro programa de televisão sólido com Westworld, e Fallout continua a manter a sua dinâmica. Os fãs de Fallout adoram esta série, uma vez que tem muitas referências narrativas e de jogabilidade aos jogos. A série apresenta três protagonistas, a moradora do cofre Lucy MacLean, o ghoul Cooper Howard, que viveu antes da guerra, e Maximus, um escudeiro da Brotherhood of Steel.

A narrativa da série é um passeio divertido com algum drama bem merecido que realça a história. Podemos ver a luta de Lucy a tentar adaptar-se à brutal Wasteland depois de anos de mimo nos Vaults e o teste de fé de Maximus com a Brotherhood. Enquanto estes dois representam a Wasteland dos dias de hoje, Cooper Howard/The Ghoul dá-nos um vislumbre da América antes das bombas caírem, mostrando-nos como passou de um ator nobre para o pistoleiro de sangue frio que é hoje.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news As 6 melhores adaptações de filmes / séries de TV / banda desenhada de jogos de video O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário