Aumento Salário dos Professores 2024: Qual valor
Os professores são profissionais indispensáveis para qualquer país e qualquer setor da sociedade. Portanto, eles ainda aguardam também o justo aumento de salário para o ano que vem.
De um modo geral, o magistério brasileiro espera 14,24% de aumento no valor do salário para 2024, um pouco acima da inflação, mas muitas vezes abaixo do que poderia acontecer em muitos lugares do país.
Isso porque, de um modo geral, os professores no Brasil são desvalorizados e recebem menos que outras profissões.
Além disso, os professores muitas vezes ficam vários anos sem receber o devido aumento e isso deixar o salário deles defasados. Assim, para ter um aumento real, ele precisa ser muito acima da inflação daquele ano.
Salários dos professores em defasagem
Como dito acima, muitas vezes os professores, assim como outros vários profissionais, estão com os seus salários defasados e ganhando menos que outras profissões.
Assim, o possível aumento de 14,24% no salário-base do professor para 2024 pode não ser suficiente para cobrir as perdas dos últimos anos.
Afinal de contas, principalmente durante o período mais difícil da pandemia da Covid-19 os preços subiram muito, mas os salários não acompanharam. Isso não apenas para a classe dos professores, mas também para outros profissionais.
Além disso, muitas vezes o aumento do salário do professor também está atrelado ao aumento salário mínimo do ano seguinte. Assim, todo final de ano, existe aquela expectativa de que no ano seguinte o professor vai poder ganhar um pouco mais.
Cada estado tem uma política
Atualmente, em relação às escolas do estado, cada unidade federativa brasileira possui uma legislação e uma lei salarial específica. Por isso, há grande diferença entre os pisos salariais dos estados brasileiros.
Inclusive, também se leva em conta a capacidade de investimento dos determinados estados.
Afinal de contas, em São Paulo, atual estado mais rico do Brasil, a capacidade de investimento é muito maior que em Sergipe ou Piauí, por exemplo. Assim, tem mais recursos para pagar mais e melhores soldos aos profissionais.
Além disso, outra situação que deve ser levada em conta na hora de formular o salário é a carga horária. Desse modo, dependendo da carga horária de qualquer profissional, é possível saber o quanto vai ganhar.
Naturalmente, o professor que trabalha com uma carga horária semanal de 40 horas, vai ganhar mais que aquele que trabalha 20h ou 25h por semana. E ainda tem uma outra situação, que é o professor eventual.
Neste caso, ele vai ganhar apenas por aula dada, sem vínculo empregatício.
Assim, se ficarem doente ou precisarem faltar, por exemplo, ficam sem receber e ficam também sem esse dinheiro.
Por isso, a vida do professor eventual muitas vezes é mais complicada, embora seja um bom aprendizado, principalmente para quem está iniciando a carreira no magistério.
Escolas municipais e particulares
Além disso, também existem os casos dos professores que dão aula em escola particular e também em escola municipal, mas todos eles também precisam passar por reajustes anuais no piso salarial.
No caso da escola particular, dependendo do porte do colégio, o professor pode ganhar um salário maior e melhor.
No entanto, escolas pequenas normalmente pagam menos e ainda tem a questão de não ter tanta estabilidade, afinal de contas, o professor é contratado em regime de CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).
Concursados
Mas ainda temos a situação das escolas municipais, onde os professores devem ser concursados, inclusive os eventuais, assim como acontece no estado. No entanto, os concursados nem sempre conseguem suprir a necessidade e até mesmo as faltas de professores.
Por isso, o estado e a prefeitura das cidades brasileiras podem contratar professores não-concursados, mas que vão ajudar na condução das aulas, que é algo tão importante para os estudantes.
Geralmente, no início do ano acontecem as chamadas atribuições de aulas, onde os professores que possuem mais pontuação por tempo de serviço também podem ter mais chances de pegar uma determinada aula e nas escolas mais perto.
Aliás, essa é uma questão também importante: saber escolher qual escola vai poder dar aula naquele momento. Afinal de contas, a distância é grande entre uma escola e a casa do professor em muitas ocasiões.
E ainda tem a questão dos professores que trabalham em mais de uma escola. Isso faz com que também seja importante escolher o local que vai trabalhar, pois, em muitas circunstâncias, pode não valer a pena financeiramente. E os professores podem até mesmo ficar no prejuízo.
Até por isso, é essencial que o piso salarial dos professores fiquem sempre atualizados, e que possam fazer com que a situação deles fique mais confortável e com mais dignidade no dia a dia.
O site mais atualizado de 2024!