Au Pair 2024: Como Funciona, Requisitos e Como se inscrever
Au Pair é uma expressão francesa que significa, ao pé da letra, ‘ao par’, ‘ao igual’. Na prática, se trata de um programa de intercâmbio, especialmente com os Estados Unidos, onde normalmente os jovens vão para lá para estudar e aprimorar o aprendizado na língua inglesa.
Desta maneira, o intercâmbio, algo que se popularizou nos anos 70 e 80, ganha cada vez mais força. Além disso, é a grande oportunidade de a pessoa aprender a língua com o máximo de fluência e, o mais importante, vivendo o dia a dia e a realidade daquela cultura.
Por isso, o Au Pair é sempre uma grande oportunidade e, por que não, uma grande aventura para quem quer ter novos conhecimentos. Certamente, é uma grande experiência para garantir um futuro melhor e valorizar o currículo.
Quais os requisitos?
Primeiramente, o serviço de Au Pair normalmente é dedicado a meninas maiores de idade. Neste caso, elas precisam ter idades entre 18 e 26 anos, que é o requisito mínimo.
Além disso, precisa ter habilidade e gosto para lidar com criança, pois, vai ter que cuidar e fazer o serviço de babá enquanto os pais daquela criança trabalham. Outra exigência fundamental é que elas sejam solteiras.
Afinal de contas, a família não vai poder acomodar outra pessoa ali naquele lugar e, então, não pode ser casada, como uma das exigências do programa.
Outra questão importante é a exigência de se ter carteira de motorista. Caso não tenha, vai precisar tirar, aqui ou lá nos Estados Unidos.
Ainda mais em um país onde o transporte público nas pequenas e médias cidades não é tão bom. Ou seja, o carro faz parte da cultura norte-americana e as pessoas praticamente não andam de ônibus.
Também é exigido que essa pessoas interessada no Au Pair 2024 tenha o ensino médio completo.
Se tiver faculdade, melhor ainda, mas não obrigatório. Inclusive, é possível fazer universidade lá nos Estados Unidos, quando tiver nos horários de folga. Afinal de contas, não é um trabalho escravo e a pessoa terá a chance também de ter uma vida social.
Por fim, é exigido que saiba falar, ao menos, o inglês intermediário. Depois, por lá, no dia a dia, vai pegar a prática e vai aprender a falar o idioma com mais fluência. E como vai estar em uma casa com norte-americanos, vai aprender mais fácil.
Outros países que fazem o Au Pair
Atualmente, os Estados Unidos são o país onde se tem o maior número de pessoas buscando o Au Pair. No entanto, há outros países também. Até porque nos Estados Unidos, o Au Pair ganha em torno de US$ 195 por semana.
Enquanto isso, a Noruega é o país que paga o melhor salário, o equivalente a 450 Euros semanais, o que na prática, em Reais, é mais que o dobro do que se paga nos Estados Unidos.
Mas também é importante ressaltar as regras fundamentais do Au Pair: eles não podem fazer serviços domésticos e braçais.
No máximo, cuidar de criança. Caso contrário, a família anfitriã vai estar descumprindo regras de trabalho e a situação será um pouco mais complicada e poderá implicar a quebra de contrato.
Também é importante ressaltar que o Au Pair trabalha, no máximo, 45 horas semanais e, desta maneira, não pode ultrapassar 10 horas diárias de trabalho.
Como se inscrever no Au Pair?
Agora, se está interessado em fazer o Au Pair, é importante entender que, primeiramente, precisa se inscrever em alguma agência que seja devidamente reconhecida pelo governo, especialmente nos Estados Unidos, onde a imigração é mais vigiada neste aspecto.
Além disso, precisa de todo o visto corretamente e pagar as taxas. Atualmente, para se inscrever em um programa de Au Pair, é necessário ter, ao menos cerca de R$ 15 mil. Isso contando o valor que vai pagar para a agência e mais as taxas.
Normalmente, o prazo para fazer todo o processo burocrático é de dois a três meses, até encontrar a família anfitriã e o lugar onde vai ficar. Desta maneira, é um lugar onde poderá ter uma vida normal, trabalhar por lá e ainda curtir as horas vagas.
No entanto, se já tiver tido experiência anterior, como trabalho voluntariado fora do país, as chances de conseguir são ainda maior. Isso porque tudo isso tem um peso importante na hora de a família anfitriã aceitar o brasileiro.
Afinal de contas, eles não vão colocar qualquer pessoa naquele ambiente e também precisam ter todo um critério na hora de organizar a casa para receber o Au Pair, que vai ser, na prática, um novo integrante daquela família.
O site mais atualizado de 2024!