Ataques de tubarão em Recife em 2024: Quais praias perigosas de Pernambuco

Primeiro, a Praia de Piedade, em Jaboatão, Recife foram instaladas placas novas alertando sobre a proibição do banho de mar em uma área de 2,2 quilômetros por conta dos ataques de tubarão em Recife em 2024. Pois, nesse trecho os ataques de tubarão tem sido frequentes. No início do mês houve ataque nessa área de dois adolescentes que tomavam banho. Por isso, a fiscalização e proibição de banho nessas regiões foram intensificadas para evitar que novos ataques aconteçam.

Ataques-de-tubarao-em-Recife Ataques de tubarão em Recife em 2024: Quais praias perigosas de Pernambuco

Ataques de tubarão em Recife em 2024:

Primeiro, começou a vigorar a proibição do banho de mar em algumas praias de Recife desde 2023, após ter ocorrido dois ataques em cerca de 15 dias, na ocasião, um homem morreu e outro ficou ferido. Após o ocorrido, a prefeitura e o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) tomaram juntos essa medida.

Agora, neste ano, novos incidentes voltaram a acontecer em Recife. No início do mês, me menos de 24 horas, duas pessoas foram atacadas por tubarões em uma área de 500 metros de distância um do outro.  A primeira pessoa a ser atacada foi um adolescente de 14 anos, o mesmo teve a perna direita amputada após o ataque.

No dia seguinte, foi atacada uma adolescente de 15 anos, parte do braço dela foi arrancado com a mordida do tubarão. Além disso, é válido ressaltar que os incidentes ocorreram em menos de 15 dias depois de um surfista ser mordido em praia de Olinda.

Ambos os jovens atacados seguem internados fazendo tratamento para evitar infecções e o estado deles é considerado estável. Além do mais, após os ataques, sobre para 77 o número de incidentes com tubarões em Pernambuco desde 1992, quando o primeiro caso foi registrado no estado. É válido ressaltar que desses 77, 26 pessoas foram mortas após os ataques até agora.

Quais praias perigosas de Pernambuco:

Portanto, após esses ataques passarão a ter ações educativas em Recife e em Olinda e as orientações serão reforçadas na capital pela prefeitura. Além disso, diversas ações já foram iniciadas em Olinda, para conscientizar os banhistas dos riscos de banho em determinadas áreas.

De acordo com a prefeitura, o local de Olinda que já foi registrado ataques de tubarões foi apenas na praia de Del Chifre, somando cinco incidentes desde 1992. O local passou a ser monitorado após esses ataques e foi registrado que todos os incidentes foram com surfistas. Por isso, esse trecho é proibido para praticar esportes.

Portanto, já foi interditada área do Hotel Barramares e mais ou menos 300 metros da Igrejinha de Piedade, sendo o local mais perigosos e onde ocorreram os dois últimos ataques. Inclusive 76 anos atrás, nesse mesmo local um frade morreu depois de um tubarão arrastá-lo para o fundo do mar.

Segundo informações do secretário de Turismo e Cultura, foram instaladas 11 placas no local na última sexta e serão instaladas mais 9 até o final de semana. Já existe placas no local alertando sobre os riscos e proibição de banho no local, mas muitas estão em condições ruins.

De acordo com o secretário: “Essas placas vão ficar no meio da faixa para banho, porque as outras ficam na entrada da praia. Também tínhamos bandeiras roxas do Corpo de Bombeiros, que obedecem normas internacionais para sinalizar proibição de banho. Essas placas novas não vão substituir as outras. Vão ser um item a mais”.

Além disso, serão colocados no trecho interditado cerca de 24 bombeiros para fiscalizar e orientar a população e evitar novos acidentes. Por isso, é importante que a população colabore e siga as orientações para evitar que seja vítima também. Pois, os locais impróprios e perigosos para banho já estão devidamente sinalizados, basta a cooperação dos banhistas.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Ataques de tubarão em Recife em 2024: Quais praias perigosas de Pernambuco O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário